Um quarto com ar-condicionado. É possível ver a cama com lençol branco e limpo e o ar-condicionado ao fundo.

Em um dia quente, não há nada mais prazeroso do que entrar ou estar em um ambiente com refrigeração adequada. No entanto, como calcular a potência de ar-condicionado para que isso seja possível? Será que todos os aparelhos são capazes de climatizar os cômodos de maneira igual? 

Para responder essas e outras perguntas, preparamos um manual completo para explicar e descomplicar esse tema. Confira a seguir tudo sobre potência de ar-condicionado, cálculo de BTUs e mais.

O que significa potência de ar-condicionado?

A potência de ar-condicionado está relacionada com a capacidade do aparelho de refrigerar o ambiente. De nada adianta colocar a temperatura no mínimo se o aparelho não for potente o suficiente para deixar o local frio. 

E a potência de ar-condicionado é medida em BTU (do inglês British Thermal Unit, que significa Unidade Térmica Britânica). Vamos conferir a seguir como isso funciona.

Como e por que fazer o cálculo de BTUs?

Uma mulher sorrindo e sentada no sofá. Ela está olhando e apontando o controle remoto para o ar-condicionado.
(iStock)

O BTU é a capacidade real que o seu ar-condicionado tem de climatizar o ambiente. A informação do BTU vem sempre disposta junto com o aparelho. Portanto, quando estiver na loja, basta que você preste atenção ou pergunte ao vendedor.

Mas para avaliar a potência de ar-condicionado e acertar na quantidade de BTUs, é preciso analisar o espaço, a quantidade de pessoas e os equipamentos eletrônicos do local onde o aparelho será instalado. 

Sendo assim, tenha em mente o seguinte cálculo de BTUs por m²: considere no mínimo 600 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas. Se houver itens eletrônicos ligados na energia elétrica, é preciso adicionar mais 600 BTU. Veja o exemplo abaixo: 

  • um quarto de 10 m² com duas pessoas e uma televisão ligada precisará de, no mínimo, um ar-condicionado com 6.600 BTUs ou mais. 

Lembre-se que, se ligar outros aparelhos na tomada, como rádios e até mesmo celulares, a necessidade de potência pode aumentar, pois esses itens geram calor no ambiente.

Tabela básica de cálculo de BTUs por m²

Para não precisar quebrar muito a cabeça na loja e nem ficar fazendo contas sem parar, confira uma tabela básica de BTUs por m². Assim, você pode usá-la como uma colinha na hora de escolher o seu aparelho e entender a potência de ar-condicionado ideal.

Tamanho do cômodoQuantidade de pessoasEquipamentos eletrônicos presentesBTU mínimo necessário
5 m²113.600
8 m²226.000
10 m²21          6.600
20 m²4414.400
(Cálculo considerado: 600 BTU x metro quadrado + 600 BTU por pessoa + 600 BTU por equipamento eletrônico).

Curtiu as dicas? Então, compartilhe nas redes sociais e com seus amigos. Provavelmente mais alguém precisa saber como escolher o ar-condicionado certo para o quarto ou sala de estar. 

Aproveite e confira também como limpar ar-condicionado e como economizar com esse equipamento

Te esperamos nas próximas dicas! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.