Mãe e filha estão sentadas no sofá da sala. A mãe segura o controle do ar-condicionado e aponta para o aparelho. Ambas estão sorrindo e vestem roupas claras.

Nos últimos anos, muitas famílias investiram na instalação do ar-condicionado em casa por conta do clima quente e tempo seco no Brasil. Com isso, saber como limpar ar-condicionado também se tornou uma tarefa fundamental. 

O aparelho é ideal para manter a temperatura agradável nos ambientes, purifica o ar e ainda reduz a desidratação corporal. Mas, para que mantenha esses benefícios, é preciso fazer a limpeza correta e periódica, assim não há riscos para a saúde. 

Se você quer saber como limpar e ainda conservar o aparelho, acompanhe o papo que tivemos com Leonardo Cozac, diretor da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), que responde tudo sobre o assunto em colaboração com o engenheiro Arnaldo Parra. 

Diferença entre ar-condicionado de janela e ar-condicionado split?

Primeiro, é preciso entender que existem diferentes tipos de ar-condicionado. São dois os modelos mais populares por aqui. Para que você faça a escolha certa para suas necessidades, veja a diferença de cada um:

  • Ar-condicionado de janela: esse modelo tem uma parte interna dentro do quarto e uma externa, que fica na varanda. É perfeito para controlar a temperatura dos ambientes, porém não é indicado para quem se incomoda com barulho, pois costuma ter um ruído alto. Também consome mais energia.
  • Ar-condicionado split: é mais compacto, visualmente mais agradável e pode ser instalado em qualquer canto alto da casa com facilidade. Não faz barulho e consome menos energia.

Benefícios do ar-condicionado?

Além de trazer um clima mais agradável para sua casa, o ar-condicionado tem muitos benefícios para a saúde. Um deles é a diminuição de coceiras e outras irritações respiratórias. Veja mais: 

  • Controlar a temperatura dos ambientes;
  • Mantém a umidade do local; 
  • Renova e purifica o ar interno; 
  • Filtrar e melhora a qualidade do ar interno; 
  • Distribui ar de forma homogênea;
  • Evita e elimina mofo;
  • Combate fungos e bactérias; 
  • Traz sensação de bem-estar;
  • Reduz a desidratação corporal;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Evita a entrada de insetos e poeira em casa;
  • Aumenta a motivação e produtividade.

Como limpar ar-condicionado?

Como acabamos de ver, há inúmeras vantagens em adotar o uso do ar-condicionado em casa. Entretanto, para que tudo isso aconteça, o aparelho precisa estar funcionando perfeitamente. Aí a boa conservação faz toda a diferença! 

Então, como limpar ar-condicionado de janela ou split para que conserve suas funções e ainda proporcione aquele ar fresquinho dentro de casa? Vem saber! 

Leonardo ressalta que, tanto o ar-condicionado tipo ACJ (janela) quanto o modelo split precisam de limpeza nos filtros e bandejas de condensação mensalmente. 

Ele também comenta tira dúvida sobre qual produto para limpar ar-condicionado. “Dê preferência para limpar os aparelhos com produtos bactericidas e virucidas, focando nos filtros, serpentinas e bandejas”. 

Um homem está limpando ar-condicionado com um pano amarelo. Ele usa luvas de limpeza de cor laranja.
(iStock)

Já os ventiladores desses aparelhos devem receber limpeza pelo menos a cada 6 meses, com finalidade de evitar acúmulo de pó. Serpentinas devem receber uma limpeza simples a cada 90 dias. Para completar, faça uma limpeza profunda nas serpentinas a cada 6 meses. Nesse caso, use um detergente apropriado. 

E como limpar o filtro do ar-condicionado?

“Os filtros destes aparelhos são permanentes, ou seja, são reutilizáveis. Devem sempre ser removidos com cuidado, com uso de acessórios apropriados, como luvas impermeáveis, óculos, protetor facial”, explica o especialista. 

Ele continua: “Os filtros devem ser lavados com detergente neutro com auxílio de uma esponja ou pincel macio”. 

Depois disso, enxágue em água corrente e seque antes de colocá-los de volta nos gabinetes, pois essa é uma forma de prevenir formação de fungos. Dê preferência para produtos específicos para assegurar melhor a higienização.

Se você não se sentir confortável para fazer essa limpeza mais profunda, recomenda-se o serviço de um profissional. Mas é possível aprender como limpar o filtro do ar-condicionado de forma simples: 

  1. Desconecte o aparelho da tomada para evitar tomar choque; 
  2. Abra a parte da frente (capa) com cuidado; 
  3. Pegue um pano úmido com água e passe na parte interna para eliminar o pó; 
  4. Retire os filtros do aparelho; 
  5. Misture água morna e um pouco de detergente e esfregue com delicadeza;
  6. Deixe secar na sombra e em um local arejado; 
  7. Encaixe novamente e feche a parte da frente;
  8. Espere 10 minutos para ligá-lo na tomada. 

Com qual frequência limpar o aparelho?

Se você quer fazer uma limpeza simples, como a descrita acima, que é feita apenas com um pano úmido e detergente neutro nas partes principais do aparelho, o ideal é, pelo menos, a cada 15 dias ou mensalmente. 

Seguir essa periodicidade, de acordo com o especialista, evita acúmulo de poeira no aparelho e, principalmente, mantém a qualidade de ar no ambiente.  

Entretanto, como comenta Leonardo, as frequências de limpeza dependem dos ambientes onde os aparelhos estão instalados.

Ainda assim, ele nos dá algumas dicas: “Não se deve ultrapassar 30 dias de intervalo para limpeza de filtros e bandejas. Serpentinas devem ser limpas a cada 90 dias e desincrustadas a cada 180 dias. Ventiladores (turbinas) devem ser limpos a cada 180 dias”.

Para não esquecer de limpar o ar-condicionado, coloque essa tarefa em seu cronograma de limpeza. Reserve um tempinho no dia da faxina para cuidar do aparelho. 

Como conservar o ar-condicionado limpo?

Para que o ar-condicionado fique sempre limpo e em boas condições, deve-se observar algumas questões como: onde está instalado e quais são as condições no entorno do aparelho. 

“Ambientes com janelas ou portas abertas para a rua ou locais contaminados costumam reter mais sujeira, por isso é bom manter portas e janelas devidamente fechadas para um melhor funcionamento do aparelho”, diz o profissional.

Para finalizar, não esqueça de seguir as frequências mínimas e dicas de como limpar ar-condicionado indicadas para assegurar a longevidade do seu aparelho, bem como manter a melhor qualidade do ar ambiente. 

Não deixe de acompanhar todos os conteúdos sobre limpeza e organização que preparamos com muito carinho para você!  

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.