tapete de crochê

Você é do time que adora decorar a casa com peças artesanais? Então, é hora de aprender como lavar tapete de crochê e deixar as fibras limpinhas novamente! Aliás, é essencial cuidar bem do acessório para evitar que os pontos desmanchem e comecem a se soltar aos poucos. 

Além disso, como pisamos no tapete o dia todo, com ou sem sapatos, é natural que haja acúmulo de poeira, gordura e sujeira. Isso deixa o item com um aspecto feio e ainda aumenta as chances de proliferação de germes e bactérias, causadores de alergias, mal-estar, enjoos e outros problemas. 

Portanto, se o seu tapete de crochê está encardido e manchado, preste atenção nesse artigo, pois vamos dar dicas simples e infalíveis de lavagem de tapete sem danificá-lo e garantir que dure muitos e muitos anos, enfeitando sua casa. Aprenda tudo sobre como lavar tapete de crochê.  

Pode lavar na máquina?

Para peças feitas à mão, como os tapetes de crochê, não é recomendada a lavagem na máquina. Isso pode acabar danificando as fibras e soltando os pontos. 

Essa técnica só está liberada se seu eletrodoméstico tiver a opção de lavagem de peças delicadas. Se esse for seu caso, então veja como lavar tapete de crochê na máquina:

  1. Coloque a peça para lavar sozinha na máquina.
  2. Adicione sabão em pó ou líquido e amaciante.
  3. Se quiser remover manchas, acrescente um tira-manchas à lavagem. 
  4. Escolha o ciclo de lavagem para roupas delicadas.
  5. Seque a peça na sombra e em local arejado. 

Como lavar à mão?

A fim de manter a integridade do tecido e evitar que o acessório perca a cor, aprenda o passo a passo de como lavar tapete de crochê à mão:

  1. Em um balde ou bacia grande, misture água e sabão neutro. 
  2. Umedeça o tapete na mistura e esfregue com delicadeza.
  3. Deixe a peça de molho por 10 minutos.
  4. Retire o excesso de sabão na água corrente e torça bem.
  5. Estenda no varal em local com sombra.

Como tirar manchas do tapete de crochê?

tapete de crochê
(iStock)

Para remover manchas de tapete de crochê na cor branca ou cru, basta usar bicarbonato de sódio. Siga as instruções para a lavagem de tapete: 

  1. Faça uma solução com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 5 litros de água.
  2. Deixe o tapete de molho na mistura por 30 minutos.
  3. Retire o excesso de produto com água corrente e torça bem.
  4. Coloque para lavar na máquina com sabão neutro, amaciante e tira-manchas.
  5. Deixe secar na sombra. 

Quais produtos usar?

Por mais que você tenha cuidado na hora de seguir as dicas de como lavar tapete de crochê, é necessário evitar produtos muito abrasivos. A recomendação é sempre dar preferência para formulações mais suaves, que limpam efetivamente sem remover a cor original e sem deixar manchas amareladas. 

Anote aí o que usar:

  • sabão líquido ou em pó;
  • sabão de coco;
  • detergente neutro;
  • amaciante;
  • tira-manchas;
  • bicarbonato de sódio.

Nada melhor do que saber como lavar tapete de crochê e ter itens bem-cuidados para decorar a casa e ainda proteger a família de micro-organismos indesejados, certo? Com esses passos, fica muito mais fácil deixar o lar sempre cheiroso e agradável. 

Tem outros tapetes pela casa? Veja como limpar tapetes de diversos tipos e acabar com as manchas. Saiba também como cuidar do carpete da casa no dia a dia e na hora da faxina pesada. 

Até a próxima dica! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.