Limpeza sem sair do sofá! 8 dicas de como escolher e usar o robô aspirador
fevereiro 17, 2022 - 7 minutos de leitura.Da potência do motor às funcionalidades: saiba tudo sobre como escolher o seu novo assistente de limpeza.Um tira o pó. O outro também passa pano. Os robozinhos que ajudam na limpeza da casa ganharam fama e ter um é o sonho de muitos por aí. Mas é preciso saber como escolher um robô aspirador para adquirir um produto que caiba no seu bolso e realmente contribua para sua rotina.
Se você está em busca de um, veja 8 pontos de atenção ao procurar um robô aspirador para chamar de seu e mais algumas dicas de uso para o dia a dia.
Como escolher um robô aspirador?
Pois é, sair de casa para o trabalho e deixar um robô aspirando tudo para você é possível. Há alguns anos, isso era coisa do seriado ‘Os Jetsons’. Mas hoje, é uma realidade.
No entanto, antes de ter esses pequenos ajudantes há o desafio de como escolher um robô aspirador. Afinal, modelos não faltam nas lojas e e-commerces.
Esses aparelhos apresentam funcionalidades, potências e características diversas, que variam do design até o tipo de limpeza. Vamos ver as principais a seguir e acerte na sua escolha!
1. Potência do motor
A potência do motor vai dizer o quanto o seu aspirador aguenta sugar de sujeira, girar as escovas e fazer outras funções.
Para saber se a potência vai atender suas necessidades, pense no nível de sujeira geralmente acumulada em seu piso. Depois, faça uma reflexão: será que preciso de algo mais potente ou posso optar por um robô mais em conta, para uma limpeza mais pontual?
2. Nível da bateria
Se você pensa em sair de casa e deixar o seu amigo eletrônico trabalhando por você, é bom considerar este item.
De acordo com alguns sites especializados no tema, os modelos mais conhecidos apresentam uma autonomia que pode variar de 1h30 a 2h. Geralmente, essa informação está escrita nas indicações do produto.
3. Funções e acessórios de limpeza
Há robôs que apenas aspiram e outros que também passam pano no piso, como se fossem um mop. Os aspiradores contam com escovinhas, enquanto os que passam pano também vem com reservatório para água, produtos e um pano específico para o robô.
Mais uma vez, leve em conta sua necessidade de limpeza. Robôs mais completos apresentam mais funções, mas também são mais caros.
Ainda nessa questão, verifique a capacidade de água/produto de limpeza do reservatório; a possibilidade de fazer uma programação de limpeza por horário/dia e a possibilidade de criar e programar ciclos de limpeza. Tudo isso pode ajudar na sua faxina com o robô.
4. Modos de limpeza disponíveis
Geralmente, os robôs seguem os modos de limpeza descritos abaixo. Nem todos os modos estão disponíveis em todos os aparelhos. De novo, verifique quais modos são mais necessários na sua rotina antes da compra.
- Limpeza de laterais e bordas da casa;
- Modo turbo: uma sucção mais forte e mais força ao esfregar;
- Limpeza em círculos: o aparelho fica girando apenas em uma área reduzida;
- Limpeza focada: de acordo com o modelo, detecta a sujeira e os locais por onde já passou.
5. Inteligência do seu robô aspirador
Se atentar para a inteligência do aparelho também é um ponto importante na hora de saber como escolher um robô aspirador.
Geralmente, o robô volta sozinho para a base para recarregar, mas alguns modelos vão além. Há aparelhos que fazem até uma auto limpeza enquanto estão na base. Outros ainda conseguem reconhecer o ambiente e evitar escadas, pisos altos e até piscinas.
6. Conectividade com os apps
Ainda falando sobre a inteligência do robô, saiba que a grande maioria tem conectividade com wi-fi e com os apps de smartphones.
No entanto, é interessante conferir a versatilidade desses aplicativos, opções e até a experiência de navegação antes de selecionar um modelo. Há versões que atendem comandos de voz e se conectam via Bluetooth com outros assistentes.
7. Design do aparelho
O design também é importante! Mas claro, não leve em conta apenas a beleza ou a cor do seu robô aspirador.
Em vez disso, considere o tamanho, a largura e se é possível que ele entre embaixo dos móveis sem acabar entalado. Além disso, os que têm rodinhas maiores conseguem passar por pequenos degraus e desníveis.
8. Atenção aos comparativos
Hoje em dia, acredite, se encontra comparativos de carros a ventiladores na internet. Portanto, vale a pena gastar alguns minutos ou horas conferindo testes dos modelos, avaliações e outras informações.
Ah, leve em conta toda a lista acima para comparar os modelos!

Como usar o robô aspirador no dia a dia?
Depois de entender como escolher um robô aspirador, vamos para a parte mais legal: o uso do nosso amigo robótico!
Geralmente, não há dificuldade. Mas veja o passo a passo comum para quase todos os modelos:
Encaixe as escovinhas e ‘panos’
Acople as escovinhas, paninhos e mops na parte inferior do seu aspirador robô. Confira se estão funcionando e bem fixadas antes de deixar que ele saía funcionado pela casa.
Use o aplicativo e conecte o robô à rede
Baixe o aplicativo para celular para comandar o robô. Feito isso, certifique-se de conectar o seu robô aspirador à rede wi-fi. Desse modo, é possível controlá-lo pelo celular, gerenciar sua bateria e aproveitar todas as funcionalidades.
Instale a base de recarga
Alguns modelos contam com a recarga automática, como citamos acima. Desse modo, considere ter uma conexão ou extensão no nível do solo para instalar a base de recarga. Certifique-se de não deixar obstáculos no caminho, assim o robô pode acessar e sair do local sem dificuldade ou acidentes.
Preencha o reservatório de água/produto de limpeza
Também como já mencionamos anteriormente, há modelos (geralmente os que têm a espécie de mop) que têm um reservatório de água ou produto de limpeza. Preencha o recipiente seguindo as instruções do manual.
Quais produtos usar com o robô aspirador?
Os robôs aspiradores que passam pano podem ser usados apenas com água ou com algum produto de limpeza. O mais indicado, nesse caso, são os desinfetantes sem cloro.
Ao usar o produto, respeite a indicação do fabricante de diluição em água. Além disso, certifique-se com certa frequência se o produto não entupiu o reservatório, pois é algo que pode acontecer.
Como limpar robô aspirador?
As indicações de limpeza e manutenção do robô aspirador podem variar, de acordo com o modelo. No geral, o indicado é higienizar uma vez por semana.
Siga estes passos para saber como limpar robô aspirador:
- Obedeça à risca as instruções de limpeza e manutenção do manual;
- Não faça a limpeza com ele ligado;
- Troque a água e produtos de limpeza;
- Troque a escova de limpeza no prazo aproximado de 6 meses.
Quais cuidados tomar com um robô aspirador?
Um aspirador robô é tudo de bom, mas é importante entender que ele não é brinquedo. Portanto, alguns cuidados são essenciais.
Veja o que evitar quando se tem um robô aspirador:
- Não o use em temperaturas elevadas e diretamente sob a luz solar;
- Nada de colocar crianças, pets ou qualquer objeto sobre o seu aspirador robô;
- Não use líquidos, água ou panos úmidos na limpeza de seus componentes eletrônicos (mais uma vez: siga o manual de instruções);
- Para evitar acidentes, não coloque os dedos, rosto ou cabelo próximos do aparelho;
- Não deixe a base de carregamento exposta à luz solar ou o aspirador exposto ao fogo;
- O aspirador é indicado apenas para limpeza doméstica e para pisos do interior de casa. Diante disso, não use o robô em pisos terrosos ou arenosos;
- Não o deixe aspirar água, objetos cortantes, líquidos inflamáveis ou fezes e urina de animais;
- Como há risco de queda, atenção aos pisos com elevações e escadas.
Por fim, vale lembrar que, caso tenha qualquer dúvida, você deve consultar o manual de instruções do aparelho e seguir à risca o que está descrito ali. Nesse artigo sobre como escolher um robô aspirador reunimos dicas mais gerais, mas algumas podem não se aplicar ao seu aparelho.
O robô pode ser um aliado e tanto da limpeza! E para saber mais dicas de como facilitar a sua vida e ter uma casa sempre limpinha e organizada, acompanhe nossos conteúdos! Relembre alguma dicas que já demos por aqui:
Como fazer um cronograma de limpeza?
Dia de faxina! Como fazer aquela limpeza pesada em casa
Tudo sobre o mop, seu aliado na limpeza da casa
Quais os produtos de limpeza essenciais para eu ter em casa?
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.