Casa de cada país: costumes e estilos dos países do Mundial para adotar na sua casa
novembro 7, 2022 - 8 minutos de leitura.Veja curiosidades de limpeza, organização e decoração dos lares ao redor do mundo!Com certeza, os hábitos de limpeza e decoração mudam na casa de cada país! Essas diferenças de cuidados e visual – que muitas vezes podem ser verdadeiros choques quando comparados a outros países – são totalmente naturais, já que são passadas de pais para filhos, fazendo parte dos costumes do povo daquele local.
Já parou para pensar como são os costumes e as particularidades de países que disputam Mundiais esportivos? Aliás, o Brasil sediou o Mundial de futebol, em 2014, e muitos ficaram surpresos com os hábitos de torcedores estrangeiros. Lembra dos japoneses ajudando a recolher lixo das arquibancadas?
Para desvendar como é a organização da casa de cada país convocado, o Cada Casa Um Caso separou algumas curiosidades pitorescas sobre as práticas dos países em relação à limpeza, cuidados e decoração no dia a dia do lar.
Países do Mundial e a limpeza da casa
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa alemã Karcher (especializada em equipamentos de limpeza) com mais de 6.000 pessoas em todo o mundo, cerca de 90% dos entrevistados disseram que a organização da casa e higiene são muito importantes para o bem-estar.
Cerca de 97% dos pesquisados brasileiros disseram que manter a casa limpa é essencial. Já na Polônia, o índice caiu para 87%. Na Alemanha, 89% dos participantes acreditam que a ordem nos ambientes pode trazer mais qualidade de vida.
Ao serem questionados sobre quanto tempo passavam limpando a casa semanalmente, em média as famílias alemãs responderam 3 horas e 17 minutos. Assim, os alemães aproximam-se dos demais países pesquisados (3 horas e 20 minutos).
Para contrariar a fama de falta de higiene na França, os dados da pesquisa afirmaram que os franceses gastam em média de 2 a 4 horas por semana limpando a casa.
Por outro lado, no Brasil gasta-se em média 4 horas e 5 minutos com cuidados domésticos, mostrando que o brasileiro está no topo da lista quando se trata de limpeza.

Organização da casa de cada país
A seguir, o Cada Casa Um Caso apontou alguns hábitos de organização da casa de cada país que podem causar muitas surpresas para nós, brasileiros. Vem conferir e analise se vale a pena adotar esses truques no seu lar!
Japão
Em seu perfil no Tik Tok, a brasileira Camila Michishita conta algumas curiosidades do seu apartamento no Japão. No hall de entrada da casa fica uma área chamada “genkan”, um espaço para deixar os sapatos e um armário ao lado para guardá-los.
@camillamichishita TOUR NO MEU APARTAMENTO PARTE 1 Se você gostou me conte 😚 #imigrante #brasileirosnojapão #tourapartamento #apartamentospequenos #casasjaponesas ♬ som original – Camilla Collioni Mic
Em seus vídeos de rotina na mesma rede, Harumi Guntendorfer Tsunosse mostra que, no Japão, a máquina de lavar roupas é instalada no banheiro, bem ao lado da pia e do chuveiro. Bem curioso, certo?
A torneira da cozinha é aquecida através de um sensor instalado na parede que controla a temperatura da água. Além disso, a reciclagem e separação de lixo também é obrigatória e, por isso, virou um hábito comum entre os japoneses.
@.harumigt Parte 1 Tour pelo ap dos meus pais no Japão 🇯🇵 #japao🇯🇵 #japanese #japaobrasil #tourpelacasa #japantiktok #japanthings ♬ som original – Harumi
Alemanha, França e Espanha
Conversamos com a influenciadora digital Elizabeth Werneck que já visitou
Conversamos com a influenciadora digital Elizabeth Werneck que já visitou inúmeros países da Europa e nos conta particularidades da casa de cada país por lá.
Elizabeth detalha, por exemplo, que alemães, franceses e espanhóis não costumam lavar as casas com bastante água como nós, brasileiros. Segunda ela, a casa é limpa com um mop específico, levemente umedecido em água e um produto específico para limpeza do chão.
“Essa faxina é feita tanto na área externa como nos cômodos internos da casa porque o revestimento dos pisos não é feito para aguentar tanta umidade”.
Outra curiosidade citada por Elizabeth é que os europeus têm diversos panos e cada um é feito para um tipo de limpeza, como para móveis, chão, bancadas, pisos e azulejos. Tudo isso sem o uso excessivo de água.
Inglaterra
Se aqui no Brasil, os ralos são um detalhe importante para a construção de cozinhas e banheiros, na Inglaterra isso é bem diferente.
De acordo com Eneida Latham, editora do blog Londres Para Principiantes, não existem ralos nas cozinhas e banheiros das casas inglesas para escoamento de água e o chão é limpo com aspirador de pó. “A limpeza do dia a dia é feita rapidamente sem tanto esforço físico!”.
Mas algumas ideias podem soar de forma estranha. “Inclusive alguns banheiros têm carpete no chão, o que impede uma faxina mais pesada. Não consigo imaginar como é feita essa limpeza (risos) ”, comenta Eneida.

Estados Unidos
Sem dúvida, a praticidade é a palavra-chave na limpeza das casas americanas! A influenciadora digital Fabia Lopes grava conteúdos em seu perfil no Tik Tok mostrando curiosidades da rotina de faxineira no país.
Nos vídeos, ela conta que, para limpar o chão, eles usam o robô aspirador, mop e, para as bancadas, panos de limpeza.
@fabialopesoficial Faxina no banheiro dos EUA 🇺🇸🚽 #fyp #foryoupage #cleaning #cleaningmotivation #eua #faxina #limpiezadecasa #housecleaning #limpieza #limpeza ♬ original sound – Fabia Lopes
Quanto aos cuidados com as roupas, a maioria das lavanderias dos Estados Unidos conta com uma lavadora e uma secadora, que ficam lado a lado. Existe um amaciante granulado muito comum que é adicionado à lavagem na máquina.
Outro item que faz muito sucesso nas redes sociais de Fabia é o chamado “swiffer”, uma espécie de espanador que consegue remover poeira de todos os cantinhos, desde móveis até persianas.
Decoração das casas ao redor do mundo
Bem como a organização da casa nestes países, a decoração pode apresentar diferenças, tanto nos materiais das mobílias, revestimentos, cores das paredes e itens para enfeitar os espaços.
É hora de anotar essas inspirações de decoração da casa de cada país! Quem sabe você não se anima e adota algumas dessas práticas no seu lar?
Decoração japonesa
Sem dúvida, a decoração japonesa desperta bastante interesse ao redor do mundo. Se comparados ao Brasil, em que há ambientes bem coloridos, com muitos móveis em todos os cômodos, o visual das casas do Japão é bem diferente, dando prioridade para a simplicidade e a harmonia dos espaços.
O intuito da decoração japonesa é proporcionar leveza e tranquilidade sem acúmulos e excessos de objetos, seguindo as práticas do minimalismo. A ideia é ter apenas o necessário para viver bem e os tons usados são sempre claros ou neutros.

Decoração africana
Senegal, Gana, Marrocos, Tunísia e Camarões , ao contrário do visual japonês, que destaca a sobriedade nas cores, a decoração africana é cheia de tons vibrantes e estampas étnicas marcantes.
Seguindo com as particularidades da casa de cada país, vale ressaltar que um dos pontos fortes da decoração africana é o trabalho manual.
Por isso, se quiser levar esse clima para o seu lar, aposte em itens simples nas cores da natureza, como verde, mostarda, bege e marrom. Invista também em objetos feitos de materiais naturais, como madeira, vime, argila e couro. Outra dica é abusar de estampas inspiradas em peles de animais, como onças, zebras, leopardos e girafas.

Casa alemã
Com grande influência da Escola Bauhaus, uma importante instituição alemã de arquitetura e designer de interiores do século XX, a decoração da casa alemã moderna é feita a partir de linhas retas, mobílias funcionais e sem excessos. Cores neutras, como branco, bege e marrom ainda são bastante presentes no interior dos ambientes.
Por outro ponto de vista, a decoração tradicional de casa alemã pode ser observada nas casas do sul do Brasil, que contam com elementos campestres, como móveis de madeira, pinturas artesanais feitas à mão em utensílios da casa, tecido xadrez e cabeças de animais de caça pendurados nas paredes.

Decoração francesa
A França também tem alguns detalhes que merecem destaque quando falamos do visual da casa de cada país. Móveis antigos, sofás chesterfield, cores fortes e muitas flores nos ambientes são detalhes indispensáveis na decoração francesa tradicional, conhecida como provençal. Ela também se destaca por lustres de cristal e espelhos com molduras sofisticadas.
A cor dourada nos objetos decorativos, em maçanetas, torneiras e chuveiros, traz elegância e sofisticação para a casa francesa. Ah, papéis de parede com estampas em cores claras são uma boa pedida!

Decoração mexicana
Cores vibrantes, alegres e chamativas. Essa é a verdadeira essência da decoração mexicana, conhecida no mundo todo. A força das cores nas casas traduz a energia do povo, sempre muito alegre e animado. Fachadas com pinturas texturizadas também chamam atenção dos turistas que visitam o país.

Para dar um toque mexicano à sua casa, abuse dos cactos, símbolos dessa cultura tão marcante, e nos tapetes artesanais. Nas paredes, pendure quadros de Frida Khalo, pratos coloridos e espelhos. Ah, e não esqueça de encher a casa com flores, tapetes e almofadas estampadas.
Você sonha em ter uma casa aconchegante e bem decorada, mas não sabe por onde começar? É mais simples do que parece! Ensinamos 6 ideias de decorações que mudam a vibe do ambiente e podem ajudar a deixar sua casa mais convidativa e agradável.
Agora é hora de se inspirar na casa de cada país para criar seus próprios hábitos de limpeza, cuidados e decoração.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.