gravata rosa e terno cinza

Saber como lavar gravata é essencial para dominar por completo os cuidados com as roupas sociais e formais. No entanto, vale ressaltar que essa não deve ser uma prática diária. Mas apesar de pedirem uma limpeza esporádica, as peças são delicadas e requerem cuidados especiais.

O Cada Casa Um Caso respondeu uma série de dúvidas comuns sobre o tema e que irão te ajudar a manter suas gravatas limpas e intactas. Além disso, evitarão erros que podem causar danos ao tecido. Acompanhe a seguir tudo o que você deve saber sobre como lavar gravata!

Pode lavar gravata na máquina?

gravata suja com molho de hamburguer
(iStock)


Na maioria das vezes, a resposta para essa pergunta é não. No entanto, vale sempre a pena conferir a etiqueta com instruções de lavagem, que é onde você encontrará a informação definitiva se a peça pode ou não ir à máquina de lavar.

Caso isso seja permitido, é preciso usar saquinhos de lavagem, programar a máquina sempre no modo de lavagem para roupas delicadas e dar preferência para utilização de sabão neutro e líquido.

No entanto, como já reforçamos, na maior parte dos modelos de gravata essa não é a lavagem indicada, pois há risco de estragar o tecido ou ainda de deformar o acessório. Portanto, é preferível recorrer a lavagem manual, que vamos ensinar a seguir.

Como lavar gravatas à mão?

A lavagem manual é, geralmente, a mais indicada. Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados para não estragar a peça e pôr fim aos looks de terno e gravata, que precisam sempre estar impecáveis.

Veja a seguir como lavar gravata de forma manual sem errar: 

  • encha uma bacia com água fria e misture sabão líquido neutro para lavar roupas;
  • em seguida, mergulhe a gravata e esfregue suavemente com a ponta dos dedos;
  • Se houver manchas mais difíceis, use uma escovinha macia para esfregá-las, mas sem forçar muito contra o tecido;
  • por fim, pendure a gravata no varal e deixe-a secar à sombra.

Como lavar gravatas de seda?

As gravatas de seda pedem atenção redobrada na hora da limpeza. Normalmente essas peças não podem ser totalmente mergulhadas na água. Desse modo, é preciso recorrer a uma lavagem a seco, usando produtos específicos para a função ou contratando o serviço especializado de uma lavanderia.

Pode passar gravata?

Novamente é preciso conferir a etiqueta com instruções de lavagem e cuidados da peça. Se a passagem a ferro for permitida, é necessário tomar cuidado para manter o ferro na temperatura mínima e não esfregá-lo com força no tecido. Além disso, o processo tem de ser rápido para que o tecido não esquente muito.

Cuidados gerais com a sua gravata

gravata azul
(iStock)

Por fim, depois de aprender como lavar gravata, vamos conferir alguns cuidados e truques que ajudam a cuidar da peça e evitam que ela se desgaste precocemente. 

  • Lave a gravata somente quando for realmente necessário. Na maioria dos casos, é possível passar um pano levemente úmido para remover o pó.
  • Evite passar muito a gravata com o ferro. Mesmo que permitido, a ação do calor pode fazer com que o tecido desbote com o tempo. 
  • Guarde as gravatas sempre em cabides e esticadas, assim elas não ficarão amassadas.

 Pronto! Você já sabe tudo para deixar sua gravata intacta! Aproveite e confira também como lavar terno, meia social e camisa social!

Te esperamos na próxima.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.