cama de solteiro escondida no quarto

A cama escondida é uma solução e tanto para quem vive em apartamento pequeno e/ou tem pouca área livre no quarto. É um conceito que deixa o ambiente versátil e ainda dá um toque de modernidade ao local. 

Para saber onde instalar e outras dicas sobre esse tipo de cama, o Cada Casa Um Caso conversou com arquitetos e especialistas em decoração. Acompanhe a seguir.

Cama escondida: o que é?

A cama escondida, ou retrátil, é um tipo de cama que pode ser dobrada e incorporada na marcenaria. Ou seja, durante a noite, ou no período de descanso, ela fica aberta, como uma cama normal. Fora isso, fica escondida. 

cama escondida no quarto
Quando a cama está fechada, o ambiente conta com sofá e uma estante ao fundo (iStock)
cama escondida aberta no quarto
A cama “sai” da estante e vira um local confortável para o descanso (iStock)

Cama escondida é a solução ideal para apartamentos pequenos

“Atualmente, é muito comum ver lançamentos imobiliários, como apartamentos, flats, lofts e studios, com áreas cada vez menores. Recentemente, uma incorporadora lançou um apartamento em São Paulo com área de 10 m2”, comenta o arquiteto Mauro Martins, da KSM Arquitetos Associados.

“Diante dessa realidade cada vez mais presente e da necessidade humana de se ter espaços mais inteligentes e multiusos, é de extrema importância projetar layouts e mobiliários capazes de servir e abrigar as diversas atividades do dia a dia”, continua. Diante disso, a cama escondida é uma ótima sugestão. 

No entanto, apesar de ser uma solução prática, a especialista em decoração para apartamentos e móveis planejados Priscila Prieto faz um alerta em relação ao custo da cama escondida. 

“As camas articuladas ou retráteis já vêm com ferragens para embutir na parede. Porém, têm custo elevado quando comparado a outros modelos”, explica Prieto.

Assim, é importante pensar sempre no bolso, quanto o ganho de espaço ou sofisticação vale a pena na hora de investir em um projeto. 

Onde instalar a cama escondida?

Esse tipo de cama pode ser instalado em um quarto que também é escritório ou mesmo na sala. Como diz Martins, a cama retrátil é um verdadeiro curinga para ambientes, sobretudo, quando são menores.

“Se por um lado as dimensões da cama são significativas, por outro é um móvel que utilizamos por apenas 1/3 do tempo, em média”, comenta o arquiteto. Ou seja, quando está fechado, o móvel vira uma estante ou um armário. 

home office planejado
A parte amarela do móvel é uma cama escondida fechada (iStock)

“A cama retrátil é um grande artifício utilizado por arquitetos e decoradores para tornar espaços pequenos mais inteligentes”, completa Martins. 

Cuidado na instalação da cama escondida

Está convencido que uma cama desse tipo é a solução para sua casa ou apartamento? Então é hora de saber quais cuidados devem ser tomados no planejamento e instalação desse móvel. Mauro Martins dá as dicas: 

  • procure um arquiteto ou decorador capaz de avaliar o ambiente como um todo, tirando proveito de todas as variantes e possibilidades;
  • ao executar o projeto, a recomendação é pesquisar bastante e encontrar um marceneiro, serralheiro ou executor capaz de materializar o conceito adotado para o ambiente;
  • algumas empresas e lojas possuem vários tipos de camas retráteis que incluem também os objetivos desejados de otimização de espaços;
  • ao optar por uma cama escondida, tenha o cuidado de exigir do fornecedor todas as garantias de segurança que esse tipo de mobiliário precisa, como travas, amortecedores, freios e, principalmente, estabilidade do conjunto;
  • em qualquer modelo que você adotar em seu ambiente, lembre-se sempre da importância dos recursos que a parte elétrica nos oferece. Projetar iluminação adequada, assim como tomadas e interruptores bem-localizados no ambiente, tornará o espaço bastante versátil e inteligente.

Dia a dia com uma cama retrátil

Para finalizar, Martins ainda tem algumas dicas de como tornar o dia a dia com a cama escondida mais prático e seguro. 

Tenha em mente, por exemplo, que a roupa de cama pode acompanhar a movimentação do móvel. Assim você evita o trabalho de arrumar a cama todos os dias. 

Por outro lado, se a cama não for usada rotineiramente, esqueça essa ideia ou a roupa de cama ficará repleta de poeira, ácaro e mal cheiro por ficar guardada muito tempo junto com a cama. 

Mais um ponto importante: a utilização de camas retráteis por crianças pequenas deve ser sempre acompanhada pelos responsáveis. 

Pronto! Agora que você já conheceu os benefícios e como usar uma cama escondida, aproveite e confira também como decorar apartamento pequeno, como decorar apartamento alugado e como organizar quarto pequeno.

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados