Um quarto de bebê. É possível ver uma cômoda e um berço. A iluminação tem tom quente e o piso é feito em madeira. O cômodo é simples e tem poucos detalhes.

Montar o quartinho do bebê é uma tarefa importante para os pais. Porém, muitas vezes é preciso optar por um quarto de bebê simples, seja pela falta de espaço ou para economizar. 

Entretanto, nada de desanimar! Afinal, é possível montar um quarto de bebê com pouco dinheiro e ainda assim ter um ambiente lindo e funcional para o novo membro da família. 

Para ajudar, hoje trouxemos ideias para decorar quarto de bebê gastando pouco e mais dicas. Confira a seguir. 

Vantagens de montar um quarto de bebê simples

Antes de mais nada, saiba que ter um quarto de bebê simples pode ser uma ótima ideia até para quem tem espaço em casa. Afinal, o bebê cresce e a decoração e os móveis vão mudando com o tempo. 

Separamos mais alguns motivos: 

Tendência minimalista

Esse tipo de decoração é uma tendência e também pode ser seguida no quarto do bebê. Um quarto simples, com poucos itens, mas que leva em conta os detalhes, é um quarto minimalista. 

Otimização do espaço

Uma montagem mais simples pode ocupar menos espaço do cômodo. Dessa forma, é perfeito para casas e apartamentos pequenos. 

Vale também ter um quarto simples, porém funcional. Um berço com uma cômoda, por exemplo, garante o espaço para um trocador e também para o soninho. Veja também outros tipos de berço que podem combinar com o quarto do seu filho. 

O bebê irá crescer

Continuando o que falamos logo acima, é importante lembrar que logo esse bebezinho vai virar uma criança. Muitos pais e mães gastam fortunas montando o quarto do bebê e esquecem que essa fase não irá durar muito. 

Portanto, uma sugestão é pensar no quarto de bebe com pouco dinheiro e economizar para, no futuro, mudar móveis e decoração. 

Mas como montar o quarto de bebê com pouco dinheiro?

Para colocar essa ideia em prática é preciso ter criatividade e não ter medo de inovar. Veja a seguir alguns passos básicos:

Dê uma nova cara ao que já existe

Ressignificar o que já existe pode ser uma ótima saída! A cara nova para um móvel ou abajur pode vir com o uso de adesivos ou papel colante colorido. 

Lembre-se: aproveitar itens da sua casa é sustentável e econômico. 

Nova vida aos usados

Algumas pessoas têm preconceito com itens usados, mas a verdade é que eles podem ser ótimas soluções. O quarto do bebê pode ter alguns ou todos os componentes adquiridos dessa forma. 

Todavia, é importante comprar materiais de qualidade e sem danos. Portanto, lembre-se de conferir selos de garantia e compre de locais ou pessoas confiáveis.

Decoração leve simples

Como já mencionamos acima, a decoração minimalista é uma tendência. Para aplicá-la, aposte apenas no necessário. Por exemplo: tenha poucos móveis, sendo o suficiente para guardar os itens do bebê. 

Além disso, é importante que toda a mobília seja funcional, como o berço que vem com a cômoda. Outra ideia é, se possível, guardar as roupas do bebê na cômoda. Com isso, o guarda-roupa pode sair de cena e garantir espaço e amplitude.

Sugestões e ideias para decorar quarto de bebe gastando pouco

Para finalizar, separamos algumas composições a seguir e mais algumas dicas que podem inspirar na montagem do quarto do seu pequeno. 

Decoração com cores neutras e uso prolongado

Que tal apostar em uma cama berço? É um berço que pode ser desmembrado e vira uma caminha. Com isso, ele pode ser usado pela criança desde os primeiros dias de vida até 4 ou 5 anos. 

Usar cores neutras na decoração também é uma boa alternativa. Branco ou creme, por exemplo, não têm idade e combinam com o recém-nascido e com os mais crescidos. 

Por fim, complete a decoração com prateleiras. Elas podem acomodar os mais diversos itens, são geralmente baratas e ajudam a manter tudo no lugar.

Quarto simples com móveis de cores neutras e berço branco. Na foto, há ursinhos de pelúcia, um tapete, uma cadeirinha e um guarda-roupa. O cômodo tem estilo minimalista.
Móveis de cores neutras são bem-vindos em um quarto de bebê simples e que vai acompanhar seu filho por um bom tempo (iStock)

Sofisticação sem fugir da simplicidade

Para quem quer investir em uma ideia mais criativa e ainda barata, os papéis de parede são uma ótima solução! Essa decoração garante um toque temático ao ambiente.

Além disso, o papel parede é de fácil aplicação e pode ser trocado no futuro.  

Dito tudo isso, esperamos que seu bebê tenha um cantinho muito aconchegante! Reveja também outras dicas. Já mostramos como organizar os brinquedos, como lavar e como dobrar roupa de bebê. Com todas essas ideias o quarto do bebê será um espaço personalizado e ainda sem bagunça!

Quarto com papel de parede de foguete e estrelas. O cômodo está escurecido e com os abajures ligados.
 Ideia de um quarto de menino com papel parede decorando o ambiente (iStock)

Itens coloridos para dar vida ao ambiente

Um quarto de bebê simples não deve ser sem graça. Se a nossa primeira dica foi apostar em cores neutras, você pode colocar um pouco de cor usando acessórios. 

Que tal uma almofada em um tom mais forte ou um tapete colorido? Esses itens não são caros e ainda são fáceis de serem encontrados em brechós ou lojas de departamento.

Quarto com papel de parede com rabiscos personalizados e coloridos. O tapete também é colorido e todo o quarto tem uma paleta de cores combinando. É possível ver pufs, prateleiras e outros objetos de decoração.
Deixe o colorido para os detalhes. Assim, não precisará mudar tudo no quarto quando quiser uma nova decoração (iStock).

Minimalismo funcional

Já falamos muito de móveis funcionais e de uma decoração minimalista. Para completar, a sugestão aqui é apostar no necessário para compor o quarto e dar pequenos toques de personalidade ao ambiente, com um papel parede ou um acessório diferente.

Quarto com tons de cor claros. É possível ver o desenho de uma baleia na parede, que está sorrindo.  Também há ursinhos de pelúcia em forma de estrela e lua. Na lateral, há uma janela aberta em que é possível ver uma espécie de vegetação. Está de dia e iluminado.
Montar o quarto com poucos móveis ajuda a economizar e a ganhar mais espaço no ambiente (iStock)

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.