Inseticidas: como escolher o seu e afastar os mosquitos de casa
novembro 16, 2021 - 5 minutos de leitura.O produto é eficaz para uso doméstico e tem resultado rápido, pois atinge diretamente o sistema nervoso do insetoMosquitos podem ser bastante incômodos dentro de casa, ainda mais quando estão zanzando em cima dos alimentos e perto do lixo. Como esses bichos são atraídos por ambientes mais quentes, odores corporais, restos de comida e água parada, a casa acaba se tornando um ambiente ideal para sua circulação e reprodução.
O que muita gente desconhece é que a presença do mosquito aumenta os riscos de proliferação de bactérias e germes. Para que você comece a ficar alerta, saiba que existem duas espécies de mosquito transmissoras de doenças: o Anopheles, que pode nos contaminar com malária, e o Aedes, portador de Zika, dengue, chikungunya e febre amarela.
Para eliminar de vez os mosquitos da sua casa, uma saída é adotar o uso do inseticida, produto encontrado facilmente em supermercados e lojas de itens de limpeza. Tire suas dúvidas sobre a ação dos inseticidas e escolha o que mais se adequa para a sua casa.
Para que serve o inseticida?
Antes de escolher o melhor produto para eliminar os mosquitos da sua casa, é preciso entender para que serve o inseticida. Em sua formulação, há um conjunto de compostos químicos que atacam diretamente mosquitos, larvas, ovos, pulgas, pernilongos, moscas, baratas, cupins, traças e, quanto mais frequente for seu uso, maior será seu poder de eficácia.
Ao detectar o tipo de mosquito que está circulando pelos ambientes, você consegue comprar um inseticida específico para aquele inseto e de acordo com as suas necessidades. Só assim terá o resultado esperado. Mas por que os inseticidas são diferentes uns dos outros? Porque cada um atinge as pragas em áreas distintas, como músculos, respiração ou sistema nervoso.
Quais são os ingredientes ativos do inseticida?
Veja abaixo quais são os principais ativos de cada um e quais insetos são capazes de eliminar:
- Piretróides: feita de um ingrediente natural, a piretrina, é bem eficaz na eliminação de mosquitos. Em pouca quantidade já consegue espantar formigas, lagartas e moscas brancas de casa, principalmente de áreas com plantas;
- Glifosato: é um dos compostos mais populares no mundo, porque é poderoso contra os mosquitos. Seguro, não apresenta efeitos colaterais e pode ser usado em plantas, jardins e hortas;
- Organofosforados: é bastante usado no setor agrícola e, por isso, é mais indicado para eliminar pragas que circulam em grandes plantações, como moscas e lagartas. Como não é recomendado para uso doméstico, pode causar mal-estar em humanos e pets;
- Óleo de neem: feito a partir de uma árvore indiana, é encontrado em versão spray ou óleo, tem uma formulação totalmente natural e, por isso, é um dos mais seguros para a saúde. Eficaz contra baratas, moscas e lagartas.
Quais são os tipos de inseticida?
Os inseticidas também se apresentam em diferentes formatos. Saiba mais:
- Aerossol: é um dos produtos mais conhecidos pela praticidade e efeito imediato no uso doméstico, já que você só precisa apertar o sensor diretamente no inseto. Como eles atacam o sistema nervoso do bicho, o problema é resolvido em segundos;
- Automático: indicados para uso em mosquitos e moscas, o produto funciona a pilhas e é programado automaticamente para disparar jatos em curtos espaços de tempo, por isso, se você quer manter os insetos longe com praticidade, invista no produto;
- Spray: com uma textura mais líquida que o aerossol, pois não tem gás na formulação, traz um jato moderado, mas com a mesma eficácia dos demais produtos. É feito para aplicar nos cômodos como forma de prevenção ou após uma faxina;
- Líquido: também feito para uso doméstico, elimina quase todos os tipos de inseto: baratas, formigas, moscas, mosquitos e pernilongos. Após fazer uma limpeza na casa, aplique o produto no chão com a ajuda de um pano úmido.

Quais são cuidados ao usar inseticida?
Por conter muitos ingredientes potencialmente tóxicos, o inseticida pode causar alguns impactos na nossa saúde e também nos nossos pets. Algumas reações relacionadas ao uso do inseticida são: alergias na pele, irritação nos olhos e enjoos.
Mais uma vez, vale lembrar que, para cada produto, existe um modo de uso. Por isso, sempre leia os rótulos e especificações do fabricante para evitar problemas de saúde inesperados.
Selecionamos alguns cuidados ao usar inseticida em casa:
- Antes de aplicar inseticida na casa, tire todas as pessoas dos ambientes, principalmente crianças, gestantes, idosos e pets;
- Use a quantidade indicada na embalagem do produto para não exagerar e aumentar o nível tóxico do produto;
- Roupas, brinquedos, talheres, pratos e copos devem ser retirados do local antes da aplicação do inseticida;
- Terminou de borrifar o produto? Lave bem as mãos com água e sabão e evite colocar os dedos na boca, no nariz e nos olhos;
- Se preferir, faça receitas caseiras para espantar os mosquitos, diminuir os riscos de intoxicação e ainda sentir aquele cheirinho gostoso na casa toda.
O inseticida elimina mosquito da dengue?
Como sabemos, o mosquito da dengue é atraído, principalmente, por locais onde há água parada, como vasos de plantas, potes, garrafas e pneus. Então, a primeira atitude para evitar o aparecimento dos insetos é não acumular água nesses recipientes.
Mas será que inseticidas eliminam o mosquito da dengue? Infelizmente não, porque os produtos disponíveis no mercado ainda não apresentam eficácia totalmente comprovada.
Existe um inseticida formulado exclusivamente para uso profissional aplicado por agentes que fazem parte do time da vigilância sanitária do Ministério da Saúde. Eles vão até as casas preparados com equipamentos adequados para fazer a dedetização.
Com todas essas dicas, você não precisa mais lidar com esses seres voando ou rastejando pela sua casa! Ah, uma dica para manter os mosquitos bem longe é deixar a casa sempre limpinha, organizada e cheirosa. Afinal, sua casa merece ser o melhor lugar do mundo.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.