Um ventilador de mesa está sobre uma mesa de madeira. Ele está desligado, mas em bom estado de conservação e limpo.

No Brasil, temos verão no verão e também faz muito calor fora de época. Com isso, vire e mexe estamos buscando formas de refrescar a casa. E então, vale mais a pena ter ventilador de teto ou de chão? 

Para ajudar na escolha, fizemos um comparativo entre os dois aparelhos. Confira todas as vantagens e desvantagens de cada um. 

Mas afinal, o que é melhor: ventilador de teto ou de chão?

De antemão, saiba que não há uma resposta direta para a disputa entre ventilador de teto ou de chão. Tudo dependerá da sua necessidade, do espaço disponível em casa e, até mesmo, do que você espera ao comprar um aparelho desses.

Além disso, o fator economia, tanto na compra do item quanto de energia no dia a dia, pode e deve ser levado em conta. A seguir, veja os benefícios específicos de cada um deles:

Vantagens do ventilador de teto 

Um ventilador de teto funcionando.
(iStock)

O ventilador de teto está presente em muitas residências. É uma opção que gasta menos que um ar-condicionado e tem fácil instalação, apesar de exigir alguns cuidados no processo. 

Saiba mais vantagens e veja qual o melhor ventilador de teto: 

Poupa espaço em casa

Sem dúvidas, a economia de espaço está entre os principais benefícios de quem opta por um ventilador de teto. Diferente dos de coluna e de mesa, ele não precisa de móveis para ser apoiado ou de um espaço no chão que pode obstruir a passagem. 

Ventilação uniforme

Um ventilador de teto é capaz de garantir uma ventilação uniforme em todo o ambiente. Por outro lado, os de mesa e de chão podem incomodar com um fluxo de ar mais forte, porém direcionado. 

Além disso, alguns ventiladores de teto contam com a função exaustor, que ajuda apenas na circulação do ar sem gerar muito deslocamento de vento. Desse modo, colaboram com a troca do ar quente pelo ar frio.

Faz parte da decoração

Por ser uma peça fixa, o ventilador de teto deve acompanhar a decoração da sua casa. Entretanto, isso não costuma ser um problema porque há uma infinidade de cores e modelos do aparelho. 

Dessa forma, ele se integra ao ambiente o ano todo e acaba não sendo uma peça retirada do armário apenas nos dias mais quentes, como outros ventiladores. 

Com isso, na disputa entre ventilador de teto ou de chão, mais um ponto para a peça que é fixada no teto da residência. 

Segurança pode ser um ponto importante

Embora os ventiladores de mesa e de coluna tenham grades de proteção, pode ser perigoso deixar crianças e animais perto deles. Desse modo, o ventilador de teto, mais uma vez, leva vantagem, pois o acesso às pás é mais difícil por estarem no alto.

Mas qual o melhor ventilador de teto?

A resposta para esta pergunta dependerá do que você busca. É possível encontrar modelos que consomem mais ou menos energia, com lâmpadas ou com controle remoto. Desse modo, vale a pena conferir a eficiência energética na hora da escolha, a vazão de ar e o design do produto desejado.

Vantagens do ventilador de chão 

Um ventilador de coluna ligado e funcionando.
(iStock)

Seguindo com a comparação entre ventilador de teto ou de chão, depois de tantas vantagens do aparelho instalado no teto, será que sobraram pontos positivos para os outros modelos? A resposta é sim! 

A seguir, você vai conferir os pontos de destaque do aparelho de chão.

Portátil

Os ventiladores de chão podem ser levados de um cômodo para outro, em viagens e para onde quiser! 

Fluxo de ar forte e direcionável

Se você gosta de vento forte diretamente sobre você, esse modelo é a melhor escolha! Isso porque, enquanto os ventiladores de teto oferecem um fluxo constante e homogêneo, esses modelos garantem um direcionamento mais preciso do deslocamento de ar. 

Além disso, existem modelos com motores com bastante força e que garantem grande vazão de ar, só não espere uma experiência muito silenciosa nesses casos.

Montagem simples

Enquanto o ventilador de teto requer uma instalação de fato, que envolve mexer no revestimento do teto, em alguns casos, e na fiação, os ventiladores de chão e de mesa só precisam ser ligados na tomada. 

Fora que a montagem é simples! Basta seguir as instruções do manual para encaixar as peças e ter o ventilador pronto para uso.

Serve em qualquer cômodo e residência

Os ventiladores de teto precisam de uma distância mínima entre o chão e o teto para serem instalados. Também é preciso que o teto resista ao peso do aparelho. Já os ventiladores de chão são mais democráticos e podem ser ligados em qualquer cômodo, desde que caibam no espaço escolhido. 

Custo total

Os ventiladores de chão são mais baratos em comparação com os de teto. Mais um ponto para esses modelos na disputa entre ventilador de teto ou de chão. 

Barulho do aparelho

Dá para encontrar ventilador de chão silencioso? A resposta é sim! Já existem modelos que contam com o “modo silencioso” e cumprem o prometido. Entretanto, como já mencionamos, se ligar o aparelho na potência máxima, espere um pouco de barulho.

Ventilador de parede e de mesa

A dúvida pode ir além de ventilador de teto ou de chão. Há modelos também de mesa e de parede.

O ventilador de mesa costuma ser o menor deles, então leva vantagem por ocupar pouco espaço. Também é o mais versátil, já que muitos deles contam com um encaixe que permite que sejam pendurados na parede. Para completar, proporcionam um vento bem direcionado. 

Aqueles de parede também pedem uma instalação, assim como os de teto. A vantagem é a boa capacidade em ventilar e fazer o ar circular pelo ambiente, tanto que são usados em locais maiores, como as salas de aula, por exemplo. 

Qual o modelo gasta menos energia? 

Chegamos a um ponto crucial: o que gasta mais energia, ventilador de teto ou de chão? Essa não é uma questão tão simples assim. 

O gasto de energia vai variar bastante de acordo com modelo, marca ou vasão de ar escolhida. De forma geral, os que gastam menos são os de mesa e de chão, respectivamente, pois os ventiladores de teto precisam de mais energia para virar as grandes pás. 

Para não ficar em dúvida, lembre-se de conferir a etiqueta de eficiência energética. Nela constará o Quilowatt-hora (kWh), e quanto maior for esse valor, mais energia o equipamento consumirá. Veja ainda uma lista com ideias de como economizar na conta de luz aí na sua casa. 

Limpeza e manutenção 

Lembre-se de fazer a higienização e a limpeza das hélices do seu aparelho, ao menos, a cada 15 dias. Para tal, siga sempre o manual de instruções para desmontar as grades e use produtos de limpeza neutros. Ainda reveja nosso conteúdo com dicas e vídeo de como limpar ventiladores de forma simples. 

Curtiu as dicas? Já sabe se vai ficar com ventilador de teto ou de chão? Ou seria melhor o modelo de mesa? Conte pra gente sua escolha! 

Falando nisso, que tal seguir a página do Cada Casa Um Caso no Instagram? Por lá, trazemos dicas diárias que ajudam a descomplicar e escolher o que é melhor para a sua casa!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.