mulher limpando azulejo do banheiro

Com certeza, você já se deparou com o mosquito de banheiro – também conhecido como mosca de banheiro – enquanto estava tomando banho, certo? Esses pequenos insetos costumam ficar parados no azulejo do box e, se você tenta afugentá-los, eles voltam e se fixam no mesmo lugar.

Quer saber como espantar mosquito de banheiro de uma vez por todas? No artigo de hoje vamos contar tudo sobre o inseto, por que ele surge no ambiente e alguns cuidados no dia a dia para afastar esse bichinho da sua casa!  

O que é mosquito de banheiro? 

Pouca gente sabe, mas o mosquito de banheiro pertence à mesma família dos mosquitos e pernilongos, ou seja, insetos que possuem duas asas. 

Quando estão soltos na natureza, esses bichos costumam fixar moradia e se reproduzirem em áreas mais úmidas, como interior dos troncos de árvores e poças de água. 

Já em casa, eles costumam entrar pelo ralo do banheiro e se abrigar dentro do box, mais precisamente nos azulejos ou paredes, por ser um local bastante úmido. 

Por isso, não adianta fechar as janelas porque isso não vai ajudar a afastar o mosquito de banheiro, já que a principal porta de entrada para ele é o ralo. Nesse sentido, a limpeza do item é essencial para evitar o aparecimento desses insetos. 

mosquito de banheiro
(iStock)

Por que esses mosquitinhos ficam no banheiro?

O banheiro atrai esses insetos, como já mencionamos, por ser um ambiente úmido. Além disso, é nesse cômodo que eles encontram comida. 

“O mosquito costuma aparecer no banheiro porque seus principais alimentos são a gordura e os restos de cabelo e pele morta que saem do nosso corpo. Então, enquanto você estiver ali, soltando resíduos, esses insetos vão continuar rodeando o interior do seu box”, explica o biólogo André Buriki. 

Esses bichos fazem mal?

“Ainda não há comprovação científica de que esse inseto cause algum malefício para a saúde das pessoas”, diz Buriki. 

“Porém, enquanto estiver passeando pelo box do seu banheiro, pode carregar germes e bactérias de um lugar para outro”, alerta o especialista. E essas bactérias espalhadas por aí podem causar mal-estar, enjoo e outras doenças.

Além disso, o aumento de mosquitos de banheiro pode ser sinal de falta de higiene. Ou seja, o inseto em si é inofensivo, mas carrega consigo algumas ameaças e sinais de alerta. 

Como afastar esses mosquitos no dia a dia?

mulher limpando azulejo do banheiro
(iStock)

Afinal, como acabar com mosquito de banheiro e evitar que a sua família sofra com contaminação por bactérias? É simples! 

De acordo com Buriki, para afastar esse tipo de bicho é preciso manter a limpeza dentro do box, removendo toda a gordura de vidro ou acrílico, azulejos e rejuntes, além de lavar o ralo com frequência. 

“Essas são as melhores maneiras de afastar o mosquito de banheiro porque, sem alimento, não há razão para que ele continue no ambiente”, ressalta o biólogo. 

Quais produtos usar para espantar esses mosquitos?

Como contamos, a limpeza é o jeito mais eficaz de afastar o mosquito de banheiro. Para que sua faxina fique mais fácil, separamos tudo que você vai precisar. Olha só:

  • desinfetante;
  • detergente neutro;
  • vinagre branco;
  • bicarbonato de sódio;
  • pano de limpeza;
  • rodo. 

Como fazer a limpeza do banheiro?

ralo de banheiro
(iStock)

Se você ainda tem dúvidas de como acabar com mosquito de banheiro, a solução é fazer uma boa limpeza no cômodo com os produtos certos! Veja nosso passo a passo para não errar. 

  1. Comece esfregando todo o box com água morna e detergente neutro.
  2. Depois disso, passe desinfetante nos azulejos que ficam dentro do box.
  3. Misture vinagre branco e bicarbonato e jogue no ralo do chuveiro e no ralo da pia. 
  4. Espere cinco minutos para que os produtos ajam e jogue água quente. 
  5. Com a ajuda de um rodo e pano úmido, passe desinfetante no chão do banheiro.

Quais são os cuidados para evitar que eles voltem?

Embora você siga todos esses passos, se não houver uma constância na faxina, o mosquito de banheiro pode voltar e continuar passando germes de um lugar para outro. Por isso, anote aí alguns hábitos importantes para evitar novos insetos no ambiente: 

  • faça uma boa faxina no banheiro, pelo menos, uma vez por semana;
  • aplique água sanitária nos ralos e no vaso sanitário duas vezes por semana;
  • deixe a tampa do vaso sanitário abaixada e os ralos fechados durante à noite;
  • evite acúmulo de mofo nos cantinhos do box e nos rejuntes. 

É importante seguir à risca o cronograma de limpeza do banheiro para afastar ainda outros tipos de insetos e deixar o ambiente livre de microrganismos. 

Falando em animais indesejados, muita gente tem dúvida sobre o que fazer para acabar com as baratas! Se esse é o seu caso, leia nosso artigo com táticas simples para mantê-las longe de casa. 

Quer ter um banheiro cheiroso? Saiba como colocar pedra sanitária no vaso e descubra como fazer a fixação correta dos diferentes modelos desse item de limpeza.

Agora que você já sabe como acabar com mosquito de banheiro e outras dicas de limpeza, é hora de fazer aquela faxina completa no ambiente e nunca mais tomar um susto com insetos. 

Por aqui, continuamos com muitas novidades para fazer da sua casa o melhor lugar do mundo. Esperamos você de volta! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.