Mulher usa um aspirador para limpar o tapete da sala

O carpete é ótimo para trazer uma sensação aconchegante para vários cômodos da casa, como sala e quartos. Vai dizer que não é bom aquecer os pés em um piso revestido enquanto assiste ao seu programa preferido na televisão? 

No entanto, muita gente evita o carpete ou mesmo pensa em removê-lo quando se muda para uma casa acarpetada porque não sabe como cuidar dele corretamente. 

Mas limpar carpete e revitalizá-lo não é algo tão complicado assim, e nós vamos te ensinar o que fazer no dia a dia para cuidar desse revestimento.

Dicas básicas para limpeza do carpete

Para manter o carpete limpo a dica de ouro é não deixar acumular sujeira. Por isso, para o dia a dia, o ideal é bater os carpetes menores, que não são fixados, e recorrer ao bom e velho aspirador de pó para aqueles que revestem os pisos.

Não tem aspirador? Então primeiro retire o pó do ambiente e finalize passando uma vassoura de cerdas macias para remover os resíduos maiores do carpete.

E aqui vale um alerta: alguns carpetes e tapetes não podem ser aspirados. Antes de mais nada, preste atenção nas recomendações de limpeza e lavagem do fabricante para não danificar o tecido ou instalação desses itens.

Como acabar com as manchas do carpete

Pessoa remove mancha de carpete usando produtos de limpeza e uma bucha
(iStock)

As manchas podem aparecer com o tempo, mas uma combinação de água morna, vinagre e detergente pode ajudar a removê-las:

  • Em um recipiente, misture uma colher de sopa de detergente neutro e uma de vinagre em um litro de água morna;
  • Agite até que faça espuma;
  • Use um pano macio e que não solte fiapos para aplicar a solução na área manchada do carpete;
  • Esfregue a área afetada;
  • Use um pano seco para remover o excesso e secar a área.

Como eliminar odores do carpete

Se o problema for algum cheiro ruim, uma dica é fazer a limpar carpete com bicarbonato de sódio e amido de milho com uma limpeza a seco:

  • Misture bicarbonato de sódio e amido de milho em partes iguais (a depender do tamanho da área que será limpa);
  • Polvilhe por todo o carpete;
  • Deixe agir por alguns minutos;
  • Remova com o aspirador de pó.

Recorra à tecnologia para limpar seu carpete

Você já ouviu falar nas lavadoras de carpete? São aparelhos feitos especificamente para essa função e funcionam com sabão e água, sendo capazes de remover manchas e fazer uma ‘super aspiração’ de tapetes e carpetes. Elas servem para aqueles momentos em que seu carpete está muito sujo e com manchas persistentes.

Outra alternativa é contratar uma empresa especializada nesse tipo de limpeza.

Com que frequência limpar o carpete?

A limpeza básica com o aspirador e remoção de manchas (como ensinamos nos tópicos acima) devem ser feitas semanalmente. Já a higienização profunda, geralmente feita por empresas ou com as máquinas lavadoras de carpete, deve ser realizada, ao menos, duas vezes por ano.

Lembre-se de incluir a tarefa de limpar carpete em sua rotina e tenha um revestimento bem cuidado e livre de manchas por mais tempo.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.