Guilherme Gomes muda a casa de acumuladores no Diárias do Gui; conheça as dicas
novembro 29, 2022 - 8 minutos de leitura.Vìdeos do diarista ganham destaque por mostrar verdadeiras transformações de limpeza e organização na casa de pessoas que acumulam coisasCom mais de 1 milhão de seguidores no Tik Tok e quase 900 mil no Instagram, o diarista e influenciador digital Guilherme Gomes vem ganhando cada vez mais atenção na internet com seu perfil @diariasdogui. O motivo? Transformações incríveis em casa de acumuladores, antes e depois das faxinas e da organização de cada ambiente.
Os vídeos postados nas redes sociais impressionam pela habilidade do profissional ao limpar, higienizar e colocar ordem nos cômodos que, geralmente, estão repletos de objetos sem utilidade. Com isso, proporciona mais bem-estar e um novo ânimo para os moradores das casas nessas condições de acúmulo e sujeira extremos.
Dependendo do estado de higiene da casa de acumuladores, o diarista gasta até 10 dias para completar a limpeza. Em um de seus vídeos, gravado em Americanópolis, interior de São Paulo, ele mostra a dificuldade em entrar na garagem da casa por conta do excesso de objetos.
Há problemas em todos os ambientes das casas, internos e externos. Além disso, baratas e ratos são presenças comuns.
Para que você conheça um pouco mais sobre o trabalho de Guilherme Gomes na casa de pessoas que acumulam coisas, batemos um papo com o influencer, que conta como é o processo de limpeza nos lares.
Na conversa, ele fala também sobre a importância de manter a casa limpa para ter qualidade de vida e manter a saúde mental e como pode ajudar outros profissionais de limpeza. Acompanhe!

Quando e como você começou a trabalhar com faxina?
Guilherme Gomes: Comecei aos 17 anos! Minha prima morava em uma quitinete e não tinha tempo de cuidar da casa, pela rotina corrida de cuidados com o filho e de trabalho. Então, certo dia eu fui limpar a casa e, quando ela voltou, gostou muito da limpeza.
Depois, as vizinhas observaram como eu cuidava e limpava a casa dela e começaram a solicitar os meus serviços. Iniciei ganhando R$ 50 em cada diária. Felizmente, a demanda cresceu e eu fui cobrando por isso e, então, minha outra prima, a Jhule, se juntou a mim nesse trabalho.
Você sempre foi especializado em limpezas de casa de acumuladores com depressão?
Guilherme Gomes: Não, na verdade, fui me especializando. Fiz vários contatos com pessoas que trabalham com limpeza, mas de maneira mais técnica, mais humana e com o olhar para a família. Aos poucos, fui começando a ler, assistir a séries e me aprofundar sobre a casa de acumuladores.
“A casa de acumuladores geralmente está suja e abandonada porque ali o estado é de luto“.
São casas onde a mulher perdeu o marido, o filho perdeu a mãe e por aí vai. Em muitos casos, a pessoa acaba entrando em luto e vai deixando o cuidado com o ambiente de lado. Isso é um assunto delicado e que precisa ser tratado com cuidado!
Pode nos contar um caso específico de faxina que te emocionou, percebendo que seu trabalho era muito maior do que apenas a limpeza?
Guilherme Gomes: Quando fui limpar a casa de uma mãe que morava com os filhos… Ela estava desempregada e quem me convidou para atender essa residência foi um casal. Eles alugaram um quarto para ela e, em um determinado dia, quando entraram na casa, viram que havia algo de errado ali. A moça precisava de ajuda, então eu fui atender. Foi bem emocionante.
Você acredita que a limpeza da casa traz mais bem-estar, qualidade de vida e ajuda a manter a saúde mental?
Guilherme Gomes: Com certeza! Não basta apenas deixar o local cheiroso, limpinho e livre de objetos em excesso. Tem relação com transformá-lo em um lugar de paz, de sossego e tranquilidade.
“Eu entendo que sua casa é seu reflexo, por isso, se você está bem, sua casa estará bem e sua família estará bem”.
Então, o objetivo final de mostrar a casa de acumuladores “antes e depois” é sempre deixar aquela residência mais viva. E claro, a casa ou o apartamento limpos vão fazer com que as pessoas que ali moram tenham mais qualidade de vida e sem problemas de saúde por conta do mofo.
Quais são as tarefas básicas que pessoas com depressão podem fazer em casa para melhorar o ambiente sem esforço?
Guilherme Gomes: É preciso respeitar o espaço de cada um e nunca ser radical. E isso vale para quem acumula coisas. Esses acumuladores são depressivos, mas isso tem algum motivo particular. Por isso, você deve ter cuidado para que aquela pessoa ganhe sua confiança e permita que você faça algo por ela.
É realmente difícil se livrar de alguns objetos, roupas e móveis, como vocês podem ver nos vídeos da casa de acumuladores e nos antes e depois da limpeza. Muitos clientes possuem um valor sentimental com algum desses itens.
Então, acredito que a tarefa mais básica é entender que é preciso dar vida e cor para o lar, manter o chão limpo, organizar os armários, deixar as cômodas sempre organizadas e limpas, mudar a cor das paredes (se possível) ou até mesmo colocar um papel de parede, deixando o local mais alegre.

Quais produtos são essenciais para a limpeza de uma casa?
Guilherme Gomes: Eu não costumo usar uma infinidade de produtos na limpeza. Basta ter na despensa itens como: água sanitária, desengordurante, álcool, limpador multiuso, esponja multiuso dupla face, escova de limpeza de cerdas duras, vassoura, rodo e panos de microfibra.
Em que momento você decidiu contar essas histórias na internet e por quê?
Guilherme Gomes: Foi no momento em que vi que muitos clientes, não todos, mas boa parte deles não valorizam o trabalho do diarista, da faxineira ou do faxineiro.
“Tem muita gente que me ajudou e que me apoia, porém em outras casas que eu entrava, via vários absurdos e desrespeitos“.
Então, comecei a usar as redes sociais para compartilhar histórias e a limpeza da casa de acumuladores e também a minha rotina de trabalho.
Como você enxerga o mercado de influência digital? E, para você, qual é a missão do influenciador hoje nas redes sociais?
Guilherme Gomes: Quando eu comecei nas faxinas, jamais passou pela minha cabeça que um dia iria me tornar um influenciador digital. Com o passar do tempo, meus seguidores começaram a se influenciar com as dicas e postagens no Instagram.
Com isso, procurei ter muita responsabilidade e credibilidade nas minhas postagens, pois vi muitas oportunidades nesse mercado que abre muitas portas para minhas realizações.
“Hoje, me esforço demais não para apenas influenciar e, sim, para motivar pessoas através dos meus vídeos, para elas buscarem crescimento e lutarem pelos seus sonhos“.
Nas redes sociais, mostro minhas conquistas através do trabalho de faxina e, assim, todos podem conquistar objetivos fazendo o que amam.

Quais são seus próximos passos profissionais?
Guilherme Gomes: Não posso contar muita coisa, mas penso que, em breve, teremos um grande negócio para qualificar os profissionais da limpeza, valorizando cada vez mais esse trabalho no mercado. Além disso, tenho planos de oferecer apoio jurídico e social para os faxineiros que sofrem abusos de clientes.
Como adotar o minimalismo e evitar o acúmulo de objetos?
Depois da conversa com Guilherme sobre a limpeza e organização da casa de acumuladores, veja dicas de como adotar o minimalismo.
Para começar, saiba quais itens descartar para evitar excessos:
- potes sem tampas ou quebrados;
- comida vencida na geladeira e no freezer;
- garrafas pets;
- garrafas de bebidas sem uso;
- fios, carregadores e celulares antigos;
- pilhas e baterias usadas;
- revistas e jornais;
- livros que você não pretende ler (ou reler);
- fitas VHS e fitas-cassete;
- cartões de banco ou de crédito vencidos;
- notas fiscais;
- remédios e maquiagens vencidos;
- sapatos e roupas velhos ou sem uso;
- móveis mofados, quebrados ou muito antigos.
Outras medidas para evitar excessos em casa
Além de se desfazer de itens da casa, uma das maneiras de como adotar o minimalismo é separar peças que você não usa mais, que não servem ou não combinam com seu estilo atual para doação. Aprenda como fazer doação de roupas e descarte de móveis sem uso, velhos ou quebrados.
Aproveite que vai tirar todas as roupas e sapatos do armário e siga alguns passos de como organizar guarda-roupa de forma prática e também táticas simples para ganhar espaço em casa.
A sustentabilidade está diretamente ligada a uma vida minimalista. Por isso, é hora de conhecer 6 hábitos de sustentabilidade em casa para incluir no seu dia a dia. São atitudes simples, mas que ajudam a proteger o meio ambiente e o seu bolso!
Depois de ver todo o trabalho do Diárias do Gui na casa de acumuladores e dicas para adotar no seu lar, não deixe de acompanhar outros conteúdos por aqui para fazer do seu cantinho o melhor lugar do mundo. Volte à página inicial e anime-se na limpeza e arrumação do lar.
Até a próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.