Pequeno rato passando por um furo na parede

Vamos concordar: um dos piores pesadelos da vida é dar de cara com um rato em qualquer canto da casa! E, para quem tem medo dos roedores, a situação fica ainda pior, já que eles são rápidos e, se não forem capturados, saem correndo para se esconder em outro lugar. Mas como acabar com infestação de ratos e evitar que voltem? Contamos a seguir.

O que causa uma infestação de roedores?

Portadores de inúmeras doenças, os ratos só aparecem porque estão à procura de comida. Eles costumam entrar em casa quando sentem que não há perigo de serem vistos por ninguém. Por isso geralmente andam pelos ambientes à noite, caçando restos de alimento pelo caminho.

Nesse sentido, uma dica é prestar atenção aos alimentos que ficam expostos em cima da mesa ou das bancadas. Se vir marcas de pequenas mordidas ou farelos pelo chão, desconfie da presença de ratos.

Além de estarem com fome, eles têm o costume de roer pedaços de papel, sacos e outras embalagens mais finas. Alguns ainda conseguem roer materiais mais rígidos, como chumbo, cimento e tijolo.

Se você notar sinais desses animais, a primeira atitude é descartar todos esses alimentos, líquidos e grãos que estavam no local, até porque eles urinam e defecam durante a caça por comida, contaminando por onde passam.

Como acabar com infestação de ratos em casa?

rato andando pela cozinha da casa e, ao fundo, pés de uma mulher
(iStock)

Ninguém deseja viver em um lugar cheio de roedores disseminando doenças e bactérias, certo? Mas, com alguns ingredientes que você deve ter em casa ou encontra com facilidade nos mercados, é possível espantar os ratos. Vem ver!

Como usar aromas para espantar ratos?

Os ratos odeiam cheiros fortes nos ambientes. Por isso, uma boa saída é apostar em aromas marcantes para afastá-los de vez. Veja quais são os aromas ideias para espantar esses roedores:

  • Hortelã: coloque algumas do óleo de hortelã em um pedaço de algodão e espalhe pelos cantos da casa;
  • Pimenta: se você tem molho de pimenta em casa, pingue algumas gotas em uma bola de algodão e coloque perto dos rodapés;
  • Cebola: corte pequenos pedaços de cebola – ou amasse – e coloque em lugares estratégicos onde os ratos costumam se esconder;
  • Cravo da índia: junte um punhado da especiaria em saquinhos de algodão e espalhe pelos lugares onde os ratos passam;
  • Amônia: misture um pouco de amônia em pó na água e borrife nos cantinhos da casa e atrás dos móveis.

Desinfetante espanta ratos?

Um ótimo higienizador de superfícies, o desinfetante é item obrigatório para manter a limpeza da casa, espantar ratos e evitar a contaminação por germes e bactérias. Seu odor forte incomoda os roedores a ponto de saírem correndo de onde estiverem. Por isso, é tão importante manter a faxina em dia para que a casa fique sempre cheirosa e protegida. Veja o que fazer:

  • Antes de começar a manusear o produto, use luvas próprias para limpeza;
  • Aplique o desinfetante nos móveis, na bancada e no chão;
  • Em seguida, pingue algumas gotas de desinfetante em um pano úmido e passe em todas as áreas em que os ratos costumam circular, até mesmo nos azulejos da cozinha e banheiro. 

Como usar naftalina para espantar ratos?

Conhecida popularmente como um veneno eficaz para acabar com infestação de ratos, a naftalina solta um odor bem forte que assusta os roedores. O produto pode ser encontrado facilmente em qualquer supermercado ou loja de produtos de limpeza. Saiba como usar:

  • Espalhe as bolinhas de naftalina em todos os cantos, atrás e no alto dos móveis, nos ralos, perto da lata de lixo e no quintal;
  • É importante não deixar as bolinhas ao alcance das crianças e dos bichos da casa.

Receitas caseiras podem ser práticas por contarem com itens simples e que fazem parte do nosso dia a dia, entretanto, é preciso cuidado. O melhor caminho é investir em um produto com certificação de fábrica e padrões de qualidade para manter sua segurança e saúde sem riscos.

Gostou das dicas? Agora que você sabe como acabar com infestação de ratos, é o momento de aplicar as sugestões para se ver livre desses seres indesejáveis. Afinal, uma casa limpinha e cheirosa é sinônimo de saúde e bem-estar!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.