Casal observando a vista pela janela da sala de estar

As janelas são entrada de ar e luminosidade em nossas casas, mas também podem virar um depósito de poeira e sujeiras, sobretudo em dias mais secos. Se você ainda tem dúvidas sobre como limpar janela de vidro ou como limpar janela de alumínio – sem danificar, manchar, ou arranhar vidro e batente – este artigo é para você!

Criamos um manual completo para responder suas dúvidas e te ajudar na hora de limpar as janelas. Confira a seguir e aprenda as melhores técnicas e dicas de produtos para cada parte.

Como limpar o vidro das janelas em 3 passos

Ter janelas com vidros limpinhos e transparentes é perfeito para aproveitar a vista e ainda garantir um ambiente bem iluminado naturalmente. Essa limpeza, no entanto, requer cuidados para não arranhar os vidros e evitar que eles fiquem opacos com o tempo. Veja o que fazer.

1. Retire o pó e a sujeira mais grossa dos beirais e acabamentos

O primeiro passo é retirar a sujeira mais grossa depositada nos acabamentos dos vidros e batentes. Para isso, você pode usar água com um pouco de sabão neutro. Use um pano ou uma esponja macia para auxiliar a limpeza.

Com a esponja, você pode alcançar as partes mais estreitas do beiral ou do trilho de correr e, assim, remover todo o pó. Finalize essa etapa retirando o excesso de água com um pano. 

Em janelas em que o acúmulo de pó é maior, pode ser útil usar um aspirador nos cantos de difícil acesso. 

2. Limpeza pesada nos vidros 

Para vidros muito sujos, o ideal é usar a mesma mistura com água e sabão neutro que citamos acima para retirar a camada mais grossa de poeira. Use um pano limpo de microfibra ou uma esponja macia para evitar riscos.

Se as janelas forem grandes, pode ser necessário usar um pequeno rodo de mão para puxar o excesso de água. Puxe sempre de cima para baixo, a fim que a sujeira seja retirada por completo do vidro.

3. Limpa vidros para limpeza completa e brilho das janelas 

Os produtos próprios para limpar os vidros, conhecidos como ‘limpa vidros’, garantem brilho e fazem com que eles fiquem translúcidos novamente. Para áreas em que há manchas ou vidros com sinais de opacidade eles são essenciais. Mas como usar? É simples e vai te poupar esforço; veja:

  • Aplique o produto a pelo menos 30 cm do vidro;
  • Espalhe com um pano macio e que não solte fiapos (importante que o pano esteja limpo para que resíduos de poeira não risquem os vidros); 
  • É só passar  pano pela janela até que ela fique seca e brilhante. Não precisa esfregar, o produto faz a parte pesada em nosso lugar.

Atenção: leia sempre o rótulo antes de usar qualquer produto. Pode haver variação nas indicações de uso, de acordo com a linha e marca selecionadas.

5 dicas indispensáveis para limpar janela de alumínio

As janelas de alumínio combinam beleza e privacidade na medida certa, sem necessariamente que seja preciso o uso de persianas. Elas são resistentes à oxidação, mas é preciso tomar alguns cuidados na limpeza para que produtos abrasivos não afetem o material e nem removam tratamentos usados nesse metal. 

Homem usa produto de limpeza e um pano para limpar o vidro da janela de alumínio em casa.
(iStock)

Veja um passo a passo de como limpar janelas de alumínio, do básico ao mais avançado:

1. Limpeza básica da janela de alumínio

O alumínio, quando bem limpo, é lindo. Mas, com o tempo, a sujeira e o pó podem acabar deixando verdadeiros torrões de poeira nas frestas. Para evitar que isso aconteça, tente manter uma rotina de limpeza básica a cada uma ou duas semanas. Essa limpeza nada mais é do que passar um pano úmido por toda a janela para evitar que os resíduos se acumulem.

2. Limpeza da janela de alumínio com sabão

Para limpar a janela de alumínio mais suja, você pode usar detergente neutro e uma esponja ou um pano macio. Limpe vagarosamente a superfície e outros acabamentos.

Nos casos em que a sujeira está grudada, vale a pena usar um pouco mais de água. Se a sujeira ainda persistir, repita o procedimento. Seque tudo com um pano limpo e seco.

3. Como limpar o trilho da janela de alumínio?

Para limpar o trilho da janela de alumínio, você pode usar escovas e pedaços de papel toalha. Espalhe a água misturada com o sabão neutro pelo local e use a escova para acessar os cantos de difícil acesso. Depois, coloque o papel toalha para enxugar e absorver o restante de água que possa ter permanecido no local. Pode também finalizar secando com um pano que não solte fiapos. 

4. Como deixar a janela de alumínio brilhando novamente?

Por mais que você limpe, o batente ainda parece sujo e opaco? Talvez seja a hora de usar um polidor de metais. Esse produto é próprio para isso e tem o poder de remover manchas e recuperar o brilho. Lembre-se de seguir as orientações de uso especificadas no produto.

5. Quais produtos não podem ser usados na janela de alumínio?

Sala de estar iluminada com uma ampla janela e decoração em tons pastel
(iStock)

Enquanto alguns produtos ajudam na limpeza dos metais e poupam esforços, outros podem danificar e arranhar o material, fazendo com que a aparência fique bem diferente da esperada. Saiba o que você deve evitar na limpeza de janelas de alumínio e o que usar no lugar:

  • Esponjas abrasivas: dê preferência às macias, pois elas evitam riscos e fazem o mesmo trabalho que as mais abrasivas. Se precisar de uma limpeza pesada ou restauração de brilho, siga as dicas que já deixamos acima.
  • Produtos alvejantes: Cloro, água sanitária e outros alvejantes podem danificar o material, fazer com que ele perca seus tratamentos de proteção e ganhe uma tonalidade amarelada. Use produtos específicos para vidros, alumínio e os materiais da sua janela.
  • Palhas de aço: as palhas de aço também causam uma ação abrasiva e desgastam o material, além de poderem causar riscos e removerem possíveis proteções ou tratamentos químicos da janela de alumínio. Use esponjas macias e escovas na limpeza.
  • Lubrificação de janelas de alumínio: a maioria das janelas de alumínio não precisa de lubrificante, pois já funciona sobre uma camada autolubrificante. Cuidado, alguns produtos podem provocar o efeito oposto se usados nesse material.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.