Criança rabisca parede de casa

Chegar em qualquer casa e se deparar com uma parede branca e toda limpinha é sinônimo de paz e tranquilidade, não é mesmo? Mas, saiba que conservar essa limpeza pode ser um grande desafio. Para os mais criteriosos, que reparam e se incomodam com qualquer sujeira de longe, a dúvida é sempre a mesma: como limpar parede e tirar manchas sem estragar a tinta? 

Pois é… A tarefa fica ainda mais complicada se você mora com muitas pessoas, que sempre acabam esbarrando pelos cantos e deixam marcas por onde passam. Quem convive com crianças em casa enfrenta outro pesadelo, pois elas têm o costume – natural da idade – de rabiscar desenhos e traços abstratos com lápis, caneta e giz que fixam na parede, dando um trabalho redobrado na hora da faxina e, principalmente, prejudicando a vida útil da tinta branca. 

Quer saber alguns truques de como limpar parede e tirar manchas sem estragar a tinta? Então acompanhe esse artigo até o final que vamos te contar! 

Como limpar parede?

A primeira dica de como limpar parede é incluir o hábito na limpeza do dia a dia, só isso já evita encardidos. A prática funciona também para caso seu filho tenha acabado de sujar a parede, porque o desenho com caneta fresca é mais fácil de ser removido. Outra opção é deixar para limpar parede e tirar manchas no dia da faxina. É um trabalho extra e cansativo, mas que precisa ser feito para não acumular sujeira na superfície. 

Para garantir que as paredes da sua casa estejam sempre limpas e com aspecto agradável, escolha produtos neutros, como um detergente comum – de uso diário – e água. Com um pano de tecido macio, vá fazendo movimentos circulares na parede. A delicadeza na limpeza é fundamental para tirar manchas sem estragar a tinta. 

Na dúvida do que usar, dê uma olhada nessa listinha de itens básicos para a limpeza de qualquer parede: 

  • Pano com tecido macio de microfibra;
  • Borrifador;
  • Vassoura com cerdas macias;
  • Balde;
  • Escova de cerdas rígidas;
  • Água;
  • Detergente neutro;
  • Água sanitária.

Como limpar parede branca?

Mulher limpa parede branca e segura um balde com produtos de limpeza
(iStock)

Aqui temos um ponto importante: para limpar parede branca, você não deve jogar água direto na parede. Quando se trata de tinta branca, a tática não é bem-vinda porque pode causar umidade no concreto. 

O ideal é ir aos poucos. Para isso, você pode borrifar água com detergente neutro (ou um produto multiuso) no local da sujeira e usar um pano de microfibra para esfregar a área, tudo com bastante delicadeza. Espere a parede secar e ela vai estar como nova!   

Também vale relembrar a dica do rabiscado de caneta. Assim como a tinta fresca da caneta, uma mancha nova, que acabou de ser feita, é mais fácil de ser eliminada do que aquela que já está na parede há dias ou semanas. 

Como limpar parede chapiscada?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes para quem tem parede com textura em casa. Além disso, como é mais usada em áreas externas, a parede chapiscada suja com frequência, já que fica exposta 24 horas por dia em contato com vento, poeira, sol e chuva. 

Para deixar a parede chapiscada nova em folha, você só precisa de uma escova de limpeza (bucha de lavar roupa), uma vassoura com cerdas macias e água para retirar a sujeira. 

Umedeça a parte da parede que irá lavar, esfregue com a escova e passe nos cantos. Depois, umedeça a parede novamente e esfregue a parede com a vassoura. Por fim, finalize com água. 

Como limpar parede mofada?

Nada mais incômodo do que uma parede mofada! Mas é fácil remover esse mofo com uma dica simples: água sanitária e um pano de limpeza seco. 

Pegue um borrifador que você já tem em casa e encha com água sanitária. Borrife o produto apenas na área mofada para que a limpeza seja mais eficiente. Finalize passando um pano seco para tirar o excesso de água sanitária na parede. Pronto, sua parede vai ficar limpinha novamente em pouco tempo! 

Como limpar parede com mancha de gordura?

Como já contamos, para cada tipo de sujeira na parede existe um produto! Na maioria dos casos, água morna e pano seco resolvem o problema, mas existe a famosa mancha de gordura, mais comum na cozinha, já que passamos boa parte do dia cozinhando ou junto da família. 

O segredo de como limpar parede com mancha de gordura é simples: em um borrifador, misture água morna e detergente neutro. Vá borrifando em todos os lugares mais gordurosos e deixe agir por alguns minutos. Por fim,  limpe a parede com a ajuda de um pano de microfibra. 

O que não usar para limpar parede?

Ninguém quer ver aquela pintura impecável ser removida por conta de uma limpeza indevida. Por isso, te contamos quais produtos evitar na hora de limpar parede. Assim, você não corre o risco de ter que comprar uma nova lata de tinta para pintar a parede danificada. Veja quais são eles: 

  • Esponja de aço: indicada para limpezas mais pesadas da casa;
  • Álcool: é um produto muito abrasivo e pode arranhar a pintura;
  • Alvejante: é destinado para outros tipos de limpeza.

Com essas dicas valiosas, você consegue manter a limpeza e a cor das suas paredes sem esforço. E o melhor: elas vão parecer que estão sempre com a pintura fresca e ficarão conservadas por muito mais tempo. Boa sorte na limpeza! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.