Um pernilongo está picando a mão de uma pessoa.

Saber como espantar pernilongos é uma ajuda e tanto! Afinal, vamos concordar: não é nada confortável acordar de madrugada com o zumbido irritante de um desses bichos perto dos ouvidos, ainda mais se você está tendo aquele soninho gostoso e tranquilo. 

Além de causar barulho por onde passa, o inseto ataca com as famosas picadas, que provocam coceira intensa por dias, levando a infecções na pele. Sem contar que alguns podem transmitir doenças, como a dengue

Para evitar toda essa situação desagradável, hoje vamos dar dicas de como espantar pernilongos em casa. 

Por que os pernilongos aparecem

Um dos principais motivos é o calor! Sim, quanto mais altas as temperaturas, maior as chances de se deparar com os pernilongos pelos cômodos e áreas externas. 

Isso acontece porque eles são atraídos pelo suor do corpo humano e, nos dias mais quentes, a fêmea está mais propensa a se alimentar e reproduzir. Então, prepare-se, pois sempre que chegar o verão, eles estarão na sua casa. 

Uma mulher está sofrendo com uma picada de pernilongo.
(iStock)

A seguir, vamos às dicas de como afastar pernilongos e manter a casa protegida. 

Como prevenir que pernilongos voltem para sua casa?

Está cansado de tentar estalar as mãos por todo canto para eliminar esses seres voadores? Essa  tática só funciona na hora, porque os pernilongos se reproduzem muito facilmente e outros novos surgem a qualquer momento. 

Por isso, não adianta tentar eliminá-los, é preciso tomar algumas atitudes para deixá-los bem longe e aprender de vez como afastar pernilongos para que não voltem mais.

Para isso, veja cinco dicas: 

  1. Não acumule água em recipientes: pratos e tigelas com água parada são propícios para reprodução de pernilongos.
  2. Instale telas de proteção: é a principal defesa contra pernilongos, pois dificulta a entrada dos insetos em casa. 
  3. Espalhe repelente pelos ambientes da casa: depois de aplicado, o produto solta um odor que afasta os insetos. 
  4. Deixe portas e janelas fechadas: os pernilongos começam a circular no final da tarde, portanto, nesse horário deixe as frestas bem vedadas.
  5. Mantenha o ventilador ligado: o vento forte atrapalha o vôo do inseto, que fica desorientado e se afasta do local. 

Tipos de repelente para espantar pernilongos

O repelente é item obrigatório, seja em casa, no trabalho ou durante uma viagem. O produto é eficaz para deixar os insetos longe e evitar picadas. 

A formulação do produto é feita para desorientar os insetos e ele pode ser aplicado na pele ou usado nos ambientes da casa. 

Quando você passa um repelente na pele, por exemplo, os insetos não conseguem encontrar você, mesmo que sua pele esteja suando excessivamente. É importante que você não esqueça nenhuma parte do corpo, porque eles acham cada espacinho desprotegido! 

Uma mulher está passando repelente em spray em seu filho.
(iStock)

Existem muitos tipos de repelente para espantar pernilongo e, por essa razão, você talvez fique em dúvida de qual adotar na rotina. Hoje já é possível encontrá-lo em cinco versões: aerosol, loção, spray, óleo e de tomada. 

Antes de decidir qual levar pra casa, é essencial que você conheça cada um deles.

  • Repelente com DEET: é um dos mais comuns e eficazes contra picadas de pernilongos e pode ser encontrado facilmente em farmácias e drogarias. Sua proteção é de 2 a 8 horas e pode ser reaplicado na pele 3 vezes ao dia. É permitido para crianças que tenham entre 2 a 12 anos.
  • Repelente com Icaridina: com maior tempo de eficácia, de 5 a 10 horas, o item fornece alta proteção contra pernilongos e outros insetos e, por ser mais potente, não requer muitas aplicações na pele. No mercado há produtos disponíveis para crianças a partir de 2 meses de idade.
  • Protetor solar com repelente: além de proteger contra os raios solares, também afasta os pernilongos. Com DEET na fórmula, dura em média 2 horas e, para que continue protegendo contra os pernilongos, é preciso reaplicar na pele sempre que sair da água. Existem versões para crianças e para adultos.
  • Repelente de tomada: traz na composição substâncias que, ao serem estimuladas pelo calor da eletricidade, atacam o sistema nervoso dos insetos e faz com que eles se afastem do local. Os fabricantes pedem que o uso seja evitado para pais e mães com bebê de até 1 ano em casa.

Preparamos ainda o infográfico abaixo com algumas sugestões que você pode adotar para manter os pernilongos bem distantes de você e da sua casa: 

Um infográfico com ase seguintes informações dispostas em ícones:

Título: Como espantar pernilongos em casa
Será uma arte única, dividida em duas partes. De um lado, vamos selecionar as dicas de onde colocar o repelente, com alguma imagem de casa ao fundo. Do outro, separar o que podemos fazer durante o dia e o que fazer durante a noite. 

Lado esquerdo: 

Onde colocar repelente: 

Ligue o repelente elétrico perto das camas
Aplique repelente em você e nas crianças 
Use spray nos rodapés e atrás dos móveis
Posicione as armadilhas a, no minimo, 1 metro de altura
___________________________________

Lado direito: 

Como espantar pernilongos:

O que fazer durante o dia:

Passe repelente no corpo todo 
Deixe o ventilador sempre ligado 
Use velas de citronela nos cômodos
Tenha uma raquete elétrica por perto
Limpe a casa com desinfetante de citronela

O que fazer durante a noite: 

Mantenha as portas e janelas fechadas
Conecte os repelentes nas tomadas 
Aplique inseticida nos cômodos 30 minutos antes de dormir
Se tiver mosquiteiros nas camas, é hora de baixá-los
Use pijamas claros, pois cores escuras atraem pernilongos
(Arte/Cada Casa Um Caso)

Cuidados para quem tem bebê em casa

O uso do repelente em ambientes com crianças se faz necessário porque a pele do bebê é bem mais sensível e, se picada por um pernilongo, a criança pode sofrer alergias mais graves. Mas, nem por isso, os pequenos podem usar ou estar em um ambiente com qualquer tipo de repelente. 

Os produtos formulados para adultos também podem causar reações nos pequenos, por isso existem formulações específicas e adequadas voltadas a diferentes faixas etárias, como citamos lá em cima quando falamos sobre os tipos de repelente. 

Portanto, se você tem bebê em casa, fique alerta a essas indicações: 

  • é importante estar atento ao rótulo dos produtos para verificar se a criança tem alergia a algum dos componentes; 
  • não é indicado aplicar repelente em spray ou creme em crianças com menos de seis meses; 
  • não aplique repelentes nas mãos das crianças, porque elas têm costume de levar à boca; 
  • não deixe que a criança durma com repelente aplicado no corpo;
  • evite armazenar o produto em locais que a criança tem acesso;
  • em casos de reações alérgicas, o indicado é procurar um especialista. 

Agora que você já sabe que as altas temperaturas atraem pernilongos, é hora de se preparar para o clima quente e aplicar todos os truques que ensinamos! A dica extra é sempre manter a casa limpa e protegida para evitar que outros tipos de inseto façam uma visita indesejada. Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados