quarto com cama de casal

Ter uma cama confortável e adequada faz toda diferença na hora de dormir. E com um boa noite de sono, ganhamos mais disposição para enfrentar as tarefas do dia. Portanto, acertar nos tamanhos de cama para a sua casa é essencial!

As camas devem ter altura, comprimento e largura adequadas para cada membro da família. E se você não sabe como escolher o modelo certo, não tem problema, porque estamos aqui para ajudar. 

Contar com a cama ideal traz benefícios para a saúde física e mental. Além disso, o móvel também deve combinar com o tamanho do quarto, ajudar na decoração e deixar o ambiente com mais personalidade, harmonia e beleza. Afinal, quem não gosta de viver um ambiente bonito? 

A seguir, o Cada Casa Um Caso vai dar algumas dicas e informações importantes de tamanhos de cama para adultos, casal e criança. Leia o texto antes de fazer sua escolha! 

Tamanhos de cama mais comuns

Em primeiro lugar, saiba quais são os tamanhos de cama mais comuns que você encontra em lojas de móveis. Esses modelos seguem um padrão conforme o tamanho dos colchões. 

  • Cama de casal: 138 cm de largura x 188 cm de comprimento
  • Cama de adulto: 88 cm de largura x 188 cm de comprimento
  • Cama de criança: 78 cm de largura x 188 cm de comprimento
  • Cama de viúva: 128 cm de largura x 188 cm de comprimento
  • Cama queen size: 158 cm de largura x 198 cm de comprimento
  • Cama king size: 193 cm de largura x 203 cm de comprimento

Passo a passo para escolher a cama ideal

Conhecendo os tamanhos de cama, vale ainda levar em conta outros fatores antes de comprar seu móvel. Veja em detalhes: 

Tamanho da cama x tamanho do quarto

Ainda que você encontre a cama perfeita, é essencial que o móvel seja adequado para o tamanho do quarto. Deixe de lado a ideia de que “qualquer cama cabe”, pois ela pode ficar desproporcional e a harmonia do ambiente vai por água abaixo. 

Portanto, tire todas as medidas do quarto, considerando altura e largura das paredes, principalmente na área em que pretende instalar o móvel. Depois disso, compare essas medidas com a cama que você mais gostou. Assim não há chances de engano! 

Outro ponto importante é avaliar se o tamanho da cama não irá atrapalhar a circulação no quarto, tanto pelas laterais quanto na parte da frente. Além disso, observe se ela ficará muito encostada na mesinha de cabeceira ou se pode esbarrar em alguma porta do seu guarda-roupa, poltrona, banquetas ou puffs. 

Tipos de cama

Uma vez que as medidas do quarto e os tamanhos de cama estão anotados, é hora de escolher o tipo de cama que você quer para o ambiente! 

Algumas têm mais espaço para armazenar outros objetos, como a cama box, por exemplo. Já a cama tradicional não vem com espaços extras, mas proporciona um ar mais minimalista à decoração do cômodo. 

Confira as principais características de diferentes tipos de cama: 

Cama tradicional

mulher sentada em cama de casal
(Pexels/Ekaterina Bolovtsova)

Com certeza, a cama tradicional ainda é a mais usada pelos brasileiros. O sucesso desse modelo se dá por conta da grande variedade de materiais, cores e design, mas também porque é mais econômica, se comparada aos outros formatos de cama. 

Além disso, existem modelos disponíveis em todos os tamanhos de cama: casal, solteiro, viúva, criança, queen size e king size.

Cama box

cama box de casal
(iStock)

Para quem tem um guarda-roupa menor ou quarto pequeno e precisa de mais espaço para armazenar outros itens, a cama box é a melhor solução! No compartimento que fica embaixo do colchão, você pode guardar roupa de cama, travesseiros, edredom, cobertores, toalhas e até malas de viagem. 

Porém, preste atenção, pois existem dois modelos de cama box: com o compartimento inteiro ou dividido em duas partes. Como pode ser desmembrada em dois, esse modelo de compartimento dividido é muito mais fácil de transportar e entrar pela porta da casa. 

Se você optou por uma cama box, mas sentiu falta da cabeceira da cama tradicional, pode comprá-la à parte. A cabeceira traz mais conforto e aconchego para o quarto e você ainda pode combiná-la com outros materiais já usados nos móveis do ambiente, como a mesa de home office

Os acabamentos mais usados nas cabeceiras são: veludo, madeira, palha e ferro. 

Cama de criança

quarto infantil
(iStock)

Precisa tirar o berço do quarto para dar lugar a uma cama infantil? É natural ter dúvidas de qual modelo investir, até mesmo para manter a segurança e o conforto da criança durante os momentos de sono. 

Depois de fazer os cálculos e medidas, é importante analisar qual modelo de cama é mais adequado para o ambiente, mas sempre levando em conta o gosto pessoal do seu filho, pois ele já tem uma certa autonomia para opinar na decoração. 

Hoje você encontra inúmeros modelos de cama de criança no mercado. Alguns são bem divertidos, com formatos de desenhos condizentes com o universo infantil, como casas e carros.

Algumas ainda contam com grades removíveis, perfeitas para pais e mães que ainda estão inseguros com a independência física do filho. Depois de um tempo, as grades podem ser retiradas para deixar a criança mais à vontade. 

Existem também as camas de chão infantis, chamadas de camas montessorianas (como a da imagem acima). Elas dão mais autonomia às crianças, que sobem e descem da cama sem dificuldades.

Diferenças nas alturas

Outro ponto importante quando falamos de tamanhos de cama é a altura do móvel. Embora muita gente não pense nisso, ter uma cama mais baixa ou mais alta pode influenciar no dia a dia. Olha só algumas dicas sobre a altura ideal para cama: 

  • Cama padrão: a altura da cama padrão, se medida do chão ao topo, é de até 60 cm, mas pode ser maior ou menor de acordo com as medidas do colchão. É recomendada para quem busca conforto ao se deitar e ao se levantar pela manhã.
  • Cama alta: geralmente a cama box é um pouco mais alta, tendo por volta de 70 cm, contando com o colchão. Não é indicada para crianças e idosos, porque dificulta o movimento de colocar os pés no chão logo ao acordar.
  • Cama no chão: muitas pessoas preferem colocar o colchão no chão, sem qualquer estrutura por baixo. Porém, com o tempo, a rotina pode provocar dores musculares e outros desconfortos físicos. 

Além de todas essas informações sobre tamanhos de cama, uma boa noite de sono tem ligação direta com a escolha do colchão. Portanto, opte por um modelo que tenha densidade adequada com seu peso e sua altura.

Que tal deixar sua cama ainda mais estilosa? Veja 5 truques para ter uma cama de hotel em casa e aprenda como arrumar a cama da maneira correta para manter o quarto limpo e organizado. 

Precisa tirar o encardido e a sujeira das peças? Leia nossas recomendações de como lavar roupa de cama e confira mais alguns cuidados básicos de uso e lavagem dos cobertores aos lençóis. A dúvida é sobre como limpar colchão? Veja de dicas básicas a truques para acabar com cheiro de urina e com os ácaros.  

Depois desse guia completo, esperamos que você encontre a cama ideal para o seu quarto e tenha noites de sono muito mais saudáveis, relaxantes e confortáveis. Continue acompanhando nossas indicações de limpeza, cuidados e organização.

Até mais! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados

homem varrendo o chão
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaMorar sozinhoQuartoQuarto InfantilSala

Qual o jeito certo de varrer a casa? Confira dicas práticas!

Mulher usando luvas limpa um espelho com um pano rosa e produtos de limpeza
BanheiroCasa novaCuidados com a casaQuartoSala

4 truques para limpar espelhos e conservá-los brilhantes

aromatizador de ambiente na mesa da sala
BanheiroCasa novaCuidados com a casaQuartoSala

Como usar aromatizador de ambiente e ter uma casa sempre cheirosa?

homem varrendo o chão
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaMorar sozinhoQuartoQuarto InfantilSala

Qual o jeito certo de varrer a casa? Confira dicas práticas!

Mulher usando luvas limpa um espelho com um pano rosa e produtos de limpeza
BanheiroCasa novaCuidados com a casaQuartoSala

4 truques para limpar espelhos e conservá-los brilhantes

aromatizador de ambiente na mesa da sala
BanheiroCasa novaCuidados com a casaQuartoSala

Como usar aromatizador de ambiente e ter uma casa sempre cheirosa?