sofá bege na sala

A impermeabilização de sofá é uma alternativa buscada por muitas pessoas, pois promete entregar benefícios e tornar o dia a dia da limpeza ainda mais prático. Mas como o processo é feito? Será que é possível realizá-lo em casa? Quais cuidados são necessários para manter o tecido protegido?

A fim de responder a essas e outras perguntas, o Cada Casa Um Caso elaborou um manual completo sobre o tema. Confira a seguir e descubra os benefícios e precauções com a impermeabilização de sofá:

Afinal, para que serve a impermeabilização de sofá?

Como o próprio nome diz, a impermeabilização do sofá cria uma barreira que repele a água do tecido. Desse modo, as gotículas de água ou outros líquidos não conseguem penetrar nas fibras com facilidade. 

Mas será que a impermeabilização de sofá vale a pena para você? Isso nos leva aos próximos itens.

Vantagens de impermeabilizar o sofá

Maior facilidade na limpeza diária

Por não absorver água, é possível limpar o sofá mais facilmente, umedecendo as partes sujas e manchadas ou borrifando um pouquinho de água e esfregando. 

Além disso, em casos de acidentes, como líquidos derramados, o processo de higienização será menos complicado.

Sofá sempre novo

A impermeabilização ajuda a preservar o tecido e, com isso, o sofá acaba se desgastando menos com o tempo. 

Cara nova ao sofá antigo

Os sofás mais antigos também se beneficiam com o processo! Com a impermeabilização, a cor e as características do estofado são levemente renovadas. Portanto, mesmo que o seu sofá já faça parte da decoração por algum tempo, ele pode passar pelo procedimento.

Proteção contra o sol

O processo também cria uma proteção contra os raios solares. Desse modo, evita-se que a cor original do estofado desbote facilmente. Mas, claro, a ideia não é deixar o seu sofá exposto ao sol. Essa é uma solução para quem tem a entrada de raios solares na sala de estar por um curto período, por exemplo.

Qual a melhor impermeabilização de sofá? 

homem limpando sofá da sala
(iStock)

Existem muitos produtos para impermeabilização de sofá no mercado e também empresas que realizam o procedimento. Ainda assim, o que pode garantir uma melhor ou pior impermeabilização é a qualidade do processo em si. Dessa forma, procure por produtos ou empresas conhecidas. 

E sim, é possível realizar esse procedimento por conta própria, ainda que seja um tanto trabalhoso. Se esse for o caso, siga cada passo das instruções do produto e respeite o tempo de ação indicado na embalagem. 

Lembre-se também, de antes de aplicar qualquer produto, fazer uma limpeza completa no seu sofá!

Como manter a limpeza do sofá impermeabilizado?  

A limpeza do sofá impermeabilizado, como já citamos no início, é algo fácil. Mas isso não significa que você pode despejar um balde de água sobre o estofado, ok? Basta usar um pano umedecido, uma escovinha e um pouco de detergente neutro. 

Além disso, a aspiração para retirada do pó deve ser constante. Isso evita o acúmulo de poeira e outras sujeiras. 

Vale lembrar também que produtos abrasivos não devem ser utilizados para higienização desse tipo de estofado, pois podem retirar a camada de proteção.

Quanto tempo dura a impermeabilização?

A impermeabilização do sofá pode durar de dois a cinco anos. Alguns fatores, no entanto, podem influenciar na durabilidade do procedimento. São eles: 

  • a exposição ao sol; 
  • o número de acidentes derramando líquido no sofá; 
  • a intensidade de uso do estofado.

Mas, mantendo uma rotina de cuidados, seu sofá ficará como novo por muito tempo! 

Agora que você já sabe para que serve a impermeabilização de sofá e todos os detalhes do procedimento, que tal conferir como tirar slime do sofá e da roupa e como eliminar o cheiro de xixi do sofá?  

Continue por aqui e acompanhe mais dicas como essas! No Cada Casa Um Caso, a limpeza é levada a sério e nós trazemos truques que descomplicam o seu dia a dia, mesmo nos casos mais difíceis! 

Esperamos você no próximo artigo! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.