mulher sentada no sofá com manta

Vamos combinar que, durante o tempo frio, uma das melhores sensações é ter uma casa quentinha, certo? Muita gente não sabe, mas existem algumas táticas simples e econômicas de como aquecer a casa no inverno.

Além disso, quando mantemos os ambientes aquecidos e aconchegantes, evitamos desconfortos e mal-estar, como pés e mãos gelados, dificuldade para pegar no sono e até falta de concentração. 

Então, se você é do time que ama ter a casa aquecida para ficar junto com a família toda, separamos 10 dicas infalíveis para aplicar já! 

Como aquecer um ambiente frio?

Não existe nada mais incômodo do que sentir aquele ventinho frio vindo das frestas das portas e janelas. Mas como aquecer a casa no inverno e deixar todos os cantinhos da casa bem longe dessa sensação desagradável? 

Em primeiro lugar, um bom truque que pode ajudar a resolver parte do problema é tentar vedar essas entradas de ar com panos grossos ou plástico-bolha. Veja outras táticas de como aquecer um ambiente frio! 

1. Roupas de cama com tecidos mais grossos

Durante o inverno, algumas pessoas sentem desconforto na hora de dormir. Para pegar no sono mais facilmente, a dica é comprar jogos de cama com tecidos mais grossos e quentes, como edredons, cobertores macios ou mantas feitas de veludo, flanela ou plush. 

Para completar o jogo de cama, dê atenção também ao tecido da capa do travesseiro. 

2. Mantas e cobertores no sofá

sofá com manta bege
(iStock)

Quem não gosta de aproveitar o tempo frio para assistir filmes no sofá? Pois é! Se o seu sofá não é de veludo ou de um tecido mais quente, invista em mantas e cobertores. Esse truque é ótimo para quem deseja dar um toque diferente à decoração da sala e ainda saber como aquecer a casa no inverno. 

3. Tapetes

Embora o tapete seja um acessório perfeito para proteger o piso de arranhões e manchas, pode ser usado para aumentar a temperatura dos ambientes no inverno. Aposte em um modelo mais fofinho para, além de decorar o ambiente, evitar o contato direto com o piso gelado. 

4. Cortinas

sala com luminárias e cortinas
(iStock)

Ao mesmo tempo que trazem mais aconchego e acolhimento para os ambientes, as cortinas conseguem espantar o vento frio que vem de fora, tapando qualquer frestinha. Outra vantagem é que elas mantêm o calor no ambiente sem esquentar demais. 

5. Aquecedor

Seguindo com as dicas de como aquecer a casa no inverno, considere a compra de um aquecedor. Esses aparelhos são feitos especificamente para manter os cômodos bem quentinhos por algumas horas. É só escolher o modelo e tamanho de acordo com suas necessidades. 

6. Torneira elétrica

Ninguém gosta de lavar louça no inverno, fato! Porém, há uma solução para acabar com esse incômodo de vez: torneira elétrica para a pia da cozinha. Assim, a água já sai quentinha. 

Entretanto, essa solução não é a mais econômica da lista, pois é preciso instalar a torneira e ainda lembrar que a conta de luz virá mais cara com o uso do equipamento. 

7. Revestimentos

Outro passo é apostar em revestimentos específicos para o piso dos diversos cômodos. O piso vinílico, por exemplo, pode ser usado em salas e quartos como tática de como aquecer a casa no inverno. Como é um revestimento atérmico, mantém uma temperatura agradável durante todo o ano.

Outra sugestão de piso confortável em estações mais frias é a madeira que, além de ser resistente, altamente durável e fácil de limpar, permite que você ande descalço sem tomar aquele susto com um chão extremamente gelado. 

Como aquecer a casa de forma econômica?

Em contrapartida, se você não pretende ter gastos extras nos próximos meses, saiba que existem maneiras de como aquecer a casa no inverno sem pesar no seu bolso. Selecionamos táticas simples que podem te ajudar a deixar a casa bem quentinha! 

1. Luz do sol

home sentado em cadeira rústica
(iStock)

Quando bate aquele vento frio em casa, a melhor solução para elevar a temperatura do ambiente é abrir todas as cortinas para deixar a luz natural entrar. O sol consegue manter a casa aquecida por algumas horas e ainda traz mais energia e disposição. Assim que o sol se pôr, feche as cortinas e aproveite o calor deixado por ele. 

2. Acessórios com cores quentes

As cores quentes são bastante recomendadas para dar uma sensação de casa mais aquecida. Então, a dica é tirar do armário todos os acessórios com cores vibrantes, como mantas, almofadas, tapetes, jogos de cama e cobertores para dar um up na decoração dos cômodos. Use sua criatividade e monte um lar bem alegre e colorido! 

3. Disposição dos móveis

Às vezes, até mesmo pequenas mudanças fazem a diferença! Por isso, se você pretende investir em formas de como aquecer a casa no inverno, pense em trocar alguns móveis de lugar. Isso mesmo! 

Sofás, cadeiras e poltronas podem ser posicionados em locais estratégicos para evitar a passagem de ar. Outra dica é colocá-los diretamente nas áreas em que o sol bate com mais frequência. 

Que tal colocar mais verde na sua casa? Fizemos um artigo especial com dicas de como fazer um jardim de inverno e respirar ar puro mesmo durante as baixas temperaturas. 

Seguindo essas dicas de como aquecer a casa no inverno, aos poucos você irá perceber que todos os ambientes estão mais quentinhos e aconchegantes. 

Por aqui, estamos te esperando de volta com muito mais artigos sobre limpeza, organização e cuidados com a casa. Afinal, é uma delícia proporcionar mais bem-estar para quem a gente ama! 

Até a próxima.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.