Homem feliz abraça um travesseiro

Repouso para um dia de trabalho pesado, base para os nossos sonhos e pensamentos – esse é o nosso querido travesseiro! Mas para que ele não vire lar de germes, fungos e milhões de ácaros, é fundamental saber como lavar travesseiros e seguir algumas dicas de conservação.

Aprenda a acabar com manchas e amarelados e manter os travesseiros limpinhos e prontos para seus melhores sonhos!

Dá para lavar travesseiros na máquina de lavar?

Geralmente os travesseiros feitos de plumas e poliéster podem, sim, ser lavados na máquina. Entretanto, para tirar qualquer dúvida, procure pela etiqueta fixada no travesseiro em que constam as instruções de lavagem antes de levá-lo para a máquina.

Se houver um símbolo com uma espécie de recipiente com água, significa que o caminho está liberado. Mas se este símbolo estiver com uma mão desenhada dentro dele ou riscado com um ‘x’, o travesseiro deve ser lavado manualmente e é proibido lavar na água, respectivamente. Ainda tem dúvidas? Descubra o significado de todos os símbolos das instruções de lavagem das etiquetas de peças e roupas.

Veja como lavar o seu travesseiro na máquina da forma correta:

  • Retire a fronha;
  • Coloque na máquina de lavar;
  • Lave-o sozinho ou no máximo com mais um travesseiro;
  • Selecione o modo de roupas delicadas;
  • Opte pela centrifugação leve, se houver a opção;
  • Deixe secar à sombra. Não seque na secadora de roupas.

Uma dica extra: use um produto tira manchas misturado com o seu sabão em pó para potencializar a lavagem (utilize também para lavar as fronhas separadamente).

Como lavar travesseiro na mão e tirar manchas?

Nas lavagens manuais, para aqueles travesseiros que não ir para a máquina de lavar, você também pode usar um tira manchas para para potencializar a remoção de odores e manchas. Veja como fazer:

  • Encha um recipiente com água até que cubra o travesseiro por completo;
  • Adicione a proporção de tira manchas, de acordo com as instruções do rótulo;
  • Deixe de molho pelo tempo indicado (pode variar de acordo com o fabricante);
  • Lave com sabão em barra neutro e enxágue bem;
  • Seque o seu travesseiro à sombra.

Como evitar fungos e ácaros nos travesseiros?

Mulher dormindo
(iStock)

Com o tempo, os travesseiros podem acumular fungos e ácaros, mas alguns cuidados diários, como periodicidade de lavagem, troca e conservação, podem amenizar e evitar esses problemas. Veja mais detalhes:

Frequência de lavagem do travesseiro

O ideal é lavar os travesseiros ao menos duas vezes por ano, mas essa lavagem pode ser adiantada em casos de pessoas que transpiram muito.

Já a roupa de cama e as fronhas devem ser lavadas semanalmente.

Troca dos travesseiros

A substituição dos travesseiros pode variar de acordo com o estado de conservação e o modelo, mas, no geral, o período de troca indicado é a cada dois anos. Assim é possível evitar o acúmulo prejudicial de ácaros e fungos.

A informação sobre a substituição costuma acompanhar a embalagem dos travesseiros, mas alguns sinais como pontinhos pretos (que são mofo) e cheiro forte são indícios de que a vida útil dele chegou ao fim.

Dica de conservação

Pelas manhãs, deixe os travesseiros arejarem em um local com bastante circulação de ar e remova o excesso de pó. Não os exponha diretamente à luz solar.

Agora que você já sabe como lavar travesseiros de diversas maneiras é só cuidar bem desse fiel companheiro e aproveitar o descanso.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.