Um jardim de inverno bem decorado e com um espelho redondo em frente à sacada de um apartamento na parte interna do imóvel.

Se um dos seus sonhos sempre foi cultivar plantas em um cantinho especial da sua casa, então o texto de hoje foi feito pra você. Vamos ensinar tudo sobre como fazer um jardim de inverno em casa. 

E não pense que esse espaço precisa ser, obrigatoriamente, em uma área externa. Na verdade, você só deve escolher um canto propício para o bom desenvolvimento das folhas e, claro, manter os cuidados de rotina recomendados com cada espécie. 

Além disso, um dos truques para que seu jardim de inverno seja aconchegante, traga relaxamento e um ar mais puro é fazer uma boa seleção de materiais, mobílias, revestimentos e pedras. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença na estética e na personalização do espaço.

A seguir, contamos como montar um jardim de inverno, quais são os pontos mais importantes para prestar atenção, quais as espécies de plantas mais indicadas e ainda algumas sugestões de iluminação e ventilação. Venha aprender! 

O que é um jardim de inverno? 

Antes de aprender como fazer um jardim de inverno por aí, vale entender o que é esse cantinho todo especial.

O conceito de jardim de inverno foi criado nos países com clima mais frio para que, mesmo em temperaturas muito baixas, as pessoas mantivessem um espaço em casa com bastante verde e não perdessem o contato direto com a natureza. 

Geralmente, a maioria das plantas não consegue sobreviver no inverno, mas, ainda assim, algumas espécies podem, sim, ser cultivadas nessa estação. Nesse sentido, surgiu a ideia de fazer um ambiente climatizado na área interna da casa, principalmente na sala. 

Porém, a grande diferença desses países para o Brasil é que, por aqui, o frio não costuma ser tão rigoroso, aumentando possibilidades de cultivar todo tipo de folhagem o ano todo. O charme está, justamente, na inclusão dessa espécie de “estufa” ou espaço exclusivo para plantas dentro de casa, proporcionando bastante sofisticação à decoração. 

Quais pontos levar em consideração ao fazer um jardim de inverno em casa? 

De fato, existem alguns fatores que podem influenciar no sucesso do seu novo espaço verde. Para ajudar nessa missão, o Cada Casa Um Caso consultou a paisagista Ana Delgado. Ela ensina como montar um jardim de inverno seguindo regras essenciais que farão com que suas plantas fiquem saudáveis por muito mais tempo.

Ambiente adequado

Vasos de plantas estão empilhados e arrumados ao lado de um sofá na área externa da casa.
(iStock)

Muita gente se pergunta como fazer um jardim de inverno na sala, pois aqui no Brasil ainda é o lugar mais usado para criar essa pequena floresta. Mas você ainda pode colocar as plantas embaixo da escada, na varanda ou na entrada da casa.

“De qualquer modo, o lugar ideal para montar um jardim de inverno é sempre a área mais iluminada da casa, pois quanto mais luminosidade, maiores são as chances das plantas se darem bem. Basta um pouco de sol para dar certo, pois elas precisam ser alimentadas pela claridade natural”, orienta Ana. 

Iluminação e ventilação

Além da luminosidade necessária, é muito importante que o local escolhido também tenha uma boa ventilação natural, ou seja, bastante vento, pois as plantas gostam disso! 

O vento é um dos responsáveis por criar um microclima dentro da casa. Nesse sentido, é importante que você tente imitar a natureza o máximo que conseguir.

Plantas ideais para jardim de inverno 

Uma mulher está cuidando de plantas na área externa de sua casa.
(iStock)

Seguindo com as dicas de como fazer um jardim de inverno, é preciso escolher quais espécies cultivar nesse espaço. O ideal é pensar naquelas que já vivam bem na mata, ou seja, em um lugar sem sol ou com um sol menos intenso. 

Segundo a especialista, o indicado é escolher plantas com folhas verdes mais escuras, pois elas conseguem se adaptar muito mais fácil em lugares mais fechados e com pouca iluminação. Alguns exemplos de plantas para ter em casa são: filodendro, jiboia, costela de Adão e guaimbê. 

Pedras e vasos

Um homem está cuidando do jardim de inverno da sua casa.
(iStock)

Outra dúvida frequente é como fazer um jardim de inverno usando pedras e vasos. É importante investir em pedras que pareçam o mais natural possível, pois algumas são pintadas artificialmente e isso causa uma acidificação no solo e as plantas não gostam.

“Pense em incluir no seu jardim de inverno aquelas pedras mais naturais, como aquelas que vemos nos rios, por exemplo. Porém, o ideal é usar pedras sem exagero, apenas como parte da decoração do seu espaço”, ressalta a profissional. 

Quanto aos vasos, vai depender bastante das espécies que você irá instalar na área verde. Geralmente, os vasos devem ser maiores para comportar melhor as raízes das plantas, até porque plantas de jardim de inverno costumam ser mais imponentes. 

No caso das folhas menores, aposte em vasos médios para ajudar no crescimento e evitar que você tenha gastos com novos acessórios no futuro. 

Manutenção das plantas

Uma mulher está borrifando água sobre as plantas de um jardim de inverno.
(iStock)

Chegamos em uma das etapas mais importantes para que seu jardim de inverno cresça e se mantenha lindo e saudável. É importante, como ressalta Ana, observar constantemente o espaço, pois cada planta reage de uma forma diferente. Fatores como calor, luz e ventilação e umidade do solo são cruciais. 

Uma boa dica é remover as folhas secas das plantas para dar espaço às novas. Também é obrigatório fazer uma poda de limpeza e investir em uma adubação, porque a planta precisa repor os nutrientes e as vitaminas para continuar forte. 

Cuidados essenciais para que seu jardim de inverno fique sempre lindo

Para finalizar as ideias de como fazer um jardim de inverno em casa, é importante recapitular os principais pontos de atenção com as plantinhas:

  • invista em plantas que já vivem bem na natureza, como as de folhas escuras;
  • selecione um espaço da casa com bastante luz natural, umidade e ventilação;
  • observe cada planta individualmente para fazer a poda e rega corretamente;
  • quanto às pedras, o ideal é escolher as mais naturais, como as dos rios;
  • remova as folhas secas e amareladas para dar lugar às novas; 
  • limpe as folhagens uma vez por semana para não acumular poeira e sujeira.

Ainda é iniciante no assunto “plantas”? Não se preocupe porque preparamos alguns artigos bem didáticos para te ensinar como podar e limpar plantas e, principalmente, como adubar a terra para que você mantenha seu cantinho verde ainda mais saudável e bonito. 

E se está planejando férias para os próximos meses, aprenda como regar plantas enquanto viajar, montando um um sistema de irrigação automático em casa. Essas táticas ajudam bastante na manutenção de diversos tipos de folhagens até sua volta. 

Esperamos que você tenha aproveitado nossas dicas de como fazer um jardim de inverno em casa e todas as outras. Agora, é colocá-las em prática e montar sua área verde com plantas lindas, imponentes e fortes. 

Continuamos por aqui com muitas outras sugestões para fazer da sua casa o melhor lugar do mundo! Até a próxima. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.