cama decorada com colcha e almofadas em tons pasteis

Quem nunca quis ter uma cama de hotel em casa? Logo de cara ao entrar no quarto, nos deparamos com travesseiros macios, lençóis branquinhos e um colchão confortável. Esses são apenas alguns dos elementos usados em camas de hotel para que os hóspedes se sintam à vontade e aproveitem as noites de sono da melhor maneira. 

Mas será que dá pra montar uma cama de hotel no seu quarto? Claro! O segredo é adotar os mesmos hábitos das redes hoteleiras, escolher tecidos de qualidade e caprichar na arrumação da cama. 

Ainda vale saber como criar aquele clima de aconchego para relaxar corpo e mente. Já pensou em aliar aromaterapia ao quarto bem arrumado? 

A seguir, vamos te ensinar todos os truques para ter uma cama de hotel em casa. 

Como ter uma cama de hotel?

O primeiro passo para ter uma cama de hotel é, sem dúvida, apostar em um bom colchão. E vamos combinar que colchão de hotel é uma excelente inspiração para seu quarto. 

O colchão de hotel é confortável e quase te abraça. Entretanto, ao escolher o colchão da sua cama, que será usado no dia a dia, é preciso ir além e pensar na sua saúde. Sua coluna vai agradecer uma escolha acertada! 

O colchão ideal deve ter uma densidade firme, mas não muito mole. Ele deve estar adequado ao peso de quem vai dormir ali todas as noite. Por isso, esqueça as compras pela internet. A dica é ir até uma loja de confiança e testar qual deles se encaixa nesse perfil. 

Além disso, é preciso investir em um jogo de cama bonito e macio, incluindo lençol, travesseiros, cobertor e edredom, e montar uma boa composição de cores que combinam entre si. Mais uma dica é apostar em cores claras, que passam a sensação de limpeza, paz e tranquilidade. 

quarto no estilo escandinavo
(iStock)

Continue lendo o artigo para ver todos os detalhes de como ter uma cama de hotel. 

1. Quais tecidos usar na roupa de cama?

Um item essencial para ter uma cama de hotel em casa é a roupa de cama. Quando for às compras, opte por tecidos mais leves, como algodão, linho ou seda natural, pois eles trazem elegância, conforto, sofisticação e ainda ajudam na absorção da umidade da pele, ou seja, seu suor é melhor absorvido durante as horas de sono. 

Tais tecidos, entretanto, podem ser um pouco mais caros. Porém, o investimento pode compensar, já que eles apresentam uma boa durabilidade.

O lençol de hotel geralmente tem elástico, e você pode usar essa dica em casa também. Escolher um lençol de baixo que tenha elástico nas pontas evita que ele se desprenda da cama durante à noite. 

Outro detalhe importante é comprar um tamanho da roupa de cama que se encaixe perfeitamente no seu colchão para que, na hora da arrumação, o acabamento fique perfeito e você não tenha o trabalho de ficar puxando daqui ou dali. 

Veja algumas ideias de como combinar lençois e cobertas na cama: 

cama estilizada com almofadas e travesseiros
Contrastar cores de colchas e almofadas é interessante na hora de arrumar a cama. (iStock)
cama com colcha quadriculada
Você pode também optar por combinar tons e estampas. (iStock)
cama com edredom branco e peseira cinza
Uma colcha ao pé da cama dá um charme a mais ao quarto (iStock).

2. Como dobrar os lençóis?

A dobra dos lençóis é etapa fundamental para que sua cama de hotel fique perfeita. Lembre-se que o segredo é: quanto mais camadas de tecido, mais aconchegante ficará sua cama. Veja o passo a passo de como dobrar os lençóis de maneira fácil e rápida. 

  1. A primeira peça que você deve colocar na cama é o lençol de baixo, ou seja, o lençol de elástico. Estique bem para que fique lisinho e certifique-se de que cobriu todos os lados da cama;
  2. Agora é a vez do lençol de cima, que deve ficar bem esticado e, ao contrário do primeiro lençol, deve ficar solto nas laterais. Muitas camareiras usam uma mistura de 400 ml de água e 50 ml de álcool para borrifar na cama e tirar os amassadinhos que podem restar no lençol; 
  3. Depois disso, é hora de colocar a colcha de cima ou uma manta. Nessa etapa, em vez de cobrir a cama toda, você pode dobrar a colcha ou manta mais para o final da cama para dar um charme a mais; 
  4. Se quiser usar um edredom, esse é o momento de colocá-lo na cama e, assim como os demais itens, deixe a peça bem esticada; 
  5. Ao colocar os travesseiros nas fronhas, tente encaixá-los certinho para que as abas da fronha fiquem firmes, pois isso deixa o resultado final mais bonito. Para ficar com cara de cama de hotel, a sugestão é ter 4 travesseiros. 

3. Como usar o pillow top?

A cama de hotel tem um detalhe a mais que deixa o sono muito mais gostoso, o pillow top. Nunca ouvir falar do acessório? Nada mais é do que uma camada extra de espuma bem fininha que pode ser encaixada em cima do colchão, deixando a cama ainda mais confortável e macia.

O pillow top ainda tem a função de proporcionar mais durabilidade para o colchão de baixo e diminuir o impacto dos movimentos. 

Para usá-lo em casa, você só precisa encaixar os elásticos – que já vêm nos quatro lados do acessório – no colchão. Pronto! 

4. Como usar almofadas na cama?

Hoje as almofadas não servem apenas para enfeitar o sofá. Então, se você quer deixar sua cama de hotel ainda mais profissional, complemente a arrumação com almofadas que podem ser feitas da mesma cor e tecido da roupa de cama. O importante é usar a criatividade e abusar desse conforto a mais no quarto. 

Não existem regras para a quantidade de almofadas na cama, mas você pode escolhê-las de acordo com o tamanho do colchão, ou seja, o ideal é apostar em, no mínimo, duas almofadas. Para que a cama de hotel fique harmônica, as almofadas devem ser colocadas em frente aos travesseiros, quase que tapando o que está ali por trás. 

Dicas extras:

  • Amasse o topo da almofada – no meio – para que formem dois bicos nas pontas;
  • Se o jogo de cama for claro, escolha almofadas coloridas para dar um toque de cor;
  • Você pode misturar texturas diferentes de almofadas, como linho, crochê e veludo. 

A seguir, separamos algumas ideias para você se inspirar: 

cama com colcha branca e almofadas mostarda
Apostar em almofadas de diversos tamanhos pode ser uma ideia interessante para sua cama (Unsplash/Spacejoy).
cama com colcha branca e peseira cinza
Você pode combinar as cores das almofadas com as do jogo de cama (Unsplash/mark champs)

5. Como deixar o quarto com cheirinho de quarto de hotel?

Depois de montar sua cama de hotel, é o momento de deixá-la cheirosa para que seu sono fique ainda mais gostoso. Com poucos ingredientes, o aromatizador natural é perfeito para espirrar na cama e soltar aquele cheirinho agradável pelo quarto todo. É só misturar tudo em um borrifador. Anote aí:

  • 800 ml de água
  • 100 ml de amaciante 
  • 100 ml de álcool

Todos os dias, 15 minutos antes de dormir, você pode borrifar a mistura na cama toda, incluindo travesseiros, almofadas, cortinas e tapetes. Muito prático, né? 

Se você é do time dos óleos essenciais, saiba que eles também podem ser usados para borrifar na cama. Os aromas mais recomendados para relaxar a mente à noite são lavanda e eucalipto, pois eles têm ação calmante e, por isso, ajudam a pegar no sono mais facilmente. 

Para usar essa dica de aromaterapia, é só pingar duas gotas de óleo essencial em cada travesseiro. Veja outras ideias de aromatizador caseiro

Agora que você já sabe como ter uma cama de hotel em casa, já pode começar a montá-la e aproveitar cada momento para curtir seu novo cantinho. Uma cama confortável traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Bons sonhos e até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.