Mulher pensativa diante de um guarda-roupas aberto

Imagina só abrir a porta do armário do quarto e sentir um cheiro desagradável saindo dali? Pode ser uma boa hora para aprender como tirar mofo do guarda-roupa.

Em primeiro lugar, vale citar que o mofo pode ser o causador do mau odor e também de manchas escuras que parecem ser impossíveis de desaparecer.

Além disso, para pessoas que têm problemas respiratórios, como rinite, sinusite e asma, ter mofo em qualquer canto da casa pode representar sérios riscos à saúde, por isso precisa ser combatido o quanto antes.

Mas calma, se você está enfrentando esse mal, saiba que existem soluções práticas e receitas caseiras que podem ajudar a combater o mofo e deixar o armário novo em folha.

Quer saber como tirar mofo do guarda-roupa de uma vez por todas? Acompanhe as dicas da personal organizer Rosangela Kubota, especializada em organização residencial.

Como o fungo do mofo se forma?

Antes de mais nada, é importante entender de onde surge o mofo.

Ele é considerado uma espécie de fungo que se reproduz ao ar livre, principalmente, em lugares fechados e úmidos, onde há pouca luz. Esses fungos podem aparecer em formas e cores diferentes, como tons de cinzas, verdes, azuis e vermelhas.

O problema pode acometer qualquer cômodo ou móvel da casa, desde banheiro até a parte externa, como paredes do quintal e garagem.

Um dos malefícios do mofo é que ele se manifesta em pouco tempo. Ou seja, quando se dá conta, boa parte do móvel pode ter sido afetado (reveja nossas dicas sobre como tirar mofo da parede e de diversos cantos da casa).

Pessoa, usando luvas amarelas, tenta remover marcas de mofo da parede
(iStock)

O que fazer para acabar com mofo no guarda-roupa?

A boa notícia é que já existem produtos específicos para acabar com o mofo do guarda-roupa em diversos formatos: líquido, spray, pó, caixinhas antimofo, pedras, bolinhas e outros.

Acima de tudo, recomendamos que você priorize o uso de produtos com certificação aprovada no mercado e que apresente resultados comprovados.

No entanto, hoje muitas pessoas adotam receitas caseiras e que levam ingredientes simples para eliminar o mofo, até por conta da praticidade no dia a dia.

De qualquer forma é preciso agilidade para acertar em como tirar mofo do guarda-roupa, como ressalta Rosangela. “Quando está no início do processo, normalmente é possível a remoção do mofo. Agora, se já estiver em estágio avançado, provavelmente terá que recorrer a produtos químicos”.

Segundo a personal organizer, uma ótima solução caseira é o vinagre de álcool. “Caso o problema persista, uma outra alternativa é o uso de produtos químicos a base de quartenário de amônia, pois possuem ação fungicida e bactericida”.

Vamos à receita caseira: 

  • Umedeça um pano limpo em vinagre de álcool;
  • Passe por todas as superfícies do guarda-roupa, incluindo laterais, fundo, portas e prateleiras;
  • Depois, é só deixar tudo secar bem antes de guardar as roupas, sapatos e demais objetos.

Como tirar cheiro de mofo do guarda roupa de madeira?

Seu armário é de madeira? Não se preocupe, porque dá pra combater mofo facilmente! Para conseguir eliminar o cheiro, o foco do mofo precisa ser eliminado antes.

A especialista conta que uma boa solução para a remoção do odor só leva água, detergente neutro e vinagre de álcool:

  • Misture 500ml de água e 1 colher de sopa de detergente neutro;
  • Coloque em um borrifador e, com a ajuda de um pano limpo, passe em toda a superfície da madeira;
  • Deixe secar;
  • Após este processo, passe vinagre de álcool e deixe secar novamente.

O vinagre, além de auxiliar na eliminação do mofo, ajuda também como desodorizador.

Como tirar mofo de trás do guarda-roupa?

Antes de saber como tirar mofo de trás do guarda-roupa, é importante identificar por onde está surgindo o mofo e agir no foco.

“No caso de ser excesso de umidade e falta de iluminação, uma mistura de água e água sanitária pode resolver o problema, porém é preciso estar sempre observando se o mofo retornou”, alerta a personal organizer.

Para lidar com o mofo, siga os passos:

  • Misture 500 ml de água limpa e 25 ml de água sanitária;
  • Espirre em toda a parte interna do armário com um borrifador;
  • Deixe secar.

Como fazer antimofo caseiro para armários?

Para eliminar o cheiro ruim, a umidade do armário e acabar com o mofo, você pode fazer um antimofo caseiro usando ingredientes simples.

Segundo a expert, a tática é colocar pedaços de giz de lousa em um saquinho de organza. Feito isso, espalhe os saquinhos pelo armário. O giz é um material que ajuda na retenção de umidade.

Como evitar mofo no guarda-roupa?

Mesmo que você tenha colocado em prática as dicas de como tirar mofo do guarda-roupa com sucesso, o fungo pode voltar.

Diante disso, siga esses passos para saber como evitar mofo no guarda-roupa:

  • Deixe as portas dos armários abertas por 20 minutos, de 2 a 3 vezes na semana;
  • Antes de guardar as roupas, certifique-se de que estejam bem secas (tem uma jaqueta de couro com mofo aí? Saiba também como se livrar desse problema);
  • Mantenha o ambiente sempre ventilado e com as janelas abertas;
  • Faça limpezas periódicas dentro e fora do guarda-roupa.

Cuidar da saúde da sua família deve ser prioridade, por isso mantenha a casa sempre limpa, cheirosa e bem longe de fungos e bactérias. Assim, vocês podem curtir muitos momentos especiais sem preocupações.

Estamos aqui para trazer as melhores dicas de limpeza e organização. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.