Um piso vinílico que acabou de ser limpo. A cor predominante é marrom.

Os pisos vinílicos são belos, resistentes e são um tipo de revestimento cada vez mais comum no acabamento de imóveis. Mas, como limpar piso vinílico do jeito certo e manter as suas características originais? 

Hoje, o Cada Casa Um Caso separou cinco dicas que vão te ajudar nesse desafio! Confira a seguir.

5 dicas para não errar na limpeza do piso vinílico

Para começar, nada de jogar água no piso! Esse é um ponto essencial quando falamos de limpeza desse revestimento. Vassoura, pano úmido e alguns produtos específicos serão seus aliados. Veja os detalhes. 

1. Como limpar piso vinílico no dia a dia?

Se você tem esse tipo de piso por aí, saiba que a limpeza do dia a dia é muito simples. Basta varrer com uma vassoura de cerdas macias e, depois, passar um pano levemente úmido com água por todo o piso. 

Entretanto, se notar manchas durante essa limpeza, vale pingar algumas gotas de detergente neutro em um pano e passar no chão. Veja como limpar piso vinílico e eliminar manchinhas de forma simples:

  • umedeça o pano com água e adicione algumas gotas de detergente neutro;
  • coloque o pano em um rodo de limpeza e passe o pano por todo o piso;
  • finalize, passando um pano seco para remover o excesso de umidade.

2. Posso lavar o piso vinílico?

A resposta para essa pergunta é definitivamente não! Jogar muita água e esfregar o piso vinílico com água e sabão são atitudes fora de cogitação. Esses procedimentos podem fazer com que o piso estufe e, recorrentemente, solte pedaços e peças. 

3. Como limpar piso vinílico encardido?

Se não posso usar água e sabão, como agir em caso de manchas persistentes ou encardido? Uma das melhores opções é optar por removedores próprios para o piso vinílico. 

Esses produtos devem ser usados de acordo com a recomendação do fabricante, que geralmente é dilui-lo em água. Sua aplicação deve ser feita com um pano macio ou com o auxílio de um mop, mas nunca encharcando o piso.

Uma mulher está limpando um piso vinílico. Ela está ajoelhada no chão e usa luvas verdes.
(iStock)

4. Além de água, o que mais evitar ao limpar piso vinílico?

Como já dito anteriormente, a limpeza do piso vinílico é simples. No entanto, algumas técnicas e produtos precisam ser evitados para garantir a sua vida útil ao longo do tempo. Além de não jogar água, veja o que mais não deve ser usado nesse tipo de piso.

  • Água sanitária: produtos com cloro e solventes devem ser riscados da lista de dicas de como limpar piso vinílico. Eles podem causar manchas e danos ao revestimento.
  • Sabão em pó: apesar de ser comum na limpeza de alguns pisos, nesse caso o produto deve ficar de fora! Seu uso pode deixar o piso opaco e sem brilho.
  • Esponjas ásperas ou de aço: os materiais abrasivos podem riscar e danificar esse tipo de piso. O ideal é sempre usar esponjas e panos macios.
  • Desinfetante e solventes: produtos químicos devem ser evitados nesse tipo de limpeza. Caso seja necessário, o melhor é recorrer aos removedores próprios para o piso, como explicado anteriormente.

5. Como dar brilho ao piso vinílico sem danificá-lo?

As ceras acrílicas são as que melhor funcionam no piso vinílico. No entanto, para não errar, o melhor é procurar nas lojas ceras específicas e dedicadas para esse tipo de piso. A aplicação deve ser feita apenas após a limpeza e pode ser realizada com aplicadores de cera manuais ou panos macios.

Pronto! Agora, você já sabe como limpar piso vinílico encardido, com algumas manchas e no dia a dia! Aproveite e confira também como tirar cimento do piso e como tirar tinta do chão, além de um tutorial completo sobre como limpar diferentes tipos de pisos!

O Cada Casa Um Caso traz conteúdos diários que te ajudam na limpeza e tarefas do seu lar! 

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.