Dicas para fazer e manter um jardim vertical em casa
julho 28, 2022 - 6 minutos de leitura.Saiba tudo sobre como criar seu painel verde e deixá-lo sempre saudável e bonito!Tem uma parede ou mural vazio em casa e quer dar uma cara nova a esses espaços? Que tal fazer um jardim vertical? Além de lindo, ele é totalmente democrático e deixa qualquer ambiente cheio de vida e com um toque agradável de natureza.
Mas por onde começar? Para te ajudar nessa empreitada, conversamos com a paisagista Ana Delgado e contamos tudo sobre como fazer um jardim vertical aí na sua casa. E se você é do time da praticidade, aproveite para aprender também como fazer um jardim com plantas artificiais.
Como fazer um jardim vertical?
Esse tipo de paisagismo tem ganhado cada vez mais destaque por ser uma ótima opção para criar um espaço verde completo dentro de casa fácil de cuidar, afinal, as plantas ficam juntas num só lugar. Ele ainda tem um papel decorativo na casa.
Para quem quer um jardim desses, mas não tem ideia de como funciona, explicamos: é quando plantas de diversas espécies são fixadas em formato vertical, resultando um grande painel verde em algum canto da casa.
Sendo assim, cada planta é presa em um suporte suspenso sem deixar lacunas entre as folhas, dando a impressão de unidade, como na imagem abaixo:

“Além de ser muito versátil, o jardim vertical pode ser instalado em qualquer local da casa, desde que tenha claridade. Por exemplo, podemos pensar em criar o espaço em uma parede vazia, mesmo que pequena. Pensando nisso, qualquer pessoa consegue ter um jardim vertical”, conta Ana.
A especialista ainda ressalta que esse espaço é perfeito se você tem esse desejo de ficar mais próximo da natureza e respirar ar puro. “Sem contar que é uma delícia poder curtir esse cantinho verde com a família e os amigos”.
Embora o jardim vertical possa ser feito por qualquer pessoa, para Ana, o mais importante é começar com uma boa pesquisa sobre o assunto ou, ainda melhor, procurar uma consultoria profissional. E, claro, é essencial conhecer o desenvolvimento de cada espécie usada no painel.
Quais são os tipos de jardim vertical?
Como essa ideia de jardim vertical já é bastante executada em projetos residenciais, felizmente hoje existem diversos modelos disponíveis no mercado. Vale dar uma boa pesquisada antes de começar, até mesmo para verificar que tipo de material é mais adequado para a estrutura da sua parede.
Segundo Ana, os murais de jardim vertical podem ser feitos com grades de aço, treliça de madeira ou bambu para fixar os vasos, feltros, estrutura de concreto… Enfim, há uma grande variedade a se levar em conta. Algum deles será a cara da sua casa.

Onde colocar o jardim vertical?
Depois de tomar a decisão vem a grande questão: onde colocar o jardim vertical? Como contamos, há inúmeras opções de lugares. Se você está em fase de obras, a escolha do local pode ser mais fácil, mas, para ambientes já estabelecidos, a dica é separar um canto que receba luz natural ou tenha uma boa claridade.
De acordo com a paisagista, o ideal é criar o jardim em uma varanda, quintal ou outra área externa da casa. “Também é possível ter um espaço verde em uma das paredes da sala ou em um cantinho da cozinha com ervas aromáticas, por exemplo. Esse último chamamos de horta vertical”, ressalta.

Quais plantas e vasos colocar no jardim vertical?
A fim de criar um jardim vistoso e lindo, o ideal é usar plantas pendentes para que, justamente, tenha um caimento bonito. Pense numa combinação de plantas com texturas e cores diferentes, mas sempre lembrando que cada uma delas tem necessidades similares com relação à rega e à claridade. “Planta de sol junto com planta de sombra não funciona bem e o mesmo vale para rega”, alerta a paisagista.
Veja a lista de plantas para colocar no seu jardim vertical:
- Samambaia
- Colar-de-pérolas
- Clorofito
- Flor-de-coral
- Hera-inglesa
- Jiboia
- Peperômia
- Dólar
- Tostão (dinheiro-em-penca)
- Véu-de-noiva
- Filodendro
- Columeia
- Peixinho
- Gynura (veludo-roxo)
- Trapoeraba-roxa
Quanto às características do vaso, escolha um modelo que tenha furos de drenagem no fundo para escoar o excesso de água e manter a saúde das folhas. Outra informação essencial é que o vaso deve ser no formato “meia cana” e ter um tamanho que acomode bem a raiz da planta.

quais cuidados preciso ter?
Com certeza, sua intenção é manter seu jardim cheio de vida e fazer com que as folhas permaneçam bonitas, certo? Para isso, sempre retire as folhas secas e amareladas dos galhos e mantenha a rega em dia. De tempo em tempo, faça uma adubação para que as plantas continuem se desenvolvendo com saúde.
“Outra dica importante é instalar um sistema de rega automatizada, pois isso ajuda muito para quem não consegue ter disciplina de regar as plantas na frequência correta”, orienta Ana. Então, já inclua esse custo antes de começar a mudança no ambiente.
Com esses pequenos cuidados, fica muito mais fácil fazer a poda certa e manter o jardim sempre verde, forte e evita que você perca as plantas por conta da rotina corrida.
E como fazer um jardim vertical artificial?
Acha que tudo o que falamos até aqui não combina com o seu estilo de vida ou que vai sair muito caro? Experimente fazer um jardim vertical artificial, pois ele pode causar o mesmo efeito, só que exige menos cuidados e pode ser colocado em qualquer lugar da casa, mesmo sem luz.
Até pouco tempo atrás, as plantas artificiais eram feitas de materiais duvidosos e estavam longe de parecerem com folhagens naturais, mas isso não existe mais! Hoje, inúmeras lojas populares comercializam plantas “falsas” que são, praticamente, idênticas aos formatos, cores, tamanho e texturas das originais.
Vale pesquisar os mesmos tipos de plantas originais na versão artificial para montar um jardim com a sua cara, durável, econômico e muito mais fácil de cuidar. Aliás, fizemos um artigo completo sobre como limpar plantas artificiais sem esforços.
Depois de todas essas dicas de como fazer um jardim vertical, prepare-se para receber muitos elogios das visitas. Além disso, que tal criar uma hortinha na sua cozinha para fazer pratos ainda mais deliciosos? Saiba tudo sobre como ter horta em casa, quais folhas cultivar e cuidados necessários.
Para manter o jardim e todas as folhagens sempre saudáveis, saiba como podar plantas e aprenda técnicas para fazer a poda da maneira correta.
Ainda falando de cuidados com as plantas, que tal fazer um jardim de inverno na sua casa? Sim, você pode! Veja quais pontos levar em consideração, que espécies são mais adequadas e como fazer a manutenção da área no dia a dia!
Ufa, agora você tem uma série de ideias para levar mais verde para sua casa. Siga com a gente para mais dicas de como cuidar das plantinhas e de todos os cantinhos da sua casa.
Até a próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.