Diversos hambúrgueres sendo preparados em uma churrasqueira

Chamar a família e os amigos para um churrasco no fim de semana é um programa bem frequente entre os brasileiros. Só que muita gente esquece que, antes de assar carnes e legumes, é preciso saber como limpar grelha de churrasqueira.

Com o tempo, a grelha da churrasqueira vai ficando suja, com restos de comida e de carvão e, se não for limpa de forma correta, pode até enferrujar e o prejuízo acaba sendo grande, já que você terá que comprar novas grelhas para o próximo churrasco.

Mas estamos aqui para ajudar! Separamos dicas de receitas caseiras, produtos e utensílios para manter a limpeza da churrasqueira em dia.

Como limpar a grelha de churrasqueira sem sofrimento

A primeira sugestão – e mais eficaz para evitar sujeira na grelha -, é limpar toda a churrasqueira assim que acabar a refeição. Uma limpeza periódica auxilia bastante para que a grelha não permaneça suja por mais tempo e junte resíduos difíceis de serem removidos.

Um alerta importante: antes de se dedicar à tarefa, verifique a temperatura da churrasqueira para não correr o risco de queimar as mãos. Parece óbvio, mas muita gente sofre queimaduras por não tomar os devidos cuidados. Por isso, deixe que a grelha fique morna antes de manuseá-la.

Vamos às dicas de como limpar grelha de churrasqueira:

Itens e produtos que ajudam na limpeza

Para facilitar a limpeza da grelha, selecionamos alguns produtos e itens específicos:

Pessoa usa uma escova de aço para limpar grelha de churrasqueira
(iStock)
  • Luvas: antes de limpar a grelha, separe luvas de limpeza (as mesmas usadas para lavar louça e higienizar a casa), pois elas ajudam a proteger suas mãos de possíveis machucados e queimaduras;
  • Desengordurante: com um pano úmido ou papel toalha, passe um desengordurante em todos os cantinhos da grelha. Para finalizar, passe um pano úmido limpo e retire o excesso do produto;
  • Detergente: pingue algumas gotas de detergente na parte macia de uma esponja e esfregue suavemente todas as grelhas da churrasqueira. Termine com um pano úmido para retirar o produto;
  • Spray limpa grelha: por ser um produto bem prático, o spray é capaz de eliminar toda a gordura incrustada da grelha, deixando a superfície limpa e com brilho. Além da grelha, funciona na limpeza de chapas e espetos;
  • Escova limpa grelha: já existem escovas específicas para limpar grelha de churrasqueira, o que facilita bastante para manter o equipamento sempre em dia. Geralmente, elas têm cerdas de aço inoxidável que conseguem remover toda a gordura e sujeira da grelha;
  • Pedra limpa grelha: pouca gente conhece essa opção de limpeza de grelha. A pedra é bastante eficaz na higienização das grelhas e, para usar, só é preciso raspar a pedra em toda a grelha suja. Finalize com um pano úmido limpo.

Receitas caseiras para limpar grelha

Muita gente procura por receitas caseiras para limpar grelha de churrasqueira, porque geralmente são compostas de itens fáceis e que temos sempre em casa. Vale lembrar que essas receitas não têm comprovação científica. Confira algumas:

  • Vinagre branco e bicarbonato de sódio: se você deixou a limpeza pra depois e a sujeira está incrustada na grelha, usar esses dois ingredientes pode ajudar! Com uma escova, esfregue um pouco de bicarbonato em todas as grelhas e espere cerca de 3 minutos. Borrife o vinagre nas grelhas, espere agir por 5 minutos e finalize lavando com água e detergente.
  • Pão velho: para que essa dica funcione, o pão precisa ser do tipo francês e ser mais duro. Use a metade de um pão e passe na grelha fazendo movimentos suaves e na mesma direção. Em seguida, lave a grelha com água e detergente;
  • Lata de refrigerante: o truque é bem conhecido. Passe um produto desengordurante em toda a grelha e esfregue a boca da latinha nas partes sujas. Passe um pano úmido limpo para retirar os resíduos da lata e da sujeira e lave as grelhas normalmente com detergente.

Como manter a grelha de churrasqueira limpa

A limpeza frequente da sua churrasqueira é o melhor modo de conservá-la e evitar sujeira acumulada. Portanto, lembre-se desses passos:

  • Sempre limpe as grelhas assim que acabar o churrasco;
  • Antes de assar os alimentos, passe um pouco de óleo na grelha para evitar que a comida grude e dificulte a limpeza;
  • Mantenha uma capa protetora na churrasqueira para que não acumule poeira;
  • É recomendado que você faça uma limpeza pesada na churrasqueira e nas grelhas, pelo menos, uma vez por ano;
  • Dê preferência a produtos certificados para não colocar sua saúde em risco.

Com esses cuidados simples, você e seus convidados podem aproveitar o churrasco sem preocupações! Acompanhe nossas próximas dicas para manter sua casa limpa, cheirosa e higienizada.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.