vassoura e pá próximo de chão com poeira

Nariz escorrendo, olhos lacrimejando e inchados! Identificou-se? A alergia à poeira é um problema que pode acometer uma grande parcela da humanidade. A Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) afirma que a rinite alérgica, por exemplo, pode afetar até 25% da população global.

Mas como cuidar da casa e tentar amenizar os efeitos da poeira? O Cada Casa Um Caso conversou com profissionais de saúde e separou dicas preciosas para ajudar a lidar com esse problema. Acompanhe a seguir.

O que é alergia a poeira?

Antes de tudo, é preciso entender que a alergia é um quadro individual e não está apenas relacionado aos resíduos que existem no local ou no ar.

“O que causa uma reação alérgica, na verdade, são muitas coisas. Entre elas corantes, poeiras e perfumes. A alergia é inerente à pessoa. Portanto, é algo muito individual”, explica Bruno Turnes, pneumologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

“O indivíduo que tem esse processo inflamatório, tem um processo mediado por mediadores alérgicos e pode ter uma reação em qualquer lugar do corpo. Já a rinite alérgica, que o indivíduo tem alergia a poeira, pode acometer de tosse até um edema na mucosa nasal”, completa.

Turnes também alerta que o contato com a poeira pode desencadear conjuntivite alérgica. Segundo o médico, o contato do pó com o olho pode fazer com que eles fiquem lacrimejando. 

Mofo dá alergia?

Nem só a poeira é a vilã nas nossas casas. O tão temido mofo também pode desencadear graves processo alérgicos – e não necessariamente precisa que a pessoa tenha uma alergia pré-existente ao fungo.

Turnes explica que inalar o esporo de mofo pode desencadear uma reação alérgica ou, até mesmo, piorar quadros de asma. 

“Situação semelhante acontece quando inalamos vestígios de uma queimada ou com a poluição ambiental. Esses processos inflamatórios acontecem geralmente nos brônquios, mas vai depender da doença ao qual o paciente é sintomático, podendo variar entre asma, bronquite, conjuntivite e outras”, explica o pneumologista. 

Como diminuir poeira em casa?

mulher limpando estante com pano de limpeza
(iStock)

Agora que você já sabe mais sobre alergia a poeira e mofo, já deve imaginar que dominar a arte de como limpar poeira em casa é uma tarefa que ajuda – e muito – a evitar as crises alérgicas. 

O segredo é manter a constância na limpeza, ou seja, sempre fazer higienizações diárias e semanais. Confira outros cuidados que ajudam a manter a poeira distante:

  • faça um cronograma e organize sua limpeza para evitar o acúmulo de poeira;
  • troque a roupa de cama ao menos uma vez por semana;
  • limpe livros e remova o pó e mofo dos exemplares com frequência;
  • além de varrer a casa, passe um pano úmido no chão;
  • quer uma ajuda da tecnologia? Use aspiradores de pó e também aspiradores robôs para ajudar no processo de limpeza.

Émerson Thomazi, otorrinolaringologista da clínica Sulavitá, complementa a lista de cuidados.

“Manter os ambientes limpos, com uso de panos úmidos, associado à redução de objetos que possam reter poeira e ácaros, como cortinas e bichinhos de pelúcia, também diminui a possibilidade de reações alérgicas”, explica. 

O médico ainda alerta que é preciso evitar o uso de aquecedores e manter a ventilação do ambiente adequada. 

Atenção ainda ao retirar do fundo do armário aquele casaco que estava guardado. Vale lavar antes de usar para eliminar mau cheiro e também vestígios de pó e demais sujeiras. 

Pronto! Agora você já sabe como prevenir a alergia a poeira em casa! Continue por aqui e acompanhe mais dicas como essa! 

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.