quarto limpo com bandeja de velas

Ter um quarto cheiroso e perfumado é sinônimo de aconchego e tranquilidade, tanto para quem dorme ali quanto para as visitas, pois demonstra que os moradores são cuidadosos e zelam pela limpeza da casa. Mas como deixar o quarto sempre com aquele cheirinho bom? É que vamos te ensinar a seguir!

Há muitas vantagens em manter o quarto limpo e perfumado. Para quem enfrenta problemas de insônia, a aromaterapia pode ser uma aliada. Deitar em uma cama com lençóis e travesseiros limpos e cheirosos com os aromas certos ajuda a relaxar e a dormir melhor. 

Além disso, roupa de cama, cortinas e tapetes ou carpetes com a limpeza em dia evitam alergias e irritações. 

O que fazer para deixar o quarto cheiroso?

O primeiro passo – e mais importante – é manter a faxina do quarto em dia. Não adianta mascarar o mau cheiro do ambiente com outros aromas, pois isso só acumula mais sujeira e quem fica no quarto pode desenvolver alergias e irritações vindas de poeiras, ácaros e bactérias nos móveis e roupa de cama. 

Como a gente sabe, é quase impossível fazer uma faxina no quarto todos os dias, mas existem alguns hábitos rotineiros simples e rápidos que ajudam, como tirar o excesso de pó das superfícies, recolher a roupa suja, varrer o chão para tirar pequenas sujeiras – como restos de comida-, arrumar a cama e manter as roupas limpas e bem dobradas no armário.

Como fazer cheirinho para quarto?

Com o quarto já limpo, itens simples de encontrar em casa podem ajudar a trazer um aroma especial para o ambiente. Separamos três sugestões: 

  • Cravo e canela: naturalmente com cheiro forte, são conhecidos por serem aromatizantes caseiros poderosos para deixar os ambientes da casa com cheirinho bom. Coloque alguns cravos e paus de canela em pote que tenha tampa e algumas gotas de essência de cravo. Faça furinhos na tampa para que o aroma se espalhe pelo quarto e deixe em cima da cômoda ou da mesa de cabeceira. 
  • Cascas de frutas cítricas: sabe aquelas sobras de cascas que você costuma jogar fora? Aproveite para guardá-las e fazer um aromatizante natural. Junte algumas cascas de laranja e limão a um pouco de sal grosso e coloque em um pote sem tampa mesmo. O sal vai penetrar nas cascas, fazendo o perfume exalar pelo quarto. 
  • Amaciante: clássico para dar cheirinho e maciez às roupas, também pode ser usado no quarto. Misture 350 ml de água e 1 tampa de amaciante em um borrifador e, duas horas antes de dormir ou depois de arrumar o quarto, borrife o líquido nas cortinas, tapete e roupa de cama. O aroma vai dar um resultado de roupa que acabou de sair da máquina de lavar! 

Qual aromatizador usar no quarto?

Hoje você encontra uma infinidade de aromatizadores que deixam o quarto com aquele cheirinho bom! Os aromas podem variar de acordo com o seu gosto: florais, cítricos, frutados, mentolados ou amadeirados. 

aromatizador de ambiente ao lado da mesa de cabeceira no quarto
(iStock)

Também vale escolher o cheiro de acordo com seu objetivo. Aromas como lavanda, manjerona e lemongrass ajudam a reduzir o estresse e a insônia. Já alecrim e laranja contribuem para manter a concentração e podem ajudar aqueles que aproveitaram e montaram o home office no quarto. 

Aroma escolhido, veja os modelos de aromatizadores mais populares e como usá-los: 

  • Aromatizador de ambiente: é o mais conhecido da lista por ser bem prático. É composto de um recipiente de vidro (ou de plástico), mistura de essência pronta e algumas varetas, responsáveis por soltar o aroma pelo quarto; 
  • Difusor elétrico: adicione 15 a 20 gotas do óleo essencial de sua preferência e ligue o difusor na tomada. O calor da eletricidade em contato com o óleo essencial é que faz o cheiro se espalhar pelo ambiente. Já existem difusores prontos que você só precisa plugar na tomada. 
  • Umidificador: também precisa de energia elétrica para exalar o aroma. Coloque algumas gotas do óleo essencial na água e espere o vapor subir e perfumar o ambiente. Além de dar cheirinho, ele ainda melhora a qualidade do ar;
  • Rechaud: nesse acessório já existe um espaço em cima para colocar seu óleo essencial preferido e, na parte de baixo, a vela, responsável por esquentar o líquido e espalhar o cheiro. O indicado é usar de 15 a 20 gotas do óleo essencial.
  • Incensos: usados há muitos séculos na cultura oriental, os incensos invadiram o ocidente de vez e muitas pessoas adoram acender na casa para deixá-la mais cheirosa. Fragrâncias como bambu, patchouli e capim-limão trazem sensação de leveza e paz para os ambientes;
  • Velas: são uma maneira fácil de deixar o quarto com cheirinho bom, além de dar um ar de sofisticação e romantismo ao ambiente. A dica é escolher cheiros mais suaves ao olfato para não ficar enjoativo e desagradável. 

Com essas dicas de como deixar o quarto sempre com aquele cheirinho bom, nunca mais você vai sofrer com odores desagradáveis e suas noites de sono serão tranquilas e longas! 

Ah, e não esqueça de abrir as janelas para que o ambiente fique arejado e entre um pouco de sol no local. E apesar de receitas caseiras serem populares, procure usar produtos certificados e testados e siga sempre as instruções do rótulo das embalagens. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.