Um homem está limpando um piso de cimento queimado.

Nos últimos anos, o cimento queimado se tornou um dos acabamentos preferidos das reformas em casa. Então, se você faz parte do time que ama esse estilo mais industrial e imponente nos ambientes, já deve ter se perguntado como limpar piso de cimento queimado.

De fato, se comparado a outros tipos de revestimentos para o chão, o piso de cimento queimado pode ser uma escolha bastante inteligente, tanto por ser mais resistente, quanto pelo baixo custo. Além disso, não exige uma manutenção específica para manter sua limpeza e brilho.

Ficou com vontade de instalar o cimento queimado em casa, mas ainda tem receio de gastar horas limpando o material? Abaixo, vamos tirar dúvidas de como limpar piso de cimento queimado encardido, como tratar do piso de cimento queimado branco e alguns cuidados com o piso de cimento queimado colorido. Veja todos os detalhes:  

O que é piso de cimento queimado? 

Em primeiro lugar, vamos entender como é feito esse acabamento em cimento queimado. 

Criada a partir da mistura de cimento, areia e água, essa massa passa por um procedimento chamado de “queima”. Depois disso, o material é aplicado no contrapiso e, para finalizar, um profissional joga pó de cimento na parte de cima para deixar a superfície lisinha.  

Embora a maioria dos pisos de cimento sejam mantidos na cor original (cinza escuro), há opção de deixá-lo mais claro, aplicando pó de mármore e cimento branco na parte superior. E, se você prefere um toque de cor, o pedreiro pode adicionar pigmentos coloridos na finalização. 

Para que dure ainda mais e não corra riscos de umidade ou danos por impactos, uma outra alternativa é aplicar uma resina que diminui a porosidade do revestimento. Com isso, evita-se que o piso absorva tanta água na hora da lavagem ou em caso de acidente com produtos líquidos. 

Cuidados básicos para manter esse tipo de revestimento sempre limpo

Apesar de parecer trabalhosa a tarefa de como limpar piso de cimento queimado, cuidar desse revestimento é bem simples. A única ressalva é não deixá-lo úmido ou molhado para evitar excesso de umidade no material e o retorno da poeira. 

Outro cuidado essencial é não usar produtos muito abrasivos na limpeza, como água sanitária, soda cáustica ou esponja de aço. O uso de tais itens pode causar manchas definitivas no chão. 

A recomendação é que você opte sempre por produtos com formulação mais suave, como detergente neutro, sabão neutro, panos de microfibra ou descartável e vassouras com cerdas macias.  

Essas dicas de limpeza e cuidados valem tanto para piso de cimento queimado na cor original quanto para o acabamento branco e colorido. Ou seja, a limpeza de todos eles é muito prática, como vamos detalhar a seguir: 

Como limpar piso de cimento queimado?

A princípio, uma das maneiras mais simples de como limpar piso de cimento queimado é remover apenas o excesso de sujeira com uma vassoura comum, de cerdas macias. 

Se você é do time que prefere praticidade, use um aspirador de pó ou mop, que facilita ainda mais a rotina de limpeza. 

Caiu gordura ou restos de alimentos no chão? Não se preocupe! Faça uma mistura de água morna com um produto multiuso (feito para remover sujeiras mais resistentes) e passe com a ajuda de um pano limpo e rodo. E não esqueça de finalizar a limpeza com um pano seco.

O que fazer para tirar manchas e encardido?

Uma mulher está limpando um piso de cimento queimado.
(iStock)

Para saber como limpar piso de cimento encardido ou com manchas, use um pano umedecido com água morna e, claro, seque bem o local ao final da tarefa. 

Agora, se a mancha persistir, a dica que mais funciona é passar uma lixa fina na superfície. Faça isso com bastante delicadeza e finalize varrendo os resíduos. Não se preocupe porque a lixa só vai “remover” pequenas lâminas do material sem prejudicar a aparência.

E para evitar novas manchas e encardidos, a solução mais eficiente é impermeabilizar o chão. 

Como deixar piso de cimento queimado brilhando?

Como contamos lá no começo, a resina ajuda a diminuir a porosidade e ela é também a principal responsável por deixar o piso de cimento com aspecto brilhante. 

Porém, se o seu piso não passou por esse processo e se manteve com um acabamento mais fosco, o truque para deixá-lo brilhando é usar detergente na limpeza: 

  • em um balde, faça uma mistura com água morna e detergente neutro, mas não exagere na quantidade;
  • mergulhe um pano úmido no líquido, torça bem e aplique no chão com a ajuda de um rodo;
  • para finalizar, passe um pano seco para evitar excesso de poeira. 

Separamos também alguns truques de como deixar porcelanato brilhando e ainda evitar o acúmulo de poeira e as sujeiras mais persistentes.

Saiba o que não usar ao limpar piso de cimento queimado

Para que seu piso de cimento queimado dure mais tempo, permaneça sempre limpo e livre de bactérias e germes, apontamos alguns produtos que devem ficar bem longe do material:

  • água sanitária;
  • álcool;
  • cloro;
  • amônia;
  • água oxigenada;
  • esponja de aço;
  • soda cáustica.

Agora que você já sabe como limpar piso de cimento queimado, aprenda também como limpar piso laminado e como limpar porcelanato. Ao cuidar do revestimento da sua casa da maneira correta, os cômodos permanecem impecáveis, higienizados e o material dura muito mais tempo. 

Aliás, que tal organizar melhor o seu dia de faxina e deixar sua rotina menos cansativa? Assim, você entende o que fazer em cada ambiente para não perder horas na limpeza! 

Estamos aqui para descomplicar a limpeza de cada cantinho da sua casa! Nos vemos nas próximas dicas. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.