mulher abraça filhote de cachorro

Você sabia que as pulgas não vivem apenas nos pets? Pois é! Esses insetos incômodos podem infestar tanto os bichinhos quanto seus donos! Por isso, é importante saber como acabar com pulgas. 

Quando somos picados por uma pulga, é comum surgirem lesões avermelhadas na pele e bastante coceira. Em casos mais graves, levam a infecções, facilitando a contaminação por bactérias.

Os locais preferidos das pulgas são os mais escondidos e escuros, como cantinhos atrás dos móveis, tapetes, carpetes, mantas, cobertores, sofá e casinhas de cachorro e gato. 

Esses lugares são ideais para que elas botem os ovos, já que há mais dificuldade de serem localizados. A partir dessa informação, você tem uma ideia de onde limpar com atenção. 

Portanto, se você notar que seus pets estão se coçando com mais frequência, vale uma visita ao veterinário e também aprender como acabar com as pulgas que estão atacando seu animalzinho e invadindo sua casa. Veja o que fazer para manter seu lar longe desses insetos. 

Como limpar a casa para evitar as pulgas?

Para manter a casa livre de pulgas, é necessário mudar alguns hábitos na rotina da casa e no cuidado com cães e gatos. A médica-veterinária Waleska Loiacono conta quais hábitos podemos manter para evitar pulgas em casa: 

  • sempre mantenha a área interna e externa da casa bem limpas; 
  • lave os objetos principalmente do pet com água morna;
  • cumpra a periodicidade de visitas do pet ao veterinário;
  • se preciso, contrate um serviço profissional de dedetização.

Como acabar com as pulgas dentro de casa?

mulher coçando a mão
(iStock)

De acordo com a bióloga Mariana Saka, o controle das pulgas depende muito do tipo de infestação. “Se for uma infestação leve, ou seja, você encontra uma ou outra pulga ocasionalmente no seu animal, você pode controlar a situação com catação manual, aplicação de remédios anti-pulgas no seu amigo, uso de aspirador para limpar cantos, frestas e tapetes”.

“Também pode-se usar o óleo de citronela ou plantar arbustos de citronela para afastar as pulgas. Porém, se o nível de infestação é alto, ou seja, você vê pulgas pulando no chão, muitas pulgas em seu animal de estimação, pulgas na cama etc, é mais difícil controlar a infestação”, recomenda.

A profissional explica que, nesse caso, serão muito dias de limpeza com aspirador de pó, até que se complete o ciclo de vida da pulga e todos os ovos e adultos tenham sido eliminados (que pode durar cerca de 3 meses). 

Como eliminar pulgas com inseticidas?

Existem muitos inseticidas no mercado para pulgas, normalmente à venda em lojas agropecuárias e em petshops. É muito importante, antes de investir ou decidir por um inseticida, descobrir a origem da infestação, ou seja, entender se a infestação veio do animal de estimação, de um tapete doado etc. 

Porém, Waleska ressalta que a maioria dos inseticidas pode ser tóxia aos animais e crianças, por isso é necessário adotar alguns cuidados simples.

“Se você tem pets e crianças em casa, o melhor a fazer é utilizar os produtos e deixar aquele ambiente vazio por algumas horas para não correr o risco de possíveis intoxicações”, orienta a veterinária. 

Ela ainda faz um alerta: “De qualquer modo, é sempre importante consultar a bula e orientações do fabricante e, caso tenha algum acidente, procure ajuda médica veterinária o quanto antes”. 

O que fazer para prevenir uma infestação por pulgas?

Como o pet pode trazer as pulgas para dentro de casa, é importante cuidar bem do bichinho. 

“Para prevenir a infestação por pulgas, é interessante aplicar remédio anti-pulgas ou coleira anti-pulgas em seu animal, evitar o contato com animais desconhecidos, escovar ou observar seu animal de perto”, lista a bióloga Mariana Saka. 

A casa também pede cuidados. “É importante varrer ou passar aspirador para evitar deixar cantos com sujeira, lavar tapetes periodicamente e fazer uma limpeza mais profunda eventualmente”, completa a bióloga. 

Esperamos que você tenha aprendido como acabar com as pulgas em casa e manter seus bichinhos saudáveis e livres para circularem em todos os ambientes. Boa limpeza!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.