Um casal jovem está sentado no tapete de casa enquanto tomam uma taça de vinho juntos. Ambos têm pele negra e vestem roupas causais enquanto relaxam.

Se você é do time que adora tomar vinho em casa, sabe que qualquer deslize com a taça pode virar um pesadelo, manchando chão, piso e móveis. A boa notícia é que existem formas simples de como tirar mancha de vinho do tapete e de outras superfícies. 

A dica de ouro de como remover mancha de vinho é limpá-la imediatamente. Assim que o acidente acontecer, aja rápido para evitar que o pigmento seja absorvido e fixado na superfície. A medida facilita o processo de limpeza e acelera a remoção da mancha.

Mas se a mancha já se formou, saiba também que você consegue resolver a situação com produtos simples e que, com certeza, já estão na sua despensa. 

Portanto, nada de desespero! A seguir, veja sugestões de como tirar mancha de vinho do tapete, do sofá, do chão e de outras superfícies: 

Como tirar mancha de vinho do tapete?

Uma taça de vinho derrubada sobre o carpete.
(iStock)

Para que a limpeza seja eficiente e você consiga tirar mancha de vinho do tapete, a dica é remover o excesso do pigmento em água corrente e aplicar um pouco de tira-manchas direto na sujeira e esfregar com delicadeza. 

Deixe o produto agir por até 10 minutos e, em seguida, lave normalmente com sabão em pó ou líquido. Para finalizar, retire o excesso do sabão e coloque para secar na sombra. 

Como tirar mancha de vinho do sofá?

A melhor dica para eliminar mancha de vinho do sofá é usar meia taça de vinho branco na área da sujeira. Isso mesmo! A bebida funciona como um neutralizador de manchas, principalmente se aplicada sobre o pigmento forte da uva. 

Depois disso, passe água com um pouco de sabão em pó no estofado e espere secar. 

Como tirar mancha de vinho do colchão?

À primeira vista, quando derramamos vinho no colchão, parece que a mancha nunca mais vai sair, certo? Porém, você consegue limpar o acessório facilmente usando álcool. 

Para isso, misture um pouco do produto com água e borrife no colchão. Esfregue a mancha com um pano limpo e, se precisar, repita o processo até remover totalmente o vinho. 

Como tirar mancha de vinho dos móveis?

Em uma jantar pessoas bebem vinho em taças.
Pexels/Helena Lopes

Móveis também são alvo fácil de manchas de vinho, já que nosso costume é usá-los para descansar as taças com a bebida. A sugestão é que, assim que o vinho cair em cima do móvel, passe um pano úmido em pouca água e deixe secar naturalmente. 

Se o método não funcionar, experimente fazer uma mistura com água e um pouco de sabão neutro. Em seguida, umedeça um pano de microfibra na solução e aplique diretamente na mancha. O sabão neutro (líquido ou em pó) faz uma limpeza suave, sem causar danos à mobília da casa. 

Saiba ainda como limpar móveis de madeira e em MDF para manter sua mobília sempre bem cuidada. 

Como tirar mancha de vinho do piso?

Sua casa é de piso frio, então além de saber como tirar mancha de vinho do tapete, é importante saber também como limpar o chão. 

Em primeiro lugar, remova o excesso de vinho com uma esponja macia ou pano limpo. Depois, aplique sobre a mancha uma mistura de água e saponáceo cremoso ou detergente neutro. Espere agir por 20 minutos e passe um pano úmido em água. Por fim, passe um pano seco no piso e pronto! 

Dica extra 

Na hora de saber como tirar mancha de vinho do tapete e de outras superfícies, exclua da lista produtos abrasivos e que possam danificar seu tapete, carpete e móveis. Prefira sempre itens certificados e feitos especificamente para limpezas suaves, seguras e eficientes. 

Deixou cair vinho na sua peça preferida e na toalha de mesa? Aprenda também como tirar mancha de vinho da roupa e resolva o problema de vez! 

E, se você tem alguma dúvida sobre limpeza, cuidados e organização da casa, não deixe de ler outros artigos por aqui. Assim, sua casa se mantém em ordem sem esforços! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.