sala com área aberta para a varanda

Pensa em ganhar mais espaço na sua casa ou apartamento? Uma boa opção é fazer uma sala integrada com varanda, em que as paredes que separam os dois ambientes são retiradas para criar uma área única. Com isso, a casa ganha espaço útil, passagem de luz natural e uma área de convívio social para a família. 

Integrar os dois ambientes ainda é algo democrático. A prática vai bem em casas grandes e apartamentos com salas e varandas pequenas. Falando nisso, essa tem sido uma solução muito comum, visto que, nos últimos anos, as residências vêm perdendo metros quadrados e ficando cada vez menores.  

“Com a integração, conseguimos uma unidade visual nos ambientes e maior amplitude. Os espaços tendem a ficar elegantes e modernos”, afirma a arquiteta Carina Dal Fabbro.

Abaixo, contamos com a ajuda da profissional para detalhar como é feito o projeto de sala integrada com varanda e as principais vantagens de ter essa solução em casa. Venha conferir!

O que é uma varanda integrada?

Antes de tudo, vamos entender o conceito de varanda integrada com outros ambientes da casa. Assim, é mais fácil para que você e sua família analisem a estrutura do espaço e se é possível realizar o projeto da sala integrada com varanda. 

“A varanda integrada pode ser definida como a junção da sala de estar com a sacada. Para isso, retiramos portas fixas ou paredes que dividem a varanda do ambiente interno. Também é possível integrar a área que dá acesso aos quartos, aumentando a metragem, caso ele seja menor”, detalha Carina. 

Ela explica que a porta ou parede originais devem ser retiradas para que o piso seja nivelado e os ambientes fiquem com a mesma altura final. Para isso, é necessário verificar se o imóvel permite esse tipo de reforma, principalmente no caso de apartamentos, já que cada edifício tem particularidades estruturais específicas. 

Os condomínios determinam isso em atas e, quando uma obra se inicia, é preciso que os arquitetos tenham essa documentação. Nela contém especificações técnicas para que seja possível realizar a obra nas varandas e checagem de questões estruturais. 

varanda integrada com a sala da casa
(Projeto: Carina Dal Fabbro/Buzina da Imagem)

Como montar uma sala integrada com varanda?

Depois de aprovada pelo condomínio, a obra pode começar! Mas como montar uma sala integrada com varanda? O primeiro passo é pensar no tamanho da casa ou apartamento para, posteriormente, criar esse espaço de convivência. 

“Dependendo do tamanho do imóvel, usamos a parte da varanda para sala de jantar ou para ampliação do living. Gosto de instalar o mesmo piso da parte interna na varanda integrada. Ainda podemos sugerir algum tipo de acabamento diferente na parte da churrasqueira”, conta a arquiteta. 

Ao ganhar alguns metros, você pode montar um home office em uma das laterais da varanda, ter uma mesa para refeições, uma churrasqueira, um cantinho aconchegante para receber os amigos ou até um playground para as crianças com brinquedos e livros. 

sala integrada com varanda
(iStock)

Como montar uma sala integrada com varanda pequena?

Uma varanda pequena também pode ser integrada ao restante da casa. Ao eliminar uma parede que, muitas vezes, não é útil e só ocupa espaço, além de permitir a entrada de luz natural, cria-se uma unidade de ambientes, sendo mais proveitoso no dia a dia. 

Quando você opta por uma sala integrada com varanda pequena, imediatamente proporciona mais conforto tanto para você quanto para suas visitas. Como a sala já costuma ter um sofá, cadeiras e poltronas, a varanda será uma extensão de área útil e seus amigos ficam livres para migrar da sala para a varanda e vice-versa.

A única ressalva é evitar colocar móveis em excesso e muito grandes nesse espaço, já que a integração tem a função de amplitude. Opte por poucas mobílias e que sejam úteis. 

Que tal montar uma pequena sala de TV ou área de descanso, com plantas, uma mesa e cadeira? Você também pode fazer móveis sob medida. 

Como decorar sala integrada com varanda?

Para criar um visual harmônico da sala que é integrada à varanda, dedique um pouco mais atenção aos elementos que vai usar na decoração porque, como é um ambiente único, as mobílias devem seguir um padrão de estilo, cor e materiais. Ah, as cores neutras sempre funcionam! 

Aproveite a área livre na varanda para fazer uma decoração personalizada, com uma rede, uma cadeira de balanço, plantas e uma prateleira ou estante para colocar objetos decorativos.  

cadeira de balanço suspensa na varanda
(Projeto: Carina Dal Fabbro/Buzina da Imagem)

Para quem está pensando em instalar uma divisória retrátil com o intuito de dividir a sala da varanda, Carina não vê problemas, mas não acha tão interessante, já que a ideia é ampliar a área útil e não o mantê-la dividido. “O espaço fica mais harmonioso e amplo se deixarmos a passagem livre entre esses dois ambientes”.

Por outro lado, para setorizar os ambientes, ela costuma indicar a instalação de cortinas, tapetes e móveis, como um sofá ou poltronas próximas à área em que foi retirada a parede. O resultado fica lindo e, apesar do visual integrado, mostra o cuidado em cada coisa ocupar o seu devido lugar”, finaliza. 

Quer mais sugestões para ter uma sacada linda e charmosa? Separamos dicas e inspirações para decoração da varanda que farão toda a diferença, deixando seu cantinho como você sempre sonhou!

Continue no site para saber um pouco mais sobre decoração, limpeza, organização e cuidados com a casa.

O Cada Casa Um Caso está aqui para deixar sua rotina mais fácil, leve e tranquila. Até mais!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.