marimbondo

Da mesma família das abelhas e vespas, o marimbondo amedronta por onde passa. Por certo, esse medo é bastante justificável, já que sua picada pode causar reações alérgicas e inflamação intensa. Mas como espantar marimbondo com medidas simples? Vamos te ensinar! 

Aliás, muita gente tem o costume de afugentar o marimbondo usando panos ou prendendo-o em copos. Como se sente ameaçado, o bicho pode dar uma ferroada para se defender e as consequências podem ser graves. Por isso, evite esses métodos e aprenda como espantar marimbondo do jeito certo e com segurança.

O que atrai marimbondo?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que atrai esses insetos para o ambiente doméstico.

De modo geral, todos os animais sempre estão em busca de comida e bebida. São exatamente esses dois fatores que farão os marimbondos aparecerem na sua casa.

“Na verdade, o marimbondo, assim como a abelha, vai tentar encontrar lugares propícios para se alimentar e criar uma colônia. Então, se você tem uma casa com muitas plantas que produzem flores e frutas, saiba que elas são um chamariz para os marimbondos”, explica o biólogo André Buriki. 

Como espantar marimbondo da casa?

Já sabe o que atrai esses bichos, então, enfim, chegou a hora de aprender como espantar marimbondo! São dicas simples e eficazes que, se aplicadas com frequência, mantêm esses e outros insetos longe da sua casa. 

marimbondo
(iStock)

Mantenha a casa limpa

Em primeiro lugar, é essencial manter todas as áreas da casa sempre bem limpas, sem bebidas e comidas expostas nas bancadas ou lixeiras abertas. Quanto mais acúmulo de lixo, principalmente na área externa da casa, maiores as chances de surgirem marimbondos. 

“Como o marimbondo é atraído por restos de alimentos e líquidos, principalmente bebidas mais doces, não é recomendado deixar lixo parado. Ficando de olho nisso, os riscos de uma visitinha indesejada diminuem”, afirma o especialista. 

Não deixe água parada

Água parada não é morada só do mosquito da dengue. Também é um prato cheio para os marimbondos se hidratarem. Por isso, dê uma geral no quintal para ver se não há poças ou vasos com restos de água. 

E, se você tem piscina em casa, enquanto não estiver usando, é necessário mantê-la coberta. 

Vede portas e janelas 

Uma forma prática de como espantar marimbondo é, se notar que há muitos deles rondando os ambientes, vedar bem os vãos das portas e janelas, instalar telas e, quando possível, manter essas entradas fechadas.

Colha as frutas maduras

marimbondo pousa em jabuticaba
(iStock)

Outra prática sugerida pelo biólogo é, se você tiver árvores frutíferas, colher as frutas que estão maduras e evitar que fiquem caídas no chão, pois são essas que os marimbondos preferem, justamente por estarem mais doces. 

Qual produto usar para acabar com os marimbondos?

Segundo Buriki, embora existam muitas receitas caseiras circulando pela internet, ainda não há uma fórmula de como espantar marimbondo, muito menos um repelente para eliminá-los. 

“Muitos insetos ainda conseguem ser afastados com o uso da citronela, por exemplo, mas isso não funciona para marimbondos e abelhas”, ressalta o biólogo. 

Diante disso, o melhor a fazer ainda é manter a casa limpa, não deixar acumular água no quintal e nos vasos de plantas e vedar as portas e janelas. Com esses hábitos simples, você protege sua família contra ferroadas que provocam fortes reações alérgicas e, em excesso, podem levar à morte.  

Para que você se livre dos insetos de uma vez por todas, contamos também detalhes de como espantar abelhas. E como mencionamos, como marimbondos, abelhas e vespas são parentes, você pode usar as mesmas dicas para afastá-los do seu lar. 

Veja ainda como espantar pernilongo e moscas para evitar picadas e contaminação por germes e bactérias. Quer saber também como espantar mosquitos? Aprenda como escolher o inseticida ideal para sua casa

Esperamos que você aproveite todas as nossas dicas de como espantar marimbondo e outros insetos para evitar picadas desagradáveis e ainda manter sua casa protegida. 

Fique com a gente e se atualize sobre o universo da limpeza, da organização e dos cuidados com seu lar. Até mais! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.