home office no quarto

Nos últimos meses, você tem trabalhado mais em casa do que no escritório? Então é hora de ver dicas de como montar um home office no quarto. Com isso, você terá um local confortável, mesmo que tenha pouco espaço em casa, para passar algumas horas do seu dia.

Certamente, o quarto com home office é uma boa pedida. Isso porque é um local com pouca circulação de pessoas e não há barulho ou maiores incômodos. Assim, torna-se um cenário ideal para se concentrar em reuniões, troca de e-mail e outras tarefas sem distrações. 

Portanto, se você quer saber como montar um home office no quarto, listamos 7 dicas e dividimos de acordo com algumas categorias: cantinho do home office, home office no quarto de casal e decoração. Veja a seguir: 

Como organizar o canto do home office no quarto?

home office no quarto
(Pexels/Darina Belonogova)

Antes de mais nada, seja ao pensar em quarto com home office ou em montar o escritório em outro canto da casa, é preciso alguns cuidados. O primeiro deles é com a sua saúde. Não é porque você trabalha no quarto que vai ficar deitado na cama, como o computador no colo. E isso abre as nossas dicas: 

Dica 1: Mobília adequada

Para ter um bom home office é preciso se atentar à mobília – sua coluna vai agradecer! Reveja o que já falamos sobre ergonomia e como montar um escritório em casa e não erre na escolha da mesa ou da cadeira. 

Vale ainda investir em um apoio para os pés. Tudo isso vai trazer mais conforto para as horas de trabalho diário. 

Dica 2: Espaço planejado

Outra opção interessante é ter móveis planejados, pois além de deixar o ambiente mais clean, otimiza o espaço. 

Quem precisa de mais privacidade pode optar por separar o escritório do quarto usando divisórias (estantes, portas de vidro ou painéis vazados).

Dica 3: Iluminação adequada

Mais um ponto importante quando se quer organizar o home office no quarto é levar em conta a iluminação do local. O cantinho do escritório deve oferecer uma boa iluminação, que pode ser natural ou artificial. 

Evite ainda uma luz branca demais, que costuma cansar mais. Também não vá para o outro extremo, pois as luzes muito amareladas ajudam a acalmar e, com isso, podem prejudicar a concentração. Uma lâmpada na faixa de 3.000 k ou 4.000K vai bem no home office. 

Home office no quarto de casal

home office no quarto
(Pexels/Ken Tomita)

Seguindo com as dicas, chegamos a quem pretende montar o home office no quarto de casal.  Geralmente, o local já conta com móveis maiores, como camas, mesa de cabeceira e guarda-roupa que comporte uma quantidade grande de roupas. 

E agora, será que dá para montar home office em quarto de casal? A resposta é sim! 

Dica 4: Espaço para todos no home office no quarto de casal

Antes de investir na estação de trabalho, é essencial analisar o principal ponto: a bancada será usada por duas pessoas? Se o casal pretende trabalhar no mesmo espaço, com certeza deve pensar em instalar uma bancada com dimensões maiores e que acomode ambos com conforto e funcionalidade. 

Uma boa recomendação é investir em móveis planejados, pois eles são fabricados com as medidas exatas do quarto de casal. Caso não seja possível, compre uma escrivaninha que consiga acomodar dois notebooks. 

Em ambos os casos, siga também a dica da iluminação. Montar o escritório embaixo da janela pode ser uma alternativa. 

Como decorar o home office no quarto?

home office no quarto
(Pexels/Mayis)

Depois de escolher local, móveis e o cantinho do home office, é hora de dar charme ao local. A decoração é parte fundamental, pois é responsável por deixar o ambiente mais clean e moderno e mostrar a sua personalidade. 

Com isso, seguimos com as dicas para montar o home office no quarto: 

Dica 5: Decoração para a mesa do home office

Embora seja seu ambiente de trabalho, nada impede que você dê um toque charmoso e moderno ao home office no quarto. 

Na mesa, coloque itens que podem decorar, mas que também sejam úteis, como cadernos, copo com canetas ou cesta para guardar itens menores (clips e borrachas). Se tiver espaço, um toque verde com plantinhas também cai bem. 

Dica 6: Nichos e prateleiras para manter tudo organizado

Seu home office no quarto é bem pequeno? Nas paredes, instale nichos ou prateleiras para guardar os documentos e pastas referentes ao seu trabalho. Essa ideia ajuda a otimizar o espaço. 

E pensando na decoração, que tal aproveitar e colocar plantinhas, velas ou um aromatizador nessas prateleiras ou nichos também?

Dica 7: Paredes decoradas e funcionais

Para que seu home office no quarto não fique sem graça, uma ótima sugestão é colocar papel de parede apenas na parte do escritório. Vale também usar quadros que combinem com as cores da mobília. Isso vale para o home office pequeno no quarto ou para um maior. 

Outra dica é instalar o memory board, uma espécie de mural feito para fixar lembretes, post its e fotos da família e amigos. 

Pronto! Agora que você já sabe como montar home office no quarto, seja ele pequeno, grande ou de casal. Veja também como cuidar de seus itens de trabalho com técnicas de como limpar notebook e sugestões para limpar mouse e mousepad. 

Aproveite para voltar à nossa página inicial e ler mais conteúdos sobre organização! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.