Como organizar quadros na parede: 5 dicas e ideias criativas
novembro 19, 2021 - 4 minutos de leitura.Quer mudar a decoração da casa? Saiba como organizar quadros na parede de forma criativa e confira maneiras práticas para fixar suas obras de arte.Quadros são itens clássicos na decoração. Eles podem carregar fotos, pinturas ou desenhos e trazer sentimentos, lembranças e personalidade aos ambientes. É verdade que ‘molduras boas não salvam quadros ruins’, já diria o poeta, mas saber como organizar quadros na parede já é um bom caminho para ter uma decoração harmônica.
Ao organizar os quadros você pode levar em conta espaços a serem preenchidos, contraste de cores e outros pontos. Separamos algumas dicas que vão ajudar nessa tarefa!
1. Planejamento é fundamental ao organizar os quadros
Antes de pendurar os quadros nas paredes, faça um bom planejamento. Uma sugestão é cortar cartolinas nos tamanhos dos quadros que pretende usar e espalhá-las pela parede. Assim você já terá uma noção exata de quantos quadros pode usar e quanto de espaço cada um vai ocupar.
2. Teste várias combinações de quadros e posições
Essa é a hora de fazer testes também. Aproveite os gabaritos de cartolina e os disponha em diferentes posições na parede até encontrar aquela combinação que mais agrade. Com isso, você saberá se vale a pena colocar um, dois, três ou mais quadros e em qual ordem e altura.
3. Quantidade de quadros x espaço

Os gabaritos já vão te ajudar a saber quantos quadros cabem na parede escolhida, mas saiba que também é importante levar em conta o tamanho do cômodo que está decorando. Uma sala de estar pequena e com muitos quadros pode gerar uma espécie de poluição visual e deixar o local com a sensação de desorganização, por exemplo.
Para quem gosta de muitos quadros, uma boa alternativa pode ser investir em diversos quadros pequenos que sigam o mesmo padrão de cores e molduras. Isso ajuda a criar uma ideia de continuidade quando eles são colocados em uma mesma parede. Nesses casos, pode até brincar ‘contando uma história’ ou retratando cenas e paisagens do mesmo universo.
4. Aproveite os contrastes na hora de organizar os quadros

Paredes cinzas ou com a aplicação da textura conhecida como ‘cimento queimado’ são boas para contrastar com quadros de cores mais vibrantes. Assim se cria um equilíbrio entre as cores e aumenta o destaque para a obra de arte.
As placas de gesso, que simulam blocos e outras formas geométricas também podem ser combinações interessantes. Procure intercalar a cor da textura da parede com a do quadro e evite usar a mesma escala de cores em ambos para não ‘apagar’ a sua decoração.
5. Pense em padrões ou crie o seu
Seguir um padrão, como já citamos, é uma dica simples. Você pode, por exemplo, ter quadros de uma mesma cor de moldura.
Mas sabemos que decoração é algo muito pessoal, então, crie seus próprios padrões! Você pode escolher uma paleta de cores para trabalhar ou estipular que só terá quadros do mesmo tamanho ou mesmo tamanhos e cores diferentes. Divirta-se e coloque sua personalidade na parede da casa!
Dica extra: como colocar os quadros na parede na prática
Agora é a hora de sair do campo da teoria e aprender de fato como colocar o quadro na parede sem errar ou deixá-lo completamente torto. Veja como fazer:
- Meça o local e marque com fitas todo o contorno do seu quadro;
- Agora, coloque uma fita na região em que a parede será furada ou receberá uma fita resistente o suficiente para fixar o quadro;
- Teste a aplicação do quadro no local e veja se ficou como você imaginou antes de furar ou colar a fita de alta resistência;
- Com as marcas traçadas, siga em frente e fure a parede ou use a fita de alta resistência em quatro pontos opostos da parte de trás do quadro;
- Considere trocar as obras ou a disposição anualmente para dar sempre uma cara nova para o seu lar.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.