Como limpar aquário e cuidar sempre bem do seu peixinho? Veja dicas
março 7, 2022 - 6 minutos de leitura.Descubra qual a frequência ideal e os produtos que devem ser usados nesse tipo de limpeza e manutenção.Se você tem peixe em casa, provavelmente já se perguntou como limpar aquário. É preciso atenção e cuidado nessa tarefa, pois até mesmo quem tem mais experiência pode passar por apuros caso adote técnicas erradas.
Pensando nisso, o Cada Casa Um Caso traz um manual completo sobre como limpar aquário de diferentes tipos. Para tal, conversamos como uma médica veterinária que esclarece as principais dúvidas. Confira a seguir.
Como limpar aquário pequeno? E aquário grande?
As técnicas de como limpar aquário grande ou pequeno são parecidas. Em todos, é preciso seguir os mesmos procedimentos, que podem variar, de acordo com os itens disponíveis.
Um dos principais pontos, e que gera bastante dúvida, é sobre a troca de água. Há quem acredite que seja necessário retirar os peixes do ambiente e trocar toda a água do aquário.
“O ideal é trocar apenas parte da água, variando de 30% a 70%. Isso depende do acúmulo de sujidades”, esclarece Tayla Rocha, médica veterinária clínica e especialista em animais silvestres.
Ela faz ainda dois alertas: “Nunca troque a água toda, isso prejudica a aclimatação dos peixes. Além disso, o correto é manter os peixes no aquário, enquanto faz o esvaziamento parcial e a limpeza”.
A limpeza do vidro também deve ser feita com os animais no espaço, de acordo com a veterinária. Preferencialmente, com o uso de uma manta acrílica, esfregando suavemente as paredes internas.
Ademais, a profissional também ressalta que a porção nova de água que deve ser adicionada precisa ser filtrada e ter alguns tratamentos. Isso nos leva ao próximo tópico.
Quais produtos usar para tratar água e limpar o aquário?
“Depois da troca parcial da água e da limpeza, deve-se adicionar neutralizantes de cloro, pH e amônia”, orienta Tayla. Para saber como usar esses componentes que tratam a água, é possível adquirir equipamentos próprios para a função.
“Existem kits com fitas que medem os níveis de metabólitos tóxicos na água. Basicamente, molha-se a fita com a água do aquário. Depois, em alguns minutos é possível analisar em quais níveis estão o pH, o cloro e outros”, explica a veterinária.
“Desse modo, é possível ter um controle, como por exemplo, se é necessário neutralizar ou se os níveis estão adequados para não prejudicar os peixes”, completa a profissional.
Além disso, nada de usar produtos químicos ou de limpeza para limpar o aquário! “[Isso] Contamina a água e causa danos à saúde dos animais”.

Como limpar o fundo do aquário?
Na hora de encarar a tarefa de como limpar aquário, o fundo do tanque também é alvo de dúvidas. Será que é preciso tirar as pedrinhas? Ou remover alguns itens para limpeza?
Nada disso! De acordo com a veterinária, o ideal é usar um sifonador para sugar o acúmulo de sujeira.
Inclusive, é com esse item de sucção que é indicado retirar a água do aquário. Veja como fazer na prática:
- monte o sifonador seguindo as instruções;
- passe ele por toda a extensão do fundo do aquário;
- gire em movimentos circulares até chegar ao fundo do aquário. Assim, as partes mais profundas e debaixo das pedrinhas ou cascalhos serão limpas;
- sugue todas as pedrinhas, pois não há risco de saírem do sistema por conta do filtro próprio desse aparelho.
Como limpar o filtro do aquário?
“Quanto melhor for a manutenção do filtro e da bomba de água do aquário, menor será a frequência de limpeza”, ressalta Tayla. No entanto, esse tipo de higienização precisa de alguns cuidados especiais. Entre eles estão:
- faça a limpeza do filtro e da bomba quando fizer a troca parcial de água;
- reserve a água retirada do aquário;
- tome cuidado para desmontar a bomba e filtro. Siga o manual de instruções com os passos indicados;
- esses itens, depois de desmontados, devem ser limpos com essa água retirada do aquário. Desse modo, se evita a morte dos microrganismos benéficos que vivem nesse ecossistema;
- enxágue a lama e lodo que estiverem entupindo a passagem de água. Entretanto, não é preciso deixá-lo como novo. A ideia é manter parte dos microrganismos que vivem ali e integram o meio ambiente dos peixes.
Como limpar aquário de água salgada?
A veterinária afirma que a limpeza dos aquários de água doce e água salgada são praticamente iguais. Entretanto, os peixes marinhos precisam de uma atenção especial, pois o ambiente tem de simular a morada nativa desses animais – os mares e oceanos.
“Os aquários de água doce são os mais populares por terem uma manutenção um pouco mais fácil. Já os aquários de água salgada existem cuidados mais específicos, entre eles, a adição de sal marinho. A aclimatação dos peixes é mais delicada, assim como a manutenção de temperatura”, alerta Tayla.
Com que frequência é preciso limpar o aquário?
Apesar da substituição parcial da água poder ser feita semanalmente, a veterinária afirma que esse tempo pode variar, dependendo de uma série de fatores.
“Essa frequência de limpeza vai mudar de acordo com o tamanho do aquário, dos tipos de peixe que vivem ali, do substrato utilizado e da qualidade do filtro instalado”, explica.
De forma geral, vale a pena prestar a atenção nesses indícios para saber se é hora de aplicar as dicas de como limpar aquário grande e pequeno:
- Se a vazão de água da bomba está adequada;
- Coloração da água;
- Presença de resíduos sólidos boiando na água;
- Algas crescendo dentro ou ao redor do aquário (elas podem ser retiradas com um raspador de algas);
- Odor forte ou ruim, que indica uso de produtos inadequados ou falta de manutenção correta.
Depois de tudo isso, seus peixes terão um ambiente ideal para morar! Siga as dicas com atenção e cuide dos seus peixinhos com a frequência ideal. Se houver dúvidas, consulte um médico veterinário de sua confiança.
Tem outros pets em casa? Reveja o que já falamos por aqui:
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.