mulher arrumando roupas

Roupas e sapatos espalhados por aí, meias desaparecidas e sem par, guarda-roupa que é um caos e cama desarrumada. Se identificou com alguma coisa dessa lista? Então, as nossas dicas de como organizar quarto são para você!  

O Cada Casa Um Caso traz hoje uma série de sugestões para pôr fim à bagunça nesse cômodo. Você pode usar de organizadores a móveis específicos para deixar cada item no lugar e acabar com o problema de não achar aquela peça de roupa favorita ou não saber onde está a coberta justo quando a temperatura despenca. 

Solteiro, casal e de bebê ou criança: como organizar cada tipo de quarto?

Cada quarto tem suas particularidades e também desafios específicos quando o assunto é organização. Saiba o que fazer para manter cada um desses cômodos arrumados. 

1. Como organizar quarto de solteiro ou quarto pequeno?

Por aqui, o que pega é a falta de espaço. Diante disso, ao mínimo descuido as coisas acabam acumuladas em um canto. Mas há algumas dicas simples de como organizar quarto que ajudam a “ganhar mais espaço”. 

Cama com baú = armário extra

As camas box com baú são tendência e se tornam uma extensão do guarda-roupa. Nela você pode guardar roupas de frio, cobertores e sapatos que não são muito usados. Assim, não é necessário ter um armário tão grande e ou gaveteiros.

Ganchinhos espalhados pelo ambiente

Os ganchos são soluções práticas e fáceis de instalar, sendo possível de serem fixados nas paredes e atrás das portas. Neles você pode pendurar casacos, chapéus e bonés, ganhando também espaço nos armários e mantendo a organização.

Prateleiras aéreas

As prateleiras aéreas também são boas pedidas! Com elas é possível organizar itens, como livros, plantas e outros objetos, sem tomar o espaço do solo com grandes móveis.

quarto com cama de solteiro
(Móveis planejados e embutidos e prateleiras ajudam a deixar um quarto de solteiro mais organizado – iStock)

Para mais dicas, acesse nosso artigo com 15 ideias para organizar um quarto pequeno

2. Como organizar o quarto de casal?

O quarto de casal conta com mais itens, mas também tem o ponto positivo de ter duas pessoas para garantir a arrumação e organização do cômodo! Veja algumas dicas que ajudam no dia a dia.

Gavetas sempre arrumadas

Se há roupas de todos os tipos misturadas nas gavetas, ficará mais difícil encontrar cada peça. Portanto, faça uma organização regularmente e separe peças íntimas e meias em uma gaveta. Deixe outra para calças e mais uma para camisetas, por exemplo. 

Montada essa configuração de organização do quarto, mantenha isso como uma regra. Essa rotina é o segredo de como organizar o quarto de casal e preservar cada coisa no lugar. 

Divisão de espaço

Reparta o espaço no guarda-roupa e no gaveteiro para cada uma das pessoas. Feito isso, divida também a responsabilidade da organização. E saiba que manter todas as suas peças sempre no mesmo lugar irá facilitar o dia a dia dos dois.

Veja ainda um passo a passo ilustrado de como organizar guarda-roupa do casal

Cores e decoração

Combine cor das roupas de cama, decoração e cortina. Essa estratégia ajuda a dar um tom mais harmonioso e clean para o quarto. Além disso, uma decoração mais minimalista, com paredes brancas e menos itens aparentes pode dar uma sensação de amplitude e organização no quarto.

quarto de casal em cores neutras
(Cores neutras e decoração minimalista ajudam a passar um ar de organização ao quarto do casal – iStock)

Além das dicas de como organizar quarto, veja ideias de decoração para o ambiente do casal

3. Como organizar quarto de bebê e de crianças?

Quem tem crianças sabe que a organização do quarto é uma tarefa difícil, mas não impossível! Basta apostar nos itens certos e em uma rotina de arrumação. Veja algumas dicas que ajudam a deixar o ambiente mais arrumado. 

Organizadores como aliados

Quer saber como organizar quarto infantil de forma rápida? Aposte em organizadores! Eles podem ser colocados em prateleiras, dentro dos armários e onde mais for preciso e possível. Nas gavetas, por exemplo, eles podem ser úteis para organizar as roupas do bebê

Nichos e caixas também são bem-vindos

Para arrumar os brinquedos e não deixar nada espalhado por aí, use nichos e caixas. Separe os brinquedos por tamanhos ou categorias. Com isso, não precisa tentar colocar tudo dentro dos armários, pois esses nichos podem fazer parte da decoração. 

Essa dica vale para quem busca como organizar o quarto do bebê e também dos grandinhos. 

Ensine a hora de guardar

Assim como existe a hora da brincadeira, os pequenos também devem saber que existe a hora de arrumação. Dessa forma, cria-se uma rotina de organização que as crianças sabem que devem seguir após as brincadeiras.

E dependendo da idade, elas já podem colaborar em algumas pequenas limpezas no quarto! Divida as tarefas domésticas com eles e dê mais um passo rumo à organização do ambiente. 

estante com cestos organizadores
(Nichos e organizadores ajudam a manter tudo no lugar no quarto infantil – iStock)

Dicas gerais de como organizar quarto e manter sempre arrumado

Ao longo das dicas de como organizar quarto, falamos muito sobre manter uma rotina de arrumação. Isso é fundamental para que, depois daquela geral no ambiente, tudo permaneça em seu devido lugar. 

Para ajudar nessa tarefa, veja mais algumas sugestões: 

Tenha um dia para a arrumação completa

Separe um dia da semana – ou ao menos duas vezes ao mês – para fazer uma organização mais caprichada. Nesse momento, guarde os itens que ficam geralmente espalhados por cima dos móveis, leve as roupas sujas para lavar e dobre o que ainda estiver fora das gavetas. 

Limpeza como rotina

A limpeza também faz parte da organização do quarto e deve ser feita regularmente! Todos os dias, arrume a cama logo pela manhã. Essa simples atitude já dá um ar de arrumação para o quarto. Tire o pó dos móveis, limpe o piso e o guarda-roupa semanalmente. Inclua essas tarefas em seu cronograma de limpeza

Vale ressaltar que para quartos de bebês é preciso tomar alguns cuidados especiais, sobretudo com o cheiro e tipo dos produtos utilizados, que devem ser sempre neutros e sem odor.

Doar pode ajudar a organizar

Separe, ao menos uma vez ao ano, roupas e calçados em bom estado e que você não usa mais para serem doados. Essa prática ajuda o próximo e também colabora com a organização do seu quarto.

roupas guardadas em caixas de papelão
(iStock)

Pronto! Agora, você já sabe como organizar quarto, seja ele de solteiro, de casal ou de criança. Já que estamos falando de arrumação, aproveite e confira também como organizar bolsas e como ter uma cama de hotel em casa! 

E lembre-se que o Cada Casa Um Caso traz conteúdos diários sobre limpeza e organização do lar! Te esperamos na próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.