Mulher usa um aspirador manual para limpar sofá da sala

O sofá é o ponto de encontro de toda casa. É nele que nos reunimos em família, com amigos, assistimos a seriados, filmes e temos longas conversas. Em alguns casos, os pets fazem parte dessa reunião também. Com tanto movimento, não é incomum que o estofado fique sujo, encardido e que algumas manchas surjam com o tempo. Aí vem a dúvida: como limpar sofá?

Nem sempre é preciso chamar uma empresa especializada em limpeza de sofá. Se você tomar alguns cuidados e se lembrar da regra clássica “sujou, limpou” seu sofá manterá o aspecto de novo e seguirá higienizado por mais tempo.

Estamos aqui para ajudar! Separamos alguns truques para acabar com manchas do sofá e limpar diversos tecidos e mais dicas de como conservar o estofado no dia a dia.

1. Como limpar sofá: dicas básicas para o dia a dia

Já citamos o primeiro ponto, que vale para a limpeza do sofá e para a limpeza em geral: não deixe para tirar aqueles farelos de comida ou outras sujeirinhas depois. Remova os resíduos imediatamente e evite que eles fiquem presos entre as almofadas ou mesmo caiam para dentro do sofá.

Deixar lenços umedecidos e um aspirador portátil por perto pode ser uma carta na manga para limpar o sofá nesses casos.

Além disso, vale incluir uma limpeza simples na sua rotina. Passe um paninho úmido uma vez por dia, principalmente se tiver rolado uma “sessão pipoca” no sofá. Pelo menos uma vez por semana, utilize o aspirador para remover o pó.

2. Como limpar sofá a seco em casa?

Se seu sofá está com mau odor e algumas manchas, a limpeza a seco pode ser uma ótima saída. Ela pode ser feita em praticamente todos os tipos de estofados. Entretanto, como sempre orientamos por aqui, vale testar essa dica em uma área separada e escondida e, assim, verificar se não ocorrem manchas ou desbotamento da cor sofá. Também dê uma olhada na etiqueta do sofá. Sim, eles contam com uma etiqueta com orientações de cuidados.

Confira como fazer a limpeza a seco em casa:

  • Jogue pitadas de bicarbonato de sódio por todo o sofá;
  • Despeje uma quantidade maior de bicarbonato em áreas manchadas ou com mau odor;
  • Deixe agir por cerca de 30 minutos;
  • Remova com um aspirador de pó.

As manchas ainda persistem? Veja a dica a seguir:

3. Receitinha para acabar com manchas e mau cheiro do sofá

Para quem tem sofá de tecido e sofre com manchas e mau odor persistentes, separe bicarbonato e incremente a receita com vinagre, álcool e amaciante. Veja o passo a passo:

  • Em um litro de água misture uma colher de sopa de bicarbonato, uma de amaciante de roupas, 250 ml de álcool e 500 ml de vinagre branco;
  • Coloque a mistura em um borrifador e espirre a, pelo menos, 40 cm de distância do sofá;
  • Borrife um pouco mais sobre as áreas manchadas;
  • Deixe secar naturalmente por alguns minutos. Se for preciso, use um pano para absorver o excesso.

4. Como limpar sofá de couro?

A dica acima ajuda para sofás de tecido. Já os estofados revestidos com diferentes tipos de couro exigem outros cuidados. Se o sofá da sua casa for de couro natural, courino ou couro sintético, siga essa dica: use um pano úmido com um pouco de detergente neutro e, depois, seque com um pano limpo. Para hidratar, use silicone líquido uma vez ao mês.

Para o couro natural ainda é interessante dar preferência para produtos próprios para limpeza e hidratação, assim é possível obter um resultado ainda melhor.

5. E o que fazer para limpar sofá de camurça

A camurça é um tipo de couro muito sensível, e a limpeza deve ser feita com cuidado e evitando produtos abrasivos. No dia a dia, use somente um pano umedecido.

Se o sofá estiver muito sujo, pingue algumas gotas de detergente neutro no pano e, na sequência, escove suavemente com uma escova de cerdas macias. Finalize utilizando um secador de cabelos na potência baixa para garantir que o tecido não fique úmido.

Vale também usar o aspirador de pó uma vez por semana para remover os ácaros e outras sujeiras.

6. Como limpar sofá de veludo?

Aqui voltamos a falar dos sofás de tecido. Eles podem – e devem – ser limpos rotineiramente, mas é preciso cuidado para que o tecido não fique úmido.

No caso de sofás de veludo, comece com uma boa aspiração, pois esse tipo de tecido pode acumular bastante pó. Depois, misture um litro de água morna com 250 ml de vinagre branco de álcool e espalhe por todo o estofado com um pano macio e que não solte fiapos. Cuidado para não deixar o tecido molhado! Passe uma quantidade que seque em pouco tempo e prefira fazer esse tipo de aplicação em dias quentes.

Esta técnica também vale para os sofás de linho.

7. E sofá de suede ou jacquard?

Aqui, use o aspirador para remover o pó e os resíduos nos cantos do sofá. Depois, separe um pano úmido com um pouco de detergente neutro e passe por todo o estofado. Para manchas mais difíceis, use uma escova de cerdas macias e esfregue suavemente.

Como conservar o sofá limpo por mais tempo?

Independente do tipo de sofá da sua casa, alguns cuidados simples ajudam a conservá-lo limpinho e sem manchas:

Família reunida no sofá da sala
(iStock)

Cuidados extra ao comer no sofá

Quem resiste à tentação de uma pipoca enquanto assiste a um filminho, não é mesmo? Mas saiba que o hábito de comer e beber no sofá pode aumentar o acúmulo de sujeira e, caso algum líquido seja derramado, isso será ainda pior e pode provocar manchas.

Se eliminar esse costume não está nos seus planos, invista em descansos de braço com porta-copos e adote bandejas e guardanapos como itens obrigatórios nas refeições e lanchinhos.

Atenção aos animais de estimação

Por mais limpinho que seja o seu pet, ele ainda pode ter sujeiras nas patas e soltar pelos no sofá. Sem contar que muitos bichinhos adoram arranhar o estofado. Para manter a limpeza do sofá, o melhor é evitar que eles compartilhem esse espaço com você.

Se abrir mão da companhia do seu bichinho está fora de cogitação, separe um espaço só para ele com um paninho para cobrir o estofado ou com uma cama para pet, assim é possível evitar o contato direto dele com o sofá.

Use também o aspirador diariamente para remover pelos, ácaros e sujeirinhas deixados pelo seu animalzinho.

Limpou, sujou

Não custa reforçar. Deixe a preguiça de lado e limpe o sofá assim que algum “acidente” acontecer, como um líquido derramado ou as brincadeiras de seu cachorro logo depois de chegar da rua. Quanto mais tempo demorar, mais a sujeira vai impregnar no estofado e mais difícil será a limpeza.

É sempre bom ter cuidado com as misturas caseiras. Apesar de populares, elas podem trazer alguns danos ou não serem tão eficientes para limpeza do tecido e/ou couro. Busque por produtos próprios para limpeza do sofá, que são vendidos de acordo com o material do móvel. Em casos mais difíceis, considere buscar o auxílio de uma empresa especializada em higienização de estofados.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados

Pai e filha limpando as janelas da casa juntos
BanheiroCasa novaCuidados com a casaQuartoQuarto InfantilSala

Como limpar vidros de forma prática? Saiba como cuidar de janelas, espelhos e mais

homem varrendo o chão
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaMorar sozinhoQuartoQuarto InfantilSala

Qual o jeito certo de varrer a casa? Confira dicas práticas!

Pai e filha limpando as janelas da casa juntos
BanheiroCasa novaCuidados com a casaQuartoQuarto InfantilSala

Como limpar vidros de forma prática? Saiba como cuidar de janelas, espelhos e mais

homem varrendo o chão
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaMorar sozinhoQuartoQuarto InfantilSala

Qual o jeito certo de varrer a casa? Confira dicas práticas!