Como limpar ar-condicionado e conservar o aparelho? Aprenda!
fevereiro 13, 2023 - 8 minutos de leitura.Fazer a manutenção correta do aparelho é essencial para evitar problemas respiratórios e aumentar a durabilidadePor conta do clima quente do Brasil, muitos lares têm ar-condicionado para climatizar os ambientes. Mas para aproveitar ao máximo o aparelho e ainda evitar gastos a mais, é fundamental usá-lo da forma adequada e também saber como limpar ar-condicionado.
O aparelho é capaz de manter a temperatura agradável nos ambientes e até purificar o ar. Mas, para que mantenha esses benefícios, é preciso fazer a limpeza correta e periódica, assim não há riscos para a saúde.
Se você quer saber como limpar ar-condicionado e ainda conservar o aparelho, Leonardo Cozac, diretor da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento), traz todas as dicas sobre o assunto. Além disso, aprenda como limpar o filtro do ar-condicionado, peça fundamental no aparelho.
Quais os produtos e materiais necessários para limpar ar-condicionado?

Se você tem dúvida sobre qual tipo de produto para limpar ar-condicionado na parte externa é o melhor, a dica do profissional é usar aqueles que são neutros e biodegradáveis. “Opte por detergentes devidamente notificados ou registrados na ANVISA para a limpeza”, reforça Leonardo.
Já na hora de limpar filtros, serpentinas e bandejas, o especialista pede que você dê preferência para produtos bactericidas e virucidas e, assim, consiga remover germes e bactérias acumulados na parte interna do ar-condicionado.
Como limpar os diferentes tipos de ar-condicionado?
Para que o aparelho continue funcionando perfeitamente, a boa conservação faz toda a diferença! Então, como limpar ar-condicionado para que preserve suas funções e ainda proporcione aquele ar fresquinho dentro de casa? Vem saber!
Antes de mais nada, use equipamentos de proteção individual, tais como máscara, luvas e óculos de segurança. E não esquecer de desligar o equipamento da tomada também é recomendado.
Em linhas gerais, siga esses passos para uma limpeza básica:
- desligue o aparelho da tomada;
- retire o painel frontal e limpe-o com um pano úmido com água;
- retire o filtro e lave com água morna e detergente neutro;
- feita a limpeza, deixe o filtro secar à sombra;
- encaixe no aparelho novamente e pronto!
Entretanto, há diversos modelos de aparelhos de ar-condicionado e há algumas particularidades na limpeza de cada um, como veremos a seguir.
Como limpar ar-condicionado de janela?
Esse modelo tem uma parte interna, que fica dentro do quarto ou da sala, e uma externa, que fica na varanda. É perfeito para controlar a temperatura dos ambientes, porém não é indicado para quem se incomoda com barulho, pois costuma ter um ruído alto. Também consome mais energia.
Veja como limpar ar-condicionado de janela com as dicas de Leonardo:
- retire a poeira, folhas e detritos da serpentina dos painéis;
- se perceber alguma área com ferrugem, aplique um pouco de tinta esmalte sintético para prevenir o seu alastramento;
- se obstruídos com sujeira ou fuligem, o trocador de calor e as aberturas do painel podem ser limpos a vapor com um aspirador de pó comum ou específico (nesse último caso, solicite o serviço de profissional qualificado);
- para uma limpeza mais eficiente da condensadora, utilize detergente neutro ou spray específicos para limpeza de ar-condicionado.
Como limpar ar-condicionado split?

De fato, esse modelo é mais compacto, visualmente mais agradável e pode ser instalado em qualquer canto alto da casa com facilidade. Não faz tanto barulho e consome menos energia, se comparado ao aparelho de janela.
Confira as dicas do especialista sobre como limpar ar-condicionado desse tipo:
- desligue o aparelho da tomada;
- retire o painel frontal;
- passe um pano úmido com água;
- retire o filtro e lave-o em água morna e detergente neutro;
- deixe secar à sombra e recoloque-o no lugar, fechando o painel frontal.
Como limpar ar-condicionado portátil?
Para a limpeza do ar-condicionado portátil, o profissional pede que você siga as mesmas recomendações acima. E, claro, se tiver qualquer dificuldade no processo, chame uma empresa especializada para evitar danos ao aparelho.
E como limpar o filtro do ar-condicionado?

O filtro faz parte de todo ar-condicionado e merece atenção especial na hora da limpeza. Segundo Leonardo, os filtros dos aparelhos são permanentes, ou seja, são reutilizáveis. Devem sempre ser removidos com cuidado e lavados com detergente neutro, com auxílio de uma esponja ou pincel macio.
Em seguida, é preciso enxaguar em água corrente e secar antes de colocá-los de volta nos gabinetes, pois essa é uma forma de prevenir a formação de fungos. Dê preferência para produtos certificados para assegurar a melhor higienização.
Confira o passo a passo detalhado sobre como limpar o filtro do ar-condicionado:
- desconecte o aparelho da tomada para evitar tomar choque;
- abra a parte da frente (capa) com cuidado;
- pegue um pano úmido com água e passe na parte interna para eliminar o pó;
- retire os filtros do aparelho;
- misture água morna e um pouco de detergente e esfregue com delicadeza;
- deixe secar na sombra e em um local arejado;
- encaixe novamente e feche a parte da frente;
- espere 10 minutos para ligá-lo na tomada.
Se você não se sentir confortável para fazer essa limpeza mais profunda, procure o serviço de um profissional.
Com qual frequência limpar o ar-condicionado?
Se você quer fazer uma limpeza simples, aquela apenas com um pano úmido e detergente neutro nas partes principais do aparelho, o ideal é repeti-la, pelo menos, a cada 15 dias ou mensalmente.
Além de seguir todos os passos de como limpar ar-condicionado, respeitar essa periodicidade, de acordo com o especialista, evita acúmulo de poeira no aparelho e, principalmente, mantém a qualidade de ar no ambiente. Porém, a frequência de limpeza depende dos ambientes onde os aparelhos estão instalados.
Ainda assim, ele nos dá algumas dicas: “Não se deve ultrapassar 30 dias de intervalo para limpeza de filtros e bandejas. Serpentinas devem ser limpas a cada 90 dias e desincrustadas a cada 180 dias. Ventiladores (turbinas) devem ser limpos a cada 180 dias”.
Já os ventiladores desses aparelhos devem receber limpeza pelo menos a cada 6 meses, com finalidade de evitar acúmulo de pó.
“Além da limpeza do equipamento, é recomendado que todo ambiente com ar-condicionado seja instalado em um sistema de ventilação de ar com filtro. Esse sistema garante uma renovação do ar interno, proporcionando um ambiente mais saudável”, ressalta ele.
Para não esquecer de limpar o ar-condicionado, coloque essa tarefa em seu cronograma de limpeza. Reserve um tempinho no dia da faxina para cuidar do aparelho.
O que acontece se não houver a limpeza periódica?
Além de reduzir a vida útil do equipamento, aumenta o consumo de energia, pois a sujeira no equipamento impede a troca de ar adequada, bem como eleva o risco de contaminação do ar, trazendo riscos à saúde dos moradores da casa.
“Todo o ar do ambiente passa pelo equipamento. Se estiver sujo, as partículas e os microrganismos serão jogados no ar, contaminando a área”, lembra Leonardo. Por isso, entender como limpar ar-condicionado é fundamental!
Como conservar o ar-condicionado limpo?
Para que o ar-condicionado fique sempre limpo e em boas condições, deve-se observar algumas questões, como: onde está instalado e quais são as condições no entorno do aparelho.
“Ambientes com janelas ou portas abertas para a rua ou locais contaminados costumam reter mais sujeira, por isso é bom manter portas e janelas devidamente fechadas para um melhor funcionamento do aparelho”, diz o profissional.
Também não esqueça de seguir as frequências mínimas e as dicas de como limpar ar-condicionado indicadas para assegurar a longevidade do seu aparelho, bem como manter a melhor qualidade do ar ambiente.
Para finalizar, segundo Leonardo, tenha esses cuidados extras na hora da faxina:
- não utilize lixas ou polidores para limpar a unidade interna;
- não utilize produtos químicos agressivos;
- não lave com água acima de 40°C, pois isso danifica os filtros e peças plásticas em geral;
- não ligue o ar-condicionado sem os filtros.
Benefícios de manter a limpeza do ar-condicionado

Além de trazer um clima mais agradável para sua casa, o ar-condicionado tem muitos benefícios para a saúde, se for mantido sempre limpo, higienizado e usado da forma correta. Veja as vantagens do ar-condicionado:
- controla a temperatura dos ambientes;
- mantém a umidade do local;
- renova e purifica o ar interno;
- filtra e melhora a qualidade do ar interno;
- distribui ar de forma homogênea;
- evita e elimina mofo;
- combate fungos e bactérias;
- traz sensação de bem-estar;
- reduz a desidratação corporal;
- melhora a qualidade do sono;
- evita a entrada de insetos e poeira em casa (já que janelas devem ficar fechadas).
Além do ar-condicionado, uma outra opção para refrescar a casa nos dias mais quentes é o ventilador. Fizemos um artigo especial contando o que gasta mais energia, ventilador ou ar-condicionado. Confira os comparativos e escolha o aparelho que mais se adapta à sua rotina.
E, se você já tem um ventilador em casa, mas ele está meio de lado, abandonado e sujo, saiba como limpar ventilador com truques simples e produtos do dia a dia.
Não deixe de acompanhar todos os conteúdos sobre limpeza e organização que preparamos com muito carinho para você!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.