Guia de como economizar energia no inverno
agosto 11, 2022 - 7 minutos de leitura.Especialista em sustentabilidade e engenheiro civil dão dicas para que você mantenha o conforto em casa durante os dias mais frios sem gastar mais por issoAs temperaturas mais baixas nos fazem ficar mais tempo dentro de casa e usando, por tempo prolongado, eletrodomésticos e aparelhos que consomem dezenas de quilowatts. Mas então, como economizar energia no inverno?
Saiba que sim, é possível adotar alguns hábitos que ajudam a poupar e manter a casa bem aquecida! O Cada Casa Um Caso conversou com um engenheiro civil e com um especialista em sustentabilidade e reuniu dados de consumo para ajudar nessa jornada. Confira a seguir.
Campeões no gasto de energia

Para começar a pensar em como economizar energia no inverno é interessante entender quais aparelhos são os mais “gastões”. Quem está no topo dessa lista é o aquecedor.
“O aquecedor tem uma espécie de termostato que esquenta e usa muita energia elétrica”, explica Marcus Nakagawa, professor da ESPM e especialista em sustentabilidade.
Mas quanto gasta de energia um aquecedor elétrico? É preciso entender que nem todos os eletrodomésticos e modelos consomem energia por igual. A dica para reconhecer o que gasta mais é se atentar aos dados oficiais do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).
Diversos aparelhos, como refrigeradores, ventiladores, condicionadores de ar, lâmpadas e outros, contam com o selo Procel, que indica ao consumidor os produtos que apresentam os mais altos níveis de eficiência energética, ou seja, têm bom desempenho gastando menos energia.
Para ajudar ainda mais, o Cada Casa Um Caso fez um levantamento que traz hipóteses de uso e consumo de alguns dos eletrodomésticos comuns nos lares brasileiros. Veja no infográfico abaixo:

O consumo de chuveiro elétrico, por exemplo, só fica atrás do aquecedor de ambientes. Ou seja, para que a conta de luz não pese no final do mês, mesmo que seja tentador, evite tomar banhos longos e muito quentes.
Nakagawa lembra que, além do chuveiro elétrico e dos aquecedores, o ar-condicionado também é um grande gastador. Esse eletrodoméstico, quando do tipo split, pode chegar ao gasto de 193,76 kWh! Fique de olho no uso desse item ao pensar em como economizar energia no inverno – e também no verão.
Mas como economizar energia elétrica e manter a casa aquecida?

Para aquecer a casa nem sempre é preciso recorrer à energia elétrica, mas, sim, utilizar alguns truques que ajudam a tornar o ambiente mais quentinho, aconchegante e até sustentável.
“Existem outras estratégias para esquentar os espaços, como o uso de mantas, cobertores e cortinas, que ajudam a preservar o calor do sol”, aponta o especialista em sustentabilidade.
Ele continua: “Use edredons mais pesados e agasalhe-se para dormir. Não faz sentido dormir de shorts e camiseta e manter o ar-condicionado em temperatura elevada”.
Ainda assim, quer usar a função de aquecedor do seu ar-condicionado? Nakagawa indica que isso seja feito de forma moderada e não mantendo o aparelho em altas temperaturas por períodos prolongados.
O mesmo vale para quem tem aquecedor em casa. O item deixa o ambiente na temperatura ideal, mas deve ser usado com consciência. Ter essa cautela já vai ajudar a entender como economizar energia elétrica.
4 dicas práticas para gastar menos com a conta de luz no inverno

Além da dica do professor sobre o uso do ar-condicionado e o cuidado com o aquecedor, o que mais é possível fazer para saber como economizar energia no inverno e manter a conta de luz controlada? Existe, por exemplo, um melhor horário para usar itens que gastam mais energia?
A fim de responder esses questionamentos, o Cada Casa Um Caso criou uma lista de cuidados com a ajuda de Nakagawa e do engenheiro civil Marcus Grossi. Veja a seguir e adote esse manual de boas práticas.
1. Escolha o melhor horário para aquele banho quentinho
Grossi explica que o horário de pico de uso de energia pode elevar o valor cobrado pelas companhias elétricas. Portanto, é indicado ficar de olho no relógio tanto pelo período que se passa no banho quanto pelo horário em que se escolhe entrar debaixo da ducha!
“Evite tomar banho no horário de pico (das 18h às 21h), pois a energia elétrica nesse período normalmente é mais cara. Os valores dependem da concessionária de energia da sua cidade”, explica o engenheiro civil.
Já Nakagawa reforça que é melhor um banho rápido e não muito quente e brinca que o hábito pode fazer bem até mesmo para a nossa pele.
2. Atenção aos equipamentos que usam refrigeração ou aquecimento
Equipamentos que precisam de aquecimento ou refrigeração gastam bastante energia. Aqueles que usam aquecimento por meio de indução ou corrente elétrica podem precisar de mais tempo para chegar à temperatura ideal.
Diante disso, Grossi indica que a utilização desse tipo de eletrodoméstico seja moderada. Portanto, cuidado para não abusar do ar-condicionado ou do aquecedor.
Mas nem só esses itens pedem atenção. Ainda pensando na economia, o engenheiro civil alerta para um ponto extra que está relacionado às condições de uso e preservação das geladeiras e freezers.
“Verifique a vedação da geladeira. Uma simples fresta na borracha da geladeira pode aumentar muito seu consumo de energia”, alerta Grossi.
Inclusive, se a sua geladeira parou de gelar, saiba que já escrevemos sobre esse tema e podemos trazer caminhos para ajudar a solucionar esse problema!
3. Aproveite os dias mais baratos
Lembra da listinha que trouxemos logo no início deste texto!? Pois, então! Saiba que existem dias da semana que a tarifa é reduzida. Portanto, se precisa usar a secadora de roupas, o ar-condicionado ou os aquecedores, prefira os finais de semana para fazer isso por períodos prolongados.
“Nos finais de semana e nos feriados, a tarifa vigente é a mais barata em todos os horários (e para todas as distribuidoras). Desta forma, deixe para usar os equipamentos mais gastões nesses dias”, indica Grossi.
Ainda assim, se prefere economizar e não usar a secadora de roupas, recorra a alguns truques para secar roupa no inverno que nem sempre necessitam de energia elétrica no processo.
4. Deixe o sol entrar!
Nada como o ar puro para melhorar o ambiente de uma casa, não é mesmo!? Mas saiba que além disso, manter as janelas abertas em um dia com sol pode evitar o acionamento do seu ar-condicionado e do seu aquecedor elétrico. Essa é outra recomendação feita pelo engenheiro civil.
“Otimize o aquecimento interno da casa com a luz solar. Deixe a luz solar entrar na sua casa durante todo o dia. Mantenha as janelas abertas se o ar de fora estiver quente para que a radiação solar esquente o interior do seu imóvel”, orienta Grossi.
Economia para o bolso e ajuda para o planeta
Pronto! Agora você já sabe como economizar energia no inverno sem passar frio, mantendo a casa quentinha e aconchegante! Mas para finalizar, vale ressaltar que adotar táticas de economia de energia em casa faz bem para o bolso e para o planeta.
“A energia no Brasil é verde, pois vem da força das águas (hidrelétricas), porém quando todos usam muita energia é preciso ligar as termelétricas que são à base de carvão e petróleo e isso emite mais carbono e polui o planeta”, explica Marcus Nakagawa, o especialista em sustentabilidade consultado pela reportagem.
Já o engenheiro civil Marcus Grossi lembra que a questão, além de sustentável, pode ter um efeito em cadeia que é refletido em quem tem menos condições financeiras.
“Pensar sobre economia de energia elétrica é mais do que uma análise estritamente financeira, mas também ecológica e social. Altos consumos de energia elétrica em massa pela população tendem a aumentar o custo unitário para todos, prejudicando os mais pobres”, alerta Grossi.
É hora de poupar energia! Aproveite e confira também dicas que ajudam na economia de água.
O Cada Casa Um Caso traz conteúdos diários que te ajudam a lidar com quase todas as tarefas do seu lar.
Te esperamos na próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.