Um gaveteiro cinza feito de MDF. Sobre o móvel há um abajur de cor clara e ao seu lado uma planta grande.

Os móveis feitos em MDF são bastante populares. Geralmente, são mais em conta que os de madeira maciça e, se bem cuidados, podem ter uma ótima durabilidade. Por isso, vale saber como limpar móveis de MDF no dia a dia e conservar o material. 

É importante ressaltar que o MDF é um material sensível, e qualquer descuido pode pôr fim em suas características de acabamento e até estruturais. Por outro lado, sua limpeza não é trabalhosa. 

Hoje separamos algumas dicas que irão ajudar a não errar no dia a dia. Confira a seguir como limpar móveis em MDF e mantenha as peças sempre limpas, mas livre de danos.

Produtos e materiais que não podem faltar na hora da limpeza 

Os móveis de MDF, que são feitos com um aglutinado de partículas de madeira, podem ser limpos com materiais facilmente encontrados em muitas casas. Veja os principais:

  • um pano de microfibra;
  • um pano macio e que não solte fiapos;
  • álcool;
  • lustra-móveis;
  • produto limpador próprio de MDF;
  • vinagre de álcool branco.

Afinal, como limpar móveis de MDF

Agora, vamos ver na prática como limpar móveis de MDF usando os produtos e técnicas certas para diferentes momentos. Confira:

Como limpar MDF no dia a dia?

A limpeza diária do seu MDF pode ser feita usando apenas um pano seco de microfibra. Além disso, para a retirada do excesso de pó, um espanador é a solução! 

Se notar uma sujeira mais grossa e persistente, use um paninho levemente umedecido e passe nos móveis, fazendo movimentos verticais e horizontais.

Como limpar móveis de MDF branco

Uma pilha de madeiras MDF estão sobrepostas uma sobre as outras.
(iStock)

Se o seu painel ou móvel MDF for branco, pode ser que ele tenha uma película de tinta branca ou seja sem acabamento. 

Para o MDF tingido, a limpeza pode ser feita novamente com um pano úmido e um pouquinho de álcool, caso a peça não seja envernizada. 

Já para aqueles sem acabamento, saiba como limpar móveis de MDF branco com estes procedimentos:

Borrifador com álcool

Borrife álcool 70% ou 90% por toda a madeira. Em seguida, passe um pano seco para retirar o excesso de produto. Se preciso, repita o procedimento. 

Ah, cuidado! Lembre-se que esse truque não pode ser usado em madeiras envernizadas de forma alguma.

Tática para combater o mofo

Se o problema for o mofo, uma boa saída é passar um pano úmido com vinagre nas superfícies. No entanto, lembre-se de usar a versão incolor e de álcool. 

Depois que terminar, deixe o móvel em um local bem arejado para secar completamente. Caso seja um armário, mantenha as portas abertas por algumas horas.

Limpador de MDF

Um produto próprio para limpar MDF é ótimo. Além de garantir a remoção da sujeira, esse tipo de composto ajuda a trazer vida à madeira. No entanto, lembre-se de ler o rótulo com atenção e seguir as indicações de aplicações.

Como limpar móveis de MDF escuro?

Um homem com barba cinza está limpando um móvel de MDF envernizado.
(iStock)

Quando o assunto são os MDFs escuros é preciso cuidado redobrado. Isso porque eles geralmente são finalizados com uma camada de verniz. Sendo assim, substâncias abrasivas, como o álcool em qualquer concentração e a água sanitária, podem trazer danos ao material. 

Para aprender como limpar móveis de MDF escuro sem correr riscos, opte por produtos mais leves, como detergente neutro. Faça a limpeza com um pano úmido e algumas gotas do produto. 

Por fim, use um lustra-móveis para dar brilho à madeira. Esse produto ainda tem uma ação repelente de pó. 

O que não fazer ao limpar MDF 

Ter todos os passos de como limpar móveis de MDF é importante para fazer um dia de faxina completo. No entanto, alguns erros básicos precisam ser sempre evitados. Confira os principais deles:

  • usar álcool, vinagre de álcool e outros produtos abrasivos no verniz;
  • deixar a madeira de MDF muito molhada (o que faz com que ela estufe);
  • despejar água diretamente na madeira ou deixar ela de molho (pelo mesmo motivo citado acima); 
  •  fazer uso de esponjas de aço em MDFs com acabamento.

Gostou das dicas? Lembre-se: antes de aplicar qualquer uma delas, leia bem os rótulos dos produtos e as indicações de limpeza do fabricante da sua peça em MDF. 

Continue por aqui e confira outros truques que te ajudam na limpeza da casa no dia a dia. Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.