Luvas de limpeza verdes postas sobre uma bancada de madeira. Sobre ela está um borrifador com produto de limpeza. Ao lado, há um vaso de planta com planta.

Quer fazer uma limpeza pesada em casa sem desperdiçar água? Então, você precisa aprender como fazer faxina a seco. 

Além de eliminar as bactérias e germes das superfícies, a limpeza seca consegue higienizar cada cantinho da casa. Para completar, você ainda colabora com o meio ambiente, já que usa menos água se comparado a uma faxina convencional. 

Aliás, a faxina a seco é ideal quando você não tem muito tempo para fazer a limpeza da casa. Ela é muito mais rápida e eficiente e não exige tantos produtos, o que também pode ser um alívio para o bolso. 

Mas, afinal, como fazer faxina a seco? Vamos explicar! 

O que é faxina a seco?

Antes de mais nada, uma breve explicação. A faxina a seco consiste em fazer uma limpeza na casa sem desperdício de uma grande quantidade de água e de produtos. 

Aprender como fazer faxina a seco é simples, e provavelmente você até já adote essa técnica na sua casa. Para a limpeza é necessário apenas produtos-chave, como vassoura, aspirador de pó, mop, detergente neutro, sabão em pó, desinfetante, desengordurante e um borrifador para diluir os produtos em água. 

Pessoa segurando um borrifador com produto de limpeza dentro.
Pexels/cottonbro

A limpeza seca tem como objetivo principal usar a quantidade de água realmente necessária para o melhor resultado, deixando a rotina da faxina mais inteligente e a casa limpa por mais tempo. 

“Fazer faxina a seco não significa que você não vai usar água, mas, sim, que ela será utilizada de forma estratégica”, reforça Maíra Lewin, especialista em gerência de rotina doméstica.

Benefícios da faxina a seco

Como contamos, a faxina a seco otimiza bastante o tempo do seu dia, já que você não precisa lavar a casa toda e depois retirar todo aquele excesso de água.

Entretanto, as vantagens não param por aí. Para Maíra, quando bem feita, essa técnica promove uma limpeza mais eficaz e segura. Veja ainda outros benefícios apontados pela especialista para a limpeza seca: 

  • Economiza tempo por ser mais prática, rápida e eficiente;
  • Economiza recursos, pois por usar menos água, gera maior cuidado na escolha e no uso de produtos de limpeza;
  • Beneficia a manutenção do espaço, visto que a água em grande quantidade pode ser prejudicial para certos materiais e revestimentos (bem mais do que a maioria das pessoas acredita);
  • Contribuição com a sustentabilidade do planeta; 
  • E por fim o mais óbvio, poupa água, nosso recurso cada dia mais valioso.

Como fazer faxina a seco?

Depois de tudo isso você deve estar convencido de que a limpeza seca é uma boa opção. Então, mão à obra! 

Primeiramente, escolha produtos específicos para cada área da casa, coloque em um borrifador e dilua em água para facilitar a aplicação. 

“Experimente colocar um pouco do seu produto multiuso em um borrifador e dobro da quantidade de água”, sugere Maíra. “Ele vai continuar sendo eficaz e muito mais fácil de usar, pois necessitará de menos água na aplicação e na remoção”. 

Depois disso, o que você precisa usar de fato é: vassoura ou aspirador de pó e rodo com pano ou mop. Se precisar esfregar superfícies mais sujas, use um pano de chão, a parte macia da esponja ou uma flanela. 

Um homem negro está limpando uma janela de vidro de sua casa com um pano amarelo.
Mart Production/Pexels

Na verdade, você só vai utilizar água para umedecer os panos e o mop para aplicar em todas as superfícies da casa, incluindo portas, janelas, espelhos, fogão, geladeira, pia, mesa e cadeiras. 

A principal tática para que sua faxina a seco tenha resultados é aplicar o produto e deixar agir por alguns minutos. Isso facilita para que sujeiras, gorduras e poeiras sejam removidas completamente.

Acessórios para fazer limpeza seca

Se a faxina seco pede poucos acessórios, quais deles devo ter em casa? Para Maíra, a ferramenta mais prática e fácil de encontrar no mercado é um bom mop. “Com um mop e o produto de limpeza ideal para cada área, você consegue higienizar os cômodos de forma rápida, segura e higiênica”.

A especialista ressalta que há uma grande vantagem em usar mop na limpeza seca, porque não é necessário tocar na sujeira, já que o balde e o mop fazem todo o trabalho. Ao final da faxina, você só precisa mudar o tecido e lavar tudo junto em um ciclo rápido na máquina. 

O que não fazer na limpeza seca?

Para ter um bom resultado, o mais importante é não exagerar na quantidade de produtos que você aplica nas superfícies.  

De acordo com Maíra, quando você começar a limpar a casa, tenha cuidado para não borrifar tanto produto em cada área, porque nem mesmo o pano úmido consegue remover aquele excesso. 

“Outro fator fundamental para facilitar qualquer faxina, principalmente quando se usa pouca ou nenhuma água, é não deixar a sujeira acumular. A manutenção de rotina é sempre mais rápida, fácil e econômica”, recomenda. 

E aí, depois de ler essas dicas experts de como fazer faxina a seco, já se preparou para manter a casa em dia? A limpeza seca, além de mostrar sua preocupação com o planeta, é um grande exemplo para as gerações futuras. 

Aproveite e veja também outras dicas para levar uma vida mais sustentável em casa, como acertar na hora de separar o lixo e apostar em produtos com refil

Cuide da sua casa, da sua família e do planeta! Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.