Bichos de luz em torno de uma lâmpada acesa

Tem notado alguns bichinhos em volta das lâmpadas da sua casa? A situação fica pior no calor? Pois é, nessa hora, você precisa saber como acabar com bicho de luz.

Outras dúvidas também podem aparecer, como por exemplo, de onde eles surgem, qual a maneira mais eficaz de espantá-los e, claro, quais os produtos adequados para afastar esses seres incômodos.

O bicho de luz é um tipo de cupim que, quando se junta a uma grande quantidade da mesma espécie, faz uma revoada para dividir essa colônia. Nessa revoada, os soldados e as fêmeas saem à procura de outros lugares para formar uma nova colônia, continuar a reprodução e, claro, o alvo será sempre um lugar mais iluminado.

Quer saber como acabar com bicho da luz? Descubra um truque caseiro bem simples e produtos certeiros para se livrar de vez do problema. Antes, vamos entender de onde eles surgem e porque invadem nossas casas.

De onde surge o bicho de luz?

Conhecido por diversos nomes, sendo os mais comuns bichos de luz, mosquitos de luz, aleluia e siriri, esse tipo de inseto costuma aparecer em estações mais quentes. Mas, por que eles aparecem justamente nessa época de calor intenso?

Procurar lugares quentes para se abrigar é uma estratégia de muitos animais que pretendem desenvolver colônias ou se reproduzirem. Por isso, eles aparecem no verão, quando a temperatura está mais agradável e favorável para reprodução.

Para completar o cenário favorável, esse é um momento de mais fartura de alimentos.

Por que mosquitos gostam de luz?

O que a iluminação da nossa casa tem de tão especial? Por que os mosquitos gostam de luz? Quem explica é o biólogo André Burik. 

“Muitos insetos, principalmente cupins e besouros, usam a luz da lua como guia. Por isso é que costumam migrar para as cidades que tenham boa iluminação, usando a lâmpada das casas e ficando em volta da luz de postes”.

O profissional ressalta que, na maioria das vezes, esses bichos não ficam dentro de casa, mas, sim, em algum gramado, no jardim ou áreas abertas. “Se a casa estiver com as portas e janelas abertas, entretanto, o bicho de luz acaba entrando mesmo”. 

Diversos bichos de luz em torno de uma lâmpada acesa
(iStock)

Prejuízos do bicho de luz em casa

Os mosquitos de luz aparecem tanto em áreas residenciais quanto rurais, por isso todos podem ser alvo de seus malefícios. O principal deles é que, assim como qualquer tipo de inseto, trazem doenças aos habitantes da casa, como reações alérgicas em peles mais sensíveis.

Além disso, mesmo focando em lâmpadas, esses seres voadores costumam cair em cima dos cabelos e das roupas das pessoas que estiverem perto, dando sustos inesperados.

E não é só isso! Muitas vezes, eles podem se alojar dentro de móveis e de eletrodomésticos abandonados. Por isso, é preciso ficar atento a qualquer sinal e tentar entender como acabar com bicho de luz em casa.

Passo a passo de como acabar com bicho de luz

A primeira medida a tomar na missão de como acabar com bicho de luz é, quando perceber que eles estão em volta da luz da sua casa, apagar as lâmpadas e abrir as portas e janelas para que eles saiam em busca de outro foco de luz para se abrigarem.

Para que você capture o bicho de luz da sua casa de forma simples, o biólogo recomenda pegar uma bacia com água e colocar uma vela acesa no meio dela. Em seguida, apague todas as luzes do ambiente e deixe só a vela acesa.

O profissional explica o processo de captura do inseto: “O bicho de luz vai ser atraído pela luz da vela, passar por ela, se queimar com o calor e cair na água, morrendo afogado. Mas a melhor forma ainda é, assim que perceber a presença de muitos deles, apagar as luzes”.

Lâmpadas específicas funcionam?

Quem procura dicas de como acabar com bicho de luz, muitas vezes, busca algum tipo de lâmpada específica que possa ajudar a espantar esses mosquitinhos. Afinal, será que dá certo?

Burik afirma que, infelizmente, ainda não existem lâmpadas específicas para repelir o bicho de luz. Mesmo aquelas luzes azuis, que muita gente acredita que podem afastar moscas, não funcionam para eles.

Produtos certeiros

Para eliminar os bichos de luz da sua casa de um jeito bastante eficaz, você pode usar um repelente específico, como os inseticidas em formato aerosol. Eles agem direto no inseto, fazendo com que caia imediatamente sobre as superfícies.

Outra opção é adotar o uso de raquetes elétricas, que funcionam muito bem! Só é preciso passá-la no local em que os bichos de luz estiverem concentrados. Ao tocarem no acessório, eles levam um choque, perdem a força e acabam morrendo.

Preparamos um artigo especial para que você tire suas dúvidas sobre como escolher o melhor inseticida para cada ambiente da casa. E, para evitar a proliferação de germes e bactérias na sua cozinha, saiba como espantar as moscas do ambiente. Para completar, confira ainda como prevenir o mosquito da dengue.

Agora que você já sabe tudo sobre como acabar com bicho de luz e outros bichos. Afinal, qualquer tipo de inseto que invada nossa casa é sinal de alerta e preocupação.

Fique de olho em outros artigos sobre eliminação de insetos por aqui. Estamos te esperando de volta!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.