Uma mulher de pé segurando uma pilha de roupas de cama. A pilha cobre seu rosto. Só é possível ver suas mãos e braços.

Saber como lavar roupa de cama e cuidar bem de lençóis e cobertores é quase um carinho. Essas peças são as guardiãs do nosso sono. Afinal, é com elas que dormimos todas as noites! 

Além disso, manter a roupa de cama limpa afasta ácaros e outros microorganismos. Com isso, também cuidamos da nossa saúde e prevenimos alergias e irritações na pele. 

E você, sabe mesmo como lavar roupa de cama, acabar com manchas e encardido e ainda manter o perfume por mais tempo? Confira nosso manual completo e bons sonhos!

1. Como lavar roupa de cama na máquina?

Para começar, algumas dicas básicas. Antes de levar qualquer peça para lavar, confira o que diz a etiqueta. Ela contém informações sobre os produtos que podem ser usados, além do tipo de lavagem e secagem adequados. 

Mesmo que alguns produtos mais potentes sejam permitidos para algumas peças, é importante fazer a diluição correta. Portanto, siga as instruções do rótulo das embalagens e evite misturar produtos.

Sua roupa de cama pode ir à máquina? Então confira também a capacidade do seu eletrodoméstico. Pode até parecer que aquele edredom cabe na máquina, mas se ele exceder a capacidade e o peso indicados, pode danificar o aparelho.

Primeiras dicas anotadas? Então é momento de separar as peças e os produtos que vai utilizar e ajustar a máquina para a lavagem. Veja os detalhes: 

Saiba organizar roupa de cama na máquina

Nada de jogar tudo junto e de uma vez no tambor da sua lavadora. É preciso saber como organizar roupa de cama até na hora da lavagem. Se não tomar cuidado, é possível que alguns tecidos se danifiquem no processo. 

Além disso, há formas distintas de lavar cada peça do jogo de cama. Portanto, siga essas sugestões:

  • Lave as fronhas e lençóis juntos;
  • Não misture edredons com outras roupas de cama;
  • Separe as roupas de cama coloridas e estampadas das brancas;
  • Cuidado para não exceder a capacidade máxima da máquina de lavar.

Use os dispensers da máquina

Coloque todos os produtos no dispenser da sua lavadora. Evite despejá-los diretamente sobre a roupa ou no tambor. Isso pode trazer danos aos tecidos. 

Ignorar os dispenser ainda pode tornar a lavagem ineficaz, uma vez que os produtos podem não atingir todas as fibras dos tecidos. 

Ainda nesse item, respeite o produto para cada dispenser. Colocar sabão em pó no lugar destinado ao amaciante, por exemplo, pode prejudicar o funcionamento da máquina de lavar. 

Selecione o modo de lavagem correto

Algumas lavadoras contam com opções destinadas a edredons e outras para as demais roupas de cama. Essa segunda função é geralmente dedicada a lençóis, fronhas e outros tecidos leves que integram o conjunto. 

Lembre-se ainda de selecionar a altura da água compatível, assim como a medida de sabão e amaciante.

Selecione também a temperatura da água

Algumas lavadoras apresentam o recurso de lavar as peças com água quente. Esse recurso auxilia na remoção das sujeiras.

Mais uma vez, se tiver essa opção em sua máquina, consulte a etiqueta das peças e selecione a temperatura da água adequada para aquele tecido. 

Amaciante é a solução

Algumas pessoas até sugerem técnicas mirabolantes para aumentar a maciez das roupas de cama. Entretanto, o amaciante de roupas é um produto bastante eficaz e prático. Mas é importante seguir as medidas indicadas no rótulo e nunca despejar o produto diretamente sobre os tecidos.

Cuidado com a secagem

As lavadoras que oferecem a função de secadoras realmente adiantam um processo que pode demorar de horas a dias. No entanto, reforçamos que é preciso ler a etiqueta para se certificar que o calor não provocará danos ao tecido. 

Se não puder usar a secadora, prefira o bom e velho varal de roupas (e à sombra).

2. Como lavar roupa de cama e acabar com as manchas?

mulher com roupas de cama dobradas e organizadas sobre a cama.
(iStock)

As manchas podem aparecer em todas as roupas de cama. Elas podem ser aquelas manchas amareladas do uso, manchas de sangue, de urina e várias outras. Confira a seguir como solucionar esse problema:

Tire manchas da roupa de cama com bicarbonato

O bicarbonato é o nosso amigo fiel das limpezas e aqui ele faz a diferença também! O produto é indicado, sobretudo, para remoção das manchas amareladas. Confira como aplicar:

  • Em um recipiente, acrescente 5 colheres de sopa de sal e 5 de bicarbonato de sódio;
  • Depois, adicione água morna;
  • Mergulhe as peças manchadas;
  • Deixe de molho por uma hora;
  • Após isso, esfregue o local manchado com um pouco de sabão para lavar roupas;
  • Leve para lavar normalmente na máquina de lavar.

Como tirar mancha amarelada de fronhas e lençóis com vinagre branco

Para os casos de manchas amareladas persistentes nas roupas de cama, use o vinagre branco de álcool como uma alternativa. Confira como fazer:

  • Coloque as roupas em um balde grande ou no próprio tambor da máquina e encha de água;
  • Adicione duas colheres de sopa de vinagre branco e duas de bicarbonato para cada litro de água;
  • Misture a solução até que ela fique borbulhante. Caso a reação não aconteça, adicione mais bicarbonato;
  • Deixe as roupas nesse molho por cerca de 12 horas;
  • Depois, enxague bem e leve para lavagem tradicional na máquina de lavar.

Como usar um tira manchas para remover amarelado da roupa de cama?

Os produtos tira manchas são ótimos para remoção do amarelado e encardido das roupas de cama. Uma boa pedida é usá-los no momento do molho. Veja como fazer:

  • Esquente quatro litros de água;
  • Adicione meia medida de produto tira manchas em pó;
  • Misture bem e coloque as roupas de molho;
  • Deixe no molho por alguns minutos e depois leve para lavagem tradicional na máquina de lavar;
  • Se ainda houver traços da mancha, misture mais meia medida do tira manchas com o seu sabão em pó.

Atenção: as indicações de uso do tira manchas podem variar de acordo com o produto escolhido. Siga sempre as instruções do rótulo das embalagens.

3. Cuidado extra com os edredons e cobertores pesados

A forma mais segura e eficiente de lavar os edredons e cobertores pesados é usar a máquina de lavar. No entanto, são peças que demoram mais para secar e ocupam a máquina quase que por completo. 

Desse modo, a lavagem não deve ser recorrente. Tenha um cuidado extra para que eles não sujem muito. Use-os apenas com lençóis por debaixo e nunca em contato direto com a pele. Em casos de manchas, leia as instruções de lavagem antes de usar qualquer tipo de produto.

4. Com que frequência lavar a roupa de cama?

Depois de todas essas dicas de como lavar roupa de cama, você precisa também saber quando colocá-las em prática. A lavagem da roupa de cama deve ser feita semanalmente. 

A exceção aqui são as peças pesadas. Lave cobertores, mantas e edredons preferencialmente no fim e no começo das temporadas de inverno. E durante os dias mais frios, pense em como organizar roupa de cama para lavá-la com intervalos de 20 dias a até 30 dias. 

Seguindo essas frequências, evita-se o acúmulo excessivo de ácaros.

Para completar, saiba ainda como lavar travesseiros e cuidar bem de mais esse amigo das noites de sono. 

Esperamos você nas próximas dicas!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.