aspirador de po

Qualquer pessoa que seja minimamente responsável pela limpeza e organização da própria casa busca praticidade na hora de deixar o lar impecável. E se tem um item que cumpre bem essa função é o aspirador de pó.

E para quem acha que o eletrodoméstico só tem utilidade para aspirar o chão (o que já é uma mega ajuda, né?), nada disso. Ele também é um grande aliado para limpar o sofá, o tapete e até o carro. Especialmente para quem tem criança e cachorro em casa, é um item indispensável. 

Outra vantagem é que, ao contrário da vassoura, o aspirador não levanta a poeira e a espalha pelos ares. Quem sofre de rinite alérgica sabe bem como isso é importante. 

Se o aspirador de pó já virou o seu novo objeto-desejo, o próximo passo é escolher o que melhor atende às suas necessidades. 

São muitas as opções disponíveis, com diferentes modelos, tamanhos, potências e funcionalidades. E, aí vem a questão: como saber qual comprar?

Quais os modelos de aspirador de pó, no momento?

A verdade é que não existe um único modelo que pode ser considerado o melhor aspirador de pó. É muito mais importante pensar o que realmente fará diferença na sua rotina. 

Por exemplo: se você não tem carro, precisa mesmo adquirir um modelo que conte com acessórios específicos para essa função? Afinal de contas, cada funcionalidade vai influenciar, também, no valor do eletrodoméstico. 

A seguir, vamos te apresentar os principais tipos de aspirador de pó para você analisar melhor.

  • aspirador vertical: fácil de transportar pela casa, ele é boa opção para lares que sujam com maior frequência. A maioria possui função 2 em 1, ou seja, conta com uma parte menor e portátil, adequada para aspirar sofás e cantos. Outra vantagem é que, por ser vertical, evita dores nas costas ao utilizá-lo. Dica para encontrar o melhor aspirador vertical: analise o tamanho do fio, antes de comprar. Quanto maior, melhor para não precisar toda hora trocar de tomada.
aspirador de pó vertical
(Envato Elements)
  • aspirador de pó sem fio: existem, ainda, modelos sem fio, que funcionam a bateria. No entanto, possuem menor potência e poder de sucção. São mais indicados para superfícies e ambientes pequenos;
     
  • aspirador de pó e água: como o nome já sugere, esse modelo conta com a funcionalidade de aspirar não apenas o pó, como também líquidos. Sua grande vantagem é a praticidade que proporciona, já que garante a limpeza e secagem, tanto em áreas internas, quanto externas. A desvantagem é que tendem a ser maiores e mais pesados;
     
  • aspirador multifuncional: é o máximo de facilidades que você busca? O multifuncional pode ser o ideal para faxina da sua casa. O aparelho que faz limpeza a vácuo não apenas aspira pó e água, como também pode lavar e secar carpetes, cortinas, sofás e carros. Ele, inclusive, faz limpeza com detergente, além de contar com acessórios que ajudam na lavagem de banheiros e cozinhas;
     
  • aspirador antialérgico: esse modelo é especial para quem sofre com alergias. Ele conta com a tecnologia HEPA, que chega a reter 99% de ácaros, poeiras e outras impurezas, fazendo com que o ar fique muito mais puro. Existem de versões mais simples, para o dia a dia, até as profissionais, para limpezas pesadas;
     
  • aspirador robô: esse virou item desejo de muita gente e é fácil entender a razão. Super tecnológico, basta deixá-lo carregado e, quando precisar, ligá-lo para que faça todo o trabalho sozinho. Ele conta com sensor que faz com que ele não bata e ainda detecta onde há sujeira.
aspirador de po robo
(Envato Elements)

Qual é o aspirador de pó mais potente?

A verdade é que a potência não deve ser o critério mais importante na hora da compra. Vale considerar assim: se você busca um aspirador apenas para limpezas simples, do dia a dia de uma casa, pode investir em modelos com potência de 1.000 a 1.600 W. 

Por outro lado, se você precisa do eletrodoméstico para limpezas mais pesadas, vale investir em um modelo com potência acima de 1.600 W. 

O que levar em consideração ao comprar um aspirador de pó?

Já falamos que são muitos os fatores a serem considerados na hora da busca pelo aspirador perfeito. Na lista a seguir, reunimos alguns pontos que você deve levar em conta antes de comprar.

Sua necessidade


Considere os ambientes em que você mais vai utilizá-lo: qual o tamanho? Qual o nível de sujeira? Precisa para outras finalidades? 

Superfícies

Se você pretende usar o aparelho também para aspirar sofá, tapete e carro, por exemplo, é necessário que ele conte com acessórios que facilitem essa limpeza. Modelos menores e portáteis podem ser boas opções.

Frequência de uso

Se você pretende utilizar o aspirador todos – ou quase todos – os dias, considere comprar um modelo mais leve e prático de guardar, como é o caso do vertical.

Armazenamento

Aspiradores menores têm a desvantagem de ter uma menor capacidade no reservatório da sujeira, exigindo que seja feito o descarte mais vezes. Vale considerar se isso é algo que possa te incomodar.

Nível de ruído

Há modelos mais barulhentos e outros mais silenciosos. Esse pode ser um critério importante se você tem bebê em casa, só tem o horário da noite para fazer a limpeza ou mora em apartamento, por exemplo.

Cabo

Quanto maior o cabo, mais prático para fazer a limpeza em outros cômodos. Outro fator importante é que, se você optar por um cabo maior, evitará dores nas costas.

Tipo de filtro

Há modelos de tecido, descartáveis e o HEPA que, como citamos, é ideal para quem tem alergias.

Bocais

Esses são acessórios para serem trocados, dependendo de onde vai utilizar. Há alguns próprios para tapetes, outros para cantos, e por aí vai.

Para facilitar ainda mais sua rotina de limpeza da casa, invista em um robô aspirador, um ótimo aliado para poupar tempo e esforços!

Como você pode ver, o que não falta é opção. Mas, com essas dicas, vai ficar muito mais fácil garantir o melhor aspirador de pó para deixar sua casa limpa de um jeito prático e rápido, que garanta mais tempo livre para você!

Continue com a gente e até a próxima.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.