Mulher limpa rejunte de azulejo de banheiro

Ver aquele piso limpinho na casa toda dá uma sensação de tranquilidade e paz, né? O problema é que essa aparência agradável do piso também depende do estado do rejunte que, com o tempo, acumula sujeira e vai escurecendo. Se você já tentou de tudo, fique ligado nas nossas dicas de como limpar rejunte encardido e dar vida nova para sua casa. 

A primeira coisa que você precisa saber é que rejunte encardido é comum, porque quando limpamos a casa ou fazemos faxina, usamos produtos para retirar a sujeira e a gordura do chão e, pouca gente sabe, mas o rejunte realmente precisa de um cuidado específico para se manter conservado e limpo. 

Vamos te contar tudo sobre a limpeza de rejunte, mas antes, que tal entender outros fatores que colaboram para o escurecimento do material? 

Por que o rejunte fica encardido?

Logo após o término de uma obra, os pisos com rejunte são entregues bem branquinhos, mas, com o tempo, essa argamassa que une pisos e azulejos fica escura e com manchas. Isso acontece, principalmente, por causa da circulação e uso dos ambientes.

A cozinha e o banheiro costumam ser as áreas mais afetadas, ainda mais se o rejunte for claro e, como esses cômodos são os mais frequentados, acabam acumulando gordura, sujeira, resíduos de alimentos, fios de cabelo, etc.

Usar um produto inadequado na limpeza do piso e da casa também pode piorar a situação e provocar manchas difíceis de sair.

 Como limpar rejunte de porcelanato

Piso de porcelanato brilhando
(iStock)

Vamos para as dicas de limpeza de fato? Afinal, você escolheu o piso da sua casa com todo cuidado e não vai querer deixar o rejunte encardido ou sujo.

Portanto, se você fez aquela faxina na casa e tentou de tudo para clarear cada espacinho do rejunte, mas sem resultados, veja algumas dicas:

  • Vinagre: um dos ingredientes mais usados na limpeza da casa, o vinagre ajuda a deixar o rejunte de porcelanato limpo novamente. O modo de aplicar é bem simples: passe vinagre branco nos vãos dos pisos e espere 20 minutos. Depois, é só passar um pano umedecido na água para retirar o produto;
  • Bicarbonato de sódio: outro conhecido de quem cuida da casa, o bicarbonato é um potente para limpar rejunte de porcelanato. Misture um pouco do produto com água até formar uma pasta. Aplique no revestimento com uma escova de dentes e espere agir por alguns minutos. Finalize passando um pano macio úmido;
  • Detergente e vinagre: em um recipiente, junte 1 copo de vinagre de álcool e 2 colheres de sopa de detergente. Passe no rejunte encardido, esfregue com uma esponja macia e retire com um pano umedecido em água.

Como limpar rejunte de azulejo

Pessoa limpa rejunte encardido de azulejo de banheiro
(iStock)

Na cozinha, o azulejo é a área que mais acumula gordura, pois está mais próximo do fogão e há respingos de óleo o tempo todo. Já no banheiro, a gordura aparece naturalmente por conta dos nossos resíduos corporais. Veja como limpar os rejuntes dos azulejos desses ambientes: 

  • Bicarbonato de sódio e água oxigenada: em um recipiente, junte 2 partes de água oxigenada 10 volumes e 1 parte de bicarbonato. Aplique sobre o rejunte e deixe agir por cerca de 5 a 10 minutos. Com a ajuda de uma escova de dentes, esfregue os vãos com delicadeza e, para terminar, passe um pano úmido;
  • Água sanitária: é uma ótima solução para eliminar o mofo e as manchas escuras do rejunte de azulejo. Em um borrifador, coloque 1 xícara de água sanitária e 2 xícaras de água. Borrife na área suja e esfregue com uma escova macia. Retire o excesso de produto com um pano limpo e úmido.

Quais produtos usar para limpar rejunte

Hoje no mercado existem alguns produtos que podem ser usados na limpeza de rejunte encardido e que economizam bastante seu esforço na hora da faxina dos revestimentos. Selecionamos os mais eficazes e com modo prático e fácil:

  • Limpa rejunte: é bastante indicado para restaurar a cor original do rejunte, tanto de piso comum, como de porcelanato. É só aplicar na área com rejunte encardido e esperar 10 minutos. Esfregue delicadamente o local com uma esponja de cerdas macias, enxágue com água e passe um pano limpo para secar;
  • Alvejante: o produto é ideal para remover bactérias e sujeiras dos pisos, além de ajudar a clarear o rejunte encardido e eliminar o mofo presente nas frestas;
  • Limpa limo: o limo é a sujeira esverdeada que se fixa no rejunte. Com a ajuda do limpa limo, você remove todas as manchas visíveis e mais difíceis de sair;
  • Desengordurante: como o rejunte encardido também é consequência de gordura acumulada, principalmente na cozinha, esse produto pode ser um aliado. Aplique o desengordurante após a limpeza com os outros itens;
  • Desinfetante: use para finalizar a limpeza do chão e deixar aquele cheiro agradável no ambiente. Além de perfumar, o produto desinfeta o chão, eliminando vírus, germes e bactérias que podem estar presentes no ambiente.

Cuidados e truques de limpeza

Não adianta nada fazer aquela limpeza pesada no rejunte encardido e nunca mais dar atenção a isso! Sim, infelizmente a sujeira vai voltar a aparecer se você não se dedicar à faxina periódica.

A principal dica para deixar o rejunte limpo é fazer a manutenção. Pelo menos, uma vez por mês é necessário que você aplique os produtos nas áreas mais escuras. No entanto, a cozinha pede uma limpeza mais frequente, de uma vez por semana, no mínimo.

Outra maneira de manter o piso limpo é evitar aplicar produtos que tenham na composição ingredientes muito abrasivos, como soda cáustica e aguarrás, além de não usar palha de aço, escovas, esponjas e vassouras com cerdas ásperas demais. Deixe de lado também acetona e cloro. Além de provocar danos ao revestimento, esses itens podem fazer mal à sua saúde.

É importante lembrar que receitas caseiras são bastante populares na internet, mas a recomendação é sempre dar preferência para produtos com certificação científica e resultados comprovados.

Já viu que limpar rejunte encardido é possível, certo? Então nada de deixar a faxina pra outra hora, porque quanto mais sujos esses espacinhos, mais difícil será a remoção das manchas. Aguarde nossas próximas dicas de como manter a limpeza e organização da casa em dia!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.