Tudo no lugar! Aprenda como organizar guarda-roupa de forma prática
dezembro 13, 2021 - 3 minutos de leitura.Armário organizado é sinônimo de mais espaço e facilidade no dia a dia. Veja nossas dicasFalta espaço para guardar suas roupas? Você sente que não consegue encontrar as peças quando precisa? Está sempre reclamando da bagunça do seu quarto? Então, este artigo é para você!
Separamos um guia prático e rápido de como organizar o guarda-roupa e, de quebra, sobrar mais espaço para guardar suas peças e ter mais praticidade no dia a dia. Vem com a gente!
Primeiro passo para organizar guarda-roupa: desapegar
Para começar a arrumar o guarda-roupa vale dar uma bela olhada nas peças que você tem. Diversas delas você não usa mais? Outras não servem? E aquelas que estão rasgadas ou desbotadas? Ou simplesmente enjoou de determinados looks? A regra é desapegar e, quem sabe, ainda conseguir uma graninha ou ajudar quem precisa. Veja em detalhes:
Como saber se é hora do desapego
Tem uma peça que você até gosta, mas não sabe se deve ou não se desfazer dela nesse momento. A dica é seguir a “regra dos meses”. Pergunte-se há quanto tempo você não usa a peça – a regra não vale para roupas específicas, como fantasia ou vestido longo de festa.
Se a resposta for dois meses ou mais, é um indicativo que é hora do desapego. E aí você tem alguns caminhos. Se as peças estiverem em bom estado, uma opção é vendê-las em brechós ou sites de desapego. Outra ideia é considerar a troca com colegas que vistam o mesmo tamanho que você.
Há ainda o caminho da doação. Em tempos de COVID-19, ações solidárias valem muito e ajudam quem está enfrentando momentos de crise financeira. Considere sempre doar peças em bom estado para campanhas (privadas ou governamentais), ações sociais, ONGs e/ou pessoas que você conheça que precisam desses itens.
Se as roupas estiverem rasgadas e desbotadas?
Pelo meio ambiente e pelo seu bolso, algumas peças podem realmente ser reaproveitadas, tingidas, costuradas ou até mesmo transformadas por uma costureira talentosa. Mas você também precisa saber a hora de entregar os pontos e aceitar que aquela camisa ou vestido que já está com tecido muito desgastado já cumpriu o seu papel.
Em caso de roupas rasgadas e desbotadas demais, faça o descarte correto ou procure pequenos empreendedores que aceitam esse tipo de material, como centros automotivos (que usam o tecido para limpeza de peças), tapeçarias (que usam para o preenchimento de cadeiras/sofás) ou ofereça para costureiras, que podem fazer o uso do material de outras formas.
E agora, como organizar o guarda-roupa?
Desapego feito, roupas que vão ser reformadas separadas… É hora da organização de fato. Para ajudar, montamos um infográfico com detalhes do que guardar em cada lugar do guarda-roupa e mais algumas dicas preciosas. Confira:

Como manter o guarda-roupa organizado?
Agora que você já reservou as gavetas para camisetas, bermudas e roupas mais casuais, os cabides para aquelas peças de tecidos mais delicados, como vestidos e camisas, e as prateleiras para toalhas e roupa de cama, a dica de ouro da organização é: crie o hábito de manter tudo sempre nos mesmos lugares. Dessa forma ficará muito mais fácil encontrar aquela camisa preferida no dia a dia e, consequentemente, evitará bagunça.
Preste também atenção na escolha dos cabides. Tente optar por itens do mesmo tamanho. Usar cabides iguais ajuda a dar uma espécie de simetria, que faz com que as roupas fiquem mais alinhadas.
Lembre-se de dobrar as peças de forma adequada – o que também ajudará na organização e a sobrar espaço no guarda-roupa. Reveja nossos conteúdos sobre como dobrar calça jeans, toalha e roupa de bebê e chega de roupa amontoada por aí.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.