homem em frente ao guarda-roupas com as portas abertas

Acabou de se mudar para uma casa nova e não sabe como organizar guarda-roupa solteiro? Vamos concordar que, ao manter a arrumação do móvel em dia, fica muito mais fácil encontrar as roupas no meio da correria.  

Aliás, quando você mantém a ordem no seu armário, consegue visualizar as peças guardadas – porque ficam à mostra. Pois é, muita gente até esquece do que tem e acaba deixando várias roupas sem uso.  

Então, se o seu objetivo é ter um guarda-roupa de solteiro organizado e com tudo no lugar certo, confira as dicas da personal organizer Ju Aragon, que indica quais peças guardar em cada prateleira para otimizar o espaço. Aprenda já! 

Qual é o tamanho de um guarda-roupa de solteiro?

De antemão, hoje o mercado comercializa guarda-roupas solteiro em diversas medidas. A medida padrão é de 2,70 de altura x 1,80 largura.  

Porém, se tem um cômodo menor você consegue encontrar modelos mais compactos, que vão de 1, 88 de altura x 1, 10 de largura até 2,35 de altura x 1,78 de largura.  

Por outro lado, também é possível encomendar um móvel planejado de acordo com as medidas do local que você deseja instalá-lo.  

Há muitas opções de formatação, e dá pra escolher, por exemplo, entre um guarda-roupa solteiro com porta de correr, porta tradicional, guarda-roupa de solteiro com espelho e guarda-roupa de canto solteiro.  

 Como organizar um guarda-roupa solteiro com muita roupa? 

Antes de mais nada, a profissional indica que você faça uma seleção de roupas que usa e não usa. “Chamamos essa análise de triagem, em que você observa tudo que tem para saber se continuarão no seu armário”. 

Para ela, as pessoas devem analisar o que podem doar ou até mesmo descartar. “Costumamos guardar coisas que nem lembramos, por isso, essa análise deve ser feita constantemente”.  

A seguir, veja quais peças guardar em cada espaço do guarda-roupa!  

Cabides e organizadores

As peças que vão para os cabides são aquelas que amassam se dobradas, como camisas, blazers, calças jeans, calças sociais e outros tecidos mais delicados. É importante que essa seleção seja feita com critério, pois é muito comum que o espaço de cabideiro seja menor do que o necessário. 

Quanto aos organizadores, são uma ótima solução para espaços pequenos, porque você guarda qualquer item de forma organizada e visível. Invista em cestos e caixas resistentes (com etiquetas de identificação) para que durem mais. Neles, coloque peças menores, como cintos, acessórios, produtos de limpeza, etc.  

roupas nos cabides dentro do guarda roupa
(Envato Elements)

Gavetas menores

De acordo com Ju Aragon, as gavetas por si só já são excelentes para organizar. “As gavetas mais baixinhas podem ser usadas para armazenar acessórios como brincos, relógios, óculos, cintos”, indica.  

Ela continua: “Já as gavetas mais altas usamos para outras peças de roupas, desde as roupas íntimas, até as peças maiores, como camisetas, pijamas, saias, shorts e bermudas”.  

Prateleiras 

Em prateleiras altas, você consegue organizar peças de roupas mais grossas, como casacos de inverno, cobertores e edredons. É um bom exemplo de otimização de espaço, pois esses itens são usados sazonalmente.  

“Se possível, armazene essas peças em sacos a vácuo ou embalagens que deixem as peças respirarem. Caso tenha mais espaço extra, use o maleiro para acomodar malas de viagem e utensílios de uso esporádico”, recomenda Ju Aragon. 

gaveta com roupas organizadas
(Envato Elements)

Porém, ela lembra que é necessário se atentar aos tamanhos das prateleiras e as dobras das roupas, que devem ser do mesmo tamanho para evitar marcas de dobras.  

Nas prateleiras menores, coloque bandejas com perfumes, produtos de beleza, de cuidados com a pele e acessórios, como anéis, prendedores de cabelo, etc.  

Lingeries, meias e pijamas

A personal sugere organizar as lingeries e meias, que são peças pequenas e usadas no dia a dia, em gavetas. De preferência, gavetas tenham colmeias organizadoras. Se estiverem sem divisórias, essas peças menores costumam ficar “sambando” nas gavetas.  

Os pijamas podem ser acomodados em gavetas ou empilhados em prateleiras, mas separados por categorias, por exemplo: pijamas de inverno e verão. 

Outra sugestão é guardar essas roupas em cestos organizadores, que poupam área útil do armário para peças maiores.   

Bolsas

Como costumam ser muito delicadas, deve-se ter muito cuidado com as bolsas, mesmo tendo pouco espaço no armário.  

“Gosto muito de deixá-las organizadas e bem visíveis em prateleiras ou nichos. Mas antes de organizá-las, sugiro revisar se nada foi esquecido dentro”, conta Ju. 

Ela ressalta que é importante sempre checar se há canetas, cremes de mãos, chicletes e balas dentro da bolsa; para evitar que derretam e manchem a parte interior.  

Depois dessa vistoria, Ju costuma colocar um enchimento na bolsa para deixar o couro ou tecido esticadinho, separando-as por ocasiões de uso em seguida, como festa, viagem e uso diário. Porém, em um guarda-roupa solteiro, você pode colocá-las todas juntas em um nicho.  

Fizemos uma arte para mostrar como organizar o guarda-roupa de forma prática para que você saiba o que colocar em cada espaço: 

infográfico mostra como organizar guarda-roupas
(Arte/Cada Casa Um Caso)

Como dividir o guarda-roupa de solteiro em duas pessoas?

Como o guarda-roupa é pequeno e costuma ter apenas duas portas, tente dividir uma divisória para cada pessoa. Uma segunda opção é ter uma cômoda ao lado para ajudar na organização das peças que não couberem no armário.  

Se você precisa compartilhar um armário com outra pessoa, veja dicas práticas de como organizar guarda-roupa de casal para evitar perrengues e discussões por conta de uma divisão injusta.  

casal provando roupas em frente ao guarda-roupa
(Envato Elements)

Para casas com cômodos extras, uma boa ideia é pensar se vale a pena montar um closet ou um guarda-roupa maior para acomodar até mesmo roupas de cama e banho. Leia o artigo para entender as diferenças entre eles e, depois, tomar a decisão correta.  

Evite colocar sapatos no guarda-roupa

Uma das dúvidas de quem pretende investir em um guarda-roupa solteiro é se pode ou não guardar sapatos nos compartimentos. Será que o recomendado é separar outro móvel para isso? A personal responde!  

“Os sapatos ficam mais organizados se colocados em sapateiras, que são próprias para isso. E, caso a sapateira fique ao lado das roupas, é imprescindível que os pares sejam higienizados sempre que vierem da rua”, completa. 

Como manter a limpeza do guarda-roupa no dia a dia?

Contudo, de nada ainda ter um armário organizado se não estiver limpo! Até porque isso gera grandes chances de umidade dentro do móvel, o que causa mofo nas roupas.  

Para que você faça a limpeza adequada e com produtos certos, confira nosso artigo de como limpar guarda-roupa de diferentes materiais para preservar a aparência original e aumentar a durabilidade do móvel.  

Viu só como é fácil organizar seu armário com dicas simples?! Ao adotar essas táticas, você terá mais espaço, além de evitar que as roupas fiquem jogadas pelo quarto, nos cantos ou em uma cadeira.  

Continue com a gente para ficar por dentro das novidades em cuidados com a casa, limpeza, organização e decoração dos ambientes!  

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados

Criança rabisca parede de casa
Área ExternaCasa novaCuidados com a casaMorar juntoMorar sozinhoQuartoSala

Como limpar parede, tirar manchas e outras sujeiras

aromatizador de ambiente na mesa da sala
BanheiroCasa novaCuidados com a casaFragrânciaQuartoSala

Como usar aromatizador de ambiente e ter uma casa sempre cheirosa?

Criança rabisca parede de casa
Área ExternaCasa novaCuidados com a casaMorar juntoMorar sozinhoQuartoSala

Como limpar parede, tirar manchas e outras sujeiras

aromatizador de ambiente na mesa da sala
BanheiroCasa novaCuidados com a casaFragrânciaQuartoSala

Como usar aromatizador de ambiente e ter uma casa sempre cheirosa?