Quarto pequeno com uma cama com colcha azul e guarda-roupas branco

Quartos pequenos parecem fáceis de arrumar à primeira vista, mas é justamente o espaço reduzido que pode abrir margem para o acúmulo desordenado de itens, bagunça e sensação de que não é possível colocar mais nada no cômodo. 

Se viu nessa situação? Separamos 15 dicas sobre como organizar um quarto pequeno e ganhar espaço e tempo no dia a dia. Confira a seguir.

1. Aposte em móveis embutidos e funcionais em um quarto pequeno

Se o quarto é pequeno, cada espaço deve ser muito bem aproveitado. E nada melhor do que usar móveis funcionais ou embutidos. Que tal um quarto com uma escrivaninha embutida e um sofá cama? No período diurno, é possível ‘fechar’ a cama para ganhar algum espaço no quarto e fazer o seu home office mais confortável, por exemplo.

Mesinhas e cadeiras que dobram e podem ser guardadas também são boas opções. Você pode desmontar o seu ‘posto de trabalho’ depois do horário e guardar tudo em cima do guarda-roupa.

2. Invista em móveis com espaço interno para você guardar suas coisas

Ter uma cama baú pode ser uma ajuda e tanto para armazenar edredons e outros itens. Um banco baú também pode fazer parte da decoração e ainda servir como um armário. Invista em móveis nesse estilo.

3. Troque os guarda-roupas gigantes por araras e outras opções

Cada centímetro em um quarto pequeno conta. Nada de investir em grandes e maciços guarda-roupas, que têm pouco espaço interno e detalhes que tomam o espaço externo. Para os ambientes realmente pequenos, a arara de cabideiro de parede pode ser uma saída. Assim as peças respiram mais, evita-se a umidade e, consequentemente, o aparecimento de mofo – além de garantir algum espaço extra para o seu quarto de dormir.

Sabe a cama baú do item anterior? Também use para guardar casacos e peças mais pesadas que não usa no dia a dia.

Roupas penduradas em uma arara
(iStock)

4. Utilize o espaço por completo

Guarde em cima do seu guarda-roupa caixas com itens que não necessita no dia a dia e livros que não está lendo no momento. Dessa forma, é possível ocupar realmente todo o espaço do seu quarto.

Se a sua cama não for no estilo baú, experimente guardar tênis e sapatos debaixo dela, mas mantenha os pares na caixa e sempre limpos.

5. Menos é mais para organizar um quarto pequeno

Dezenas de pares de sapatos, incontáveis peças de roupas, perfumes e outros itens cosméticos que você dificilmente irá consumir no prazo de um ano. Esse é o cenário ideal para manter o seu quarto totalmente desorganizado e abarrotado de coisas. Prefira seguir a ‘regra do menos é mais’, comprando poucos itens e usando apenas o necessário no seu dia a dia.

6. Doe ou venda o que não usa mais

É o acumulador do item anterior? Que tal aproveitar que está organizando o quarto pequeno para doar eletrônicos, sapatos e roupa que não usa mais e estão em bom estado? Se você achar melhor vender, procure brechós ou até mesmo sugira a venda para amigos pelas redes sociais. No entanto, em tempo de crise de pandemia de COVID-19, a doação é sempre bem-vinda.

7. Use decorações que favoreçam o espaço

Realmente não há como fazer milagre. Se um quarto é pequeno, ele continuará sendo pequeno independentemente do que seja feito. Mas espelhos, por exemplo, aumentam a luminosidade e passam uma sensação de que o quarto é maior. Deixe-os virados para as janelas ou em um local que receba iluminação artificial, assim a luz será refletida por todo o cômodo.

8. Cores podem ser opção para aumentar a amplitude

Cores claras e leves passam uma sensação de amplitude e fazem parecer que o ambiente é um pouco maior do que realmente é. Esse tipo de acabamento com a decoração dos espelhos, que explicamos acima, pode fazer com que seu quarto ‘ganhe algum espaço’, ainda que seja apenas visualmente.

9. Seja minimalista

Na hora de pensar em como organizar um quarto pequeno, ser minimalista é preciso! E não estamos apenas falando dos itens acumulados e que podem ser doados ou vendidos. O mesmo vale para a decoração. Esse é o tipo de conceito que preza pela menor quantidade de itens e móveis possível. Assim sobra espaço e você terá um ambiente muito mais ‘clean’.

10. Use a criatividade para organizar seu quarto

A criatividade é o ponto alto para organizar um quarto pequeno. Aposte na instalação de prateleiras, nichos, gavetas embutidas e até mesmo em pilhas de livros que podem virar banquinhos para sentar.

Quarto pequeno e bem arrumado. A cama tem um edredon e há prateleiras na parede.
(iStock)

11. Vale quase tudo com pouco espaço


Penteadeiras podem virar a mesa do home office, gavetas podem ser abertas e servirem de apoio para o seu notebook. Há quem opte também pela instalação de televisões em plataformas retráteis no teto, o custo é mais alto, mas para os que não querem ou não podem gastar tanto, é possível deixar a televisão dentro de uma das prateleiras do guarda-roupa e abrir quando for assistir, por exemplo. Alie o improviso com a imaginação!

12. Use ganchos e hastes no teto e atrás das portas

Os ganchos e hastes colocados atrás das portas são capazes de suportar roupas casuais, casacos, chapéus e cintos. São ótimos para economizar espaço e podem substituir o uso do guarda-roupa e dos gaveteiros, que tomam um grande espaço em ambientes pequenos.

Chave, máscara, boné e outros itens pessoais pendurados em ganchos na parede
(iStock)

13. Coisas no lugar de sempre

Para quartos pequenos o ideal é sempre manter uma organização rigorosa. Tenha um local certo para cada um dos seus itens e roupas e nunca deixe as coisas espalhadas. Objetos e peças bagunçadas podem prejudicar o visual e gerar estresse em um dia em que algo precisa ser encontrado rapidamente.

14. Aposte nas portas de correr

Se a sua porta for a tradicional, considere colocar portas de correr e verá como organizar um quarto pequeno pode ficar mais fácil desse modo, pois ganhará algum espaço logo na entrada do cômodo.

15. A rotina pode ser a sua aliada

Crie uma rotina com horas e dias para guardar as roupas e passar, limpar o quarto, organizar os livros e tirar o pó das prateleiras. No dia a dia, crie o hábito de guardar a roupa que está usando em um local apropriado e nunca espalhe as peças pela cama ou pelo chão do cômodo.

Quartos pequenos também precisam de ventilação, principalmente para evitar o mofo. Tente manter as janelas bem abertas ao menos algumas horas por dia.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.