Impermeabilização de sofá: todos os principais cuidados necessários
outubro 31, 2023 - 7 minutos de leitura.Proteja o seu estofado contra a ação do tempo e facilite a limpeza diária do seu sofá. Veja como funciona o procedimento!A impermeabilização de sofá é uma alternativa buscada por muitas pessoas, pois promete entregar benefícios e tornar o dia a dia da limpeza da mobília ainda mais prático.
Mas como o processo é feito? Será que é possível realizá-lo em casa? Quais cuidados são necessários para manter o tecido protegido?
A fim de responder a essas e outras perguntas, consultamos os arquitetos Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, do escritório Etri Arquitetos, que contam um pouco mais sobre a técnica, os principais benefícios e também algumas precauções necessárias para que você tire o maior proveito possível do processo.
Para que serve a impermeabilização de sofá?
Antes de mais nada, saiba que é indicado realizar a impermeabilização de sofá logo após a fabricação ou qualquer tipo de higienização dos estofados. Isso garante que as peças permaneçam protegidas por mais tempo.
Como o próprio nome diz, a impermeabilização cria uma barreira que repele a água do tecido. Desse modo, as gotículas de qualquer líquido que caírem no estofado não conseguirão penetrar nas fibras com facilidade.

“Normalmente a impermeabilização é feita com produtos à base de água ou de nanopartículas de SiO2 (dióxido de silício)”, explica Renata, acrescentando que variações podem ocorrer de empresa para empresa contratada para fazer esse tipo de serviço
Mas será que aplicar o impermeabilizante de sofá vale a pena para você? Vem saber!
Qual a vantagem de impermeabilizar o sofá?
Afinal, por que é importante impermeabilizar o sofá? Se a sua intenção é ter um sofá limpo e sem manchas por mais tempo, essa já é uma boa resposta!
“A impermeabilização desempenha um papel fundamental na preservação e manutenção dos tecidos. Em nosso escritório, trabalhamos frequentemente com tecidos de fibras naturais ou mistas. Por isso, enfatizamos a relevância da impermeabilização na manutenção de todos os móveis revestidos com tecidos, já que sabemos a diferença que isso faz”, comenta Eduardo.
Para a dupla de profissionais, o processo é especialmente indicado e importante para as peças que são intensamente utilizadas no dia a dia, como sofás e cadeiras, por exemplo – já que garante a longevidade e a beleza de móveis que, sem a impermeabilização, ficariam desgastados e com aparência usada em pouco tempo.
Abaixo, veja outras vantagens da limpeza e impermeabilização de sofá:
- maior facilidade na limpeza diária: por não absorver água, é possível limpar o sofá mais facilmente, umedecendo as partes sujas e manchadas ou borrifando um pouquinho de água e esfregando. Além disso, em casos de acidentes, como líquidos derramados, o processo de higienização será bem menos complicado;
- sofá sempre novo: ao usar o impermeabilizante de sofá, é possível preservar o tecido e, com isso, ele acaba se desgastando menos, mantendo a sua aparência original por mais tempo;
- cara nova ao sofá antigo: os estofados mais antigos também se beneficiam com o processo! Com a impermeabilização de sofá, a cor e as características são levemente renovadas. Portanto, mesmo que o seu sofá já faça parte da decoração há algum tempo, vale adotar o procedimento;
- proteção contra o sol: o processo também cria uma proteção contra os raios solares, evitando que a cor original do estofado desbote facilmente. É uma ótima solução para quem tem a entrada de raios solares na sala de estar por algum período do dia, por exemplo;
- indicada para quem sofre de crises alérgicas: a técnica ajuda contra o acúmulo de ácaros, fungos e bactérias, de modo geral, já que o impermeabilizante aplicado é responsável pela formação de uma película de proteção nos estofados.

Existe desvantagem na impermeabilização de sofá?
De acordo com os arquitetos, não existe uma desvantagem específica na impermeabilização do sofá – exceto pelo cuidado necessário de realizar a manutenção do processo de tempos em tempos.
Além disso, esta técnica não garante resistência às manchas de caneta e tinta, por exemplo. No mais, um outro fator a compor a análise de impermeabilização é a limpeza completa a ser feita antes do processo.
“Para esta limpeza, é preciso remover a poeira, detritos e a umidade do móvel, deixando o tecido extremamente limpo, seco e livre de manchas. Isso porque a aplicação do produto em uma superfície suja ou úmida pode fixar ainda mais as manchas e sujeiras existentes anteriormente”, explica Eduardo.
Como fica o sofá depois de impermeabilizado?
Após a limpeza e impermeabilização de sofá, o produto usado cria uma resina que cobre o revestimento do estofado, sem alterar o toque.
Feito isso, o dia a dia de limpezas fica muito mais fácil e, no caso de contato do sofá com algum tipo de líquido, basta colocar um papel absorvente e ir trocando até que seque – pois não há necessidade de esfregar ou usar panos abrasivos que danificam a trama dos tecidos.
Outro ponto importante é que o impermeabilizante de sofá não altera as características originais dos tecidos e, com isso, acaba o protegendo também contra o acúmulo de poeira, de ácaros e mofo.
“O processo também protege contra a radiação UV emanada pelo sol, pois geralmente o produto usado possui fator de proteção, conservando o tecido por mais tempo”, lembra Renata.
Qual a melhor impermeabilização de sofá?

Existem muitos produtos para a impermeabilização de sofá no mercado, além de uma grande diversidade de empresas que realizam o procedimento.
Ainda assim, o que pode garantir uma melhor ou pior impermeabilização é a qualidade do processo em si. Sendo assim, procure por produtos ou empresas conhecidas e de confiança na hora de agendar o procedimento no seu sofá.
E sim, é possível realizar esse processo por conta própria, ainda que seja um tanto trabalhoso. Se esse for o caso, siga cada passo das instruções do produto e respeite o tempo de ação indicado na embalagem.
Lembre-se também, de antes de aplicar qualquer produto, fazer uma limpeza completa no seu sofá!
A impermeabilização deve ser renovada com qual frequência?
Essa variação também ocorre de empresa para empresa, devido ao tipo do produto utilizado. Normalmente, varia de 06 meses a 1 ano, podendo ser até mais – dependendo do grau de uso de casa estofado.
No entanto, alguns fatores podem influenciar na durabilidade do procedimento. São eles:
- a exposição ao sol;
- o número de acidentes derramando líquido no sofá;
- a intensidade de uso do estofado.
Ao manter uma rotina de cuidados, seu sofá ficará como novo por muito tempo!
Como cuidar de sofá impermeabilizado?
A manutenção do sofá impermeabilizado, como já citamos, é algo fácil. Mas isso não significa que você pode despejar um balde de água sobre o estofado, ok? Basta usar um pano umedecido, uma escovinha e um pouco de detergente neutro.
Lembre-se que a aspiração para retirada do pó deve ser constante para evitar acúmulo de poeira e outras sujeiras. Aliás, não use produtos abrasivos na higienização desse tipo de estofado, pois podem retirar a camada de proteção.
Agora que você já sabe para que serve a impermeabilização de sofá e todos os detalhes do procedimento, que tal conferir como eliminar percevejo, como tirar slime e como eliminar o cheiro de xixi do sofá?
E se você quer conservar a limpeza do estofado de forma prática, veja o passo a passo de como lavar o sofá a seco para eliminar a sujeira e acabar com manchas e odores, promovendo uma limpeza efetiva.
Continue por aqui e acompanhe mais dicas como essas no Cada Casa Um Caso! Aqui, a limpeza é levada a sério e nós trazemos truques que descomplicam o seu dia a dia, mesmo nos casos mais difíceis.
Esperamos você no próximo artigo e até mais!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.