Menina descansa sobre um colchão sem lençol

Você sabe o que é ácaro? Eles são seres microscópicos e que estão em muitos lugares do planeta, sobretudo nas superfícies mais secas, úmidas e protegidas da luz solar. E eles também estão em diversos lugares da sua casa.

É comum ter acúmulo de ácaro no colchão, no tapete e em várias superfícies que também juntam poeira e outras sujeiras. Entretanto, é preciso ter cuidado e tentar eliminar esses pequenos seres porque eles podem fazer mal à saúde e provocar reações alérgicas.

Provavelmente você não quer dormir na companhia deles, não é mesmo? Então aprenda dicas eficientes de como eliminar e evitar os ácaros no colchão.

Como limpar colchão e afastar os ácaros?

Veja 4 táticas que vão deixar sua cama limpinha:

1. Limpeza com bicarbonato de sódio

Além de eliminar os ácaros no colchão, esse truque ajuda a neutralizador odores. Comece aspirando o colchão com um aspirador de pó. Depois, polvilhe bicarbonato de sódio e deixe agir por três horas. Aspire os resíduos com o aspirador novamente.

2. Elimine ácaros no colchão com álcool

Uma boa solução para eliminar ácaros é fazer uma misturinha com 100 ml de água destilada e 100 ml de álcool. Borrife moderadamente sobre o colchão e depois tire o excesso com um pano seco.

3. Use a acidez do vinagre contra os ácaros

O vinagre é naturalmente ácido e ajuda no controle e eliminação dos ácaros. Umedeça um pano com um pouco de vinagre branco de álcool e passe por todo o colchão. Deixe secar e, se tiver, recoloque a capa protetora no colchão e a roupa de cama.

4. Ataque pesado contra os ácaros

Para uma limpeza ainda mais profunda, comece aspirando com um aspirador de pó. Depois, dilua 100 ml de vinagre branco de álcool em dois litros de água. Borrife por todo o colchão moderadamente. Com o cômodo bem arejado, deixe agir por cerca de quatro horas. Use o aspirador novamente até que a superfície do colchão esteja bem sequinha. Quando não houver mais indícios de umidade, coloque a roupa de cama novamente.

Como evitar ácaros no colchão?

Manter o colchão longe dos ácaros é a melhor alternativa para manter um quarto limpinho e evitar os espirros e crises alérgicas. Veja alguns cuidados básicos:

  • Troque a roupa de cama uma vez por semana;
  • Use capas antiácaros em colchões e travesseiros;
  • Se o colchão pode ser usado dos dois lados, vire-o periodicamente. Se esse não for o caso, gire-o pela cama, 360º. Faça essas manobras a cada seis meses;
  • Troque o filtro do ar-condicionado do seu quarto e limpe os ventiladores;
  • Mantenha sua casa sempre limpa e arejada;
  • Deixe a luz solar (moderada) entrar em contato com o colchão diretamente alguns dias da semana;
  • Utilize produtos antiácaros nos móveis;
  • Troque os travesseiros a cada dois anos e lave-os cada seis meses.

Depois de dar adeus aos ácaros no colchão, aproveite suas noites de sono! Nos vemos na próxima dica de limpeza e cuidado com a casa.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.